Cálculos apontam que 8 vitórias devolvem o Vasco à Série A do Brasileiro

Com 42 pontos, o Vasco da Gama chegaria aos 66 com mais 8 vitórias, com isso garantia a classificação para à Série A do Brasileiro.

Jogadores do Vasco comemorando a vitória contra o Tombense
Jogadores do Vasco comemorando vitória contra o Tombense (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Após se reencontrar com as vitórias contra a Tombense, o Vasco precisa de mais oito vitórias para chegar à pontuação que garante o acesso à Série A, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, que utiliza cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora com 42 pontos, o Cruz-Maltino chegaria aos 66, que dá 99,99% de chances de classificação para a primeira divisão na próxima temporada.

Nesta fórmula de disputas, em pontos corridos, a partir de 2006, apenas em 2012 que os 66 pontos não seriam suficientes para levar um time à Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, o São Caetano foi o 5º colocado, com 71.

A Bola de Cristal vê 70,2% de chances do Vasco retornar à primeira divisão em 2023, após dois anos consecutivos na Série B. Já para conquistar o segundo título da segunda divisão na história do clube, as probabilidades são bem menores: apenas 1,9%.

Normalmente, o número de 64 pontos já é garantia de acesso, mas desde 2006, por três vezes — em 2009, 2012 e 2017 –, a pontuação foi insuficiente para levar um clube à primeira divisão.

Para chegar no “número mágico” até o fim da competição, basta o Vasco manter seu aproveitamento até aqui na Série B, de 58,3%. Com essa média, o Cruz-Maltino teria exatamente mais oito vitórias e chegaria a 66 pontos, o que para os matemáticos é garantia de acesso.

Com 42 pontos, oito de vantagem para o quinto colocado Londrina, o Gigante da Colina se mantém até aqui no consolidado G4 com Cruzeiro, Grêmio e Bahia desde o início da competição.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Série A
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Eu tinha feito um cálculo no início do campeonato que 65 pontos daria a vaga com tranquilidade para qualquer time subir. Mas hoje já considero 62 pontos sejam suficientes. Já que o 5º colocado têm 34 pontos, precisaria ter em torno de 70% de aproveitamento ou seja um pouco acima de 27 pontos dos 39 que ainda estão em disputa. É muito improvável.

    • Boa noite !!!!

      Esse campeonato está bem atípico, em relação a pontuação. Tem dois times com 34 pontos na quinta posição do campeonato. Um tem 8 vitórias o outro tem 9 vitórias.
      Estamos na rodada de número 24 falta 14. Qual e a pontuação máxima que vcs acham que eles vão fazer ????

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.