Mauro Cezar pede paciência aos vascaínos com a SAF e cita exemplo do Botafogo

O jornalista Mauro Cezar acredita que o Vasco da Gama vai melhorar com a SAF, mas alertou que não se trata de um processo do dia para noite.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava na ESPN (Foto: Reprodução/ESPN)

Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol. Saiu nesta terça-feira, dia 16 de agosto, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da SAF vascaína, enfim uma realidade.

Agora o clube que detém uma das maiores torcidas do Brasil tem perspectivas inexistentes no modelo associativo. Há muitos anos São Januário era foco de crises e enfrentamentos.

Liminares, ações judiciais, recursos faziam a rotina do clube fragmentado politicamente. Palco de duelos amplificados pelo vácuo de poder pós-morte de Eurico Miranda, em 2019.

Evidentemente os aportes que serão feitos pela 777, que adquire o futebol vascaíno, farão a qualidade do elenco subir. Mas o processo é mais longo do que os otimistas de plantão imaginam.

Primeiro o Vasco precisa subir, voltar à primeira divisão, o que não conseguiu no ano passado, quando, devido ao quarto rebaixamento em 13 anos, disputou pela quarta vez a Série B.

Nos 15 últimos campeonatos brasileiros, o Vasco participou de dez na Série A e cinco na B. Chegou a bancar o ioiô, caindo subindo, caindo e subindo entre 2013 e 2016. Trajetória incompatível para uma agremiação desse porte, tão popular. Com a transformação em SAF dias melhores deverão vir.

Mas cabe ao vascaíno não ter pressa. O exemplo do Botafogo está aí para mostrar a necessidade de paciência e entendimento para que as fases sejam superadas. Um longo processo se inicia, o desafio é grande. Mas em algum tempo o Vasco deverá voltar a ser Vasco.

Vasco no Brasileirão desde o 1º rebaixamento

  • 2008 – 18º da Série A, rebaixado
  • 2009 – 1º da Série B, promovido
  • 2010 – 11º da Série A
  • 2011 – 2º da Série A
  • 2012 – 5º da Série A
  • 2013 – 18º da Série A, rebaixado
  • 2014 – 3º da Série B, promovido
  • 2015 – 18º da Série A, rebaixado
  • 2016 – 3º da Série B, promovido
  • 2017 – 7º da Série A
  • 2018 – 16º da Série A
  • 2019 – 12º da Série A
  • 2020 – 17º da Série A, rebaixado
  • 2021 – 10º da Série B
  • 2022 – 4º da Série B após 24 rodadas

Fonte: Coluna do Mauro Cezar Pereira – Uol

Mais sobre:Mauro CezarSAF
3 comentários
  • Responder

    Discordo do Mauro quando faz comparação da situação atual do botafogo ao Vasco. São situações diferentes. Pois, o Vasco já iniciou o lrocesso de reconstrução do elenco desde agora e que deverá chegar em 2023em processo avançado no tocante ao elencopara série A. Outro ponto que é importante ressaltar é que o Vasco SAF tem 30% o quanto o Botafogo só ficou com 10%
    Sem contar o aporte que ultrapassa 1 bilhão de reais, considerando a dívida assumida pela 777 partiners…

  • Responder

    Não acredito nessa SAF 777 e em nenhuma. Infelizmente vão ser 30 anos de sofrimento.
    O tempo dirá! 😰

  • Responder

    Conversa fiada. Prometeram mundos e fundos que eu nunca acreditei, mas iludiram vascaínos carentes devido aos maus resultados, muitos provocados por péssima e tendenciosa arbitragem anos a fio contra o clube. E a última gestão fez de propósito a queda para segunda divisão e o manteve justamente para ter a desculpa da venda. E ainda temos o fato de termos uma eleição subjudice e uma diretoria ILEGÍTIMA

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.