Andrey Santos está em lista de garotos com potencial para melhor do mundo

A CBF elaborou uma lista de jogadores brasileiros com potencial para ser melhor do mundo futuramente com o garoto do Vasco da Gama.

Andrey Santos comemorando gol contra o CRB
Andrey Santos comemorando gol contra o CRB (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Uma lista do Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira tem 18 nomes com potencial para ser o melhor jogador do mundo. Ao menos é o que afirma o coordenador das seleções de base da CBF, o tetracampeão mundial Branco. Saiba quem são os nomes abaixo.

“A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza”, disse o dirigente à Folha de S. Paulo.

Foi em 2007 a última vez que um jogador brasileiro venceu o prêmio de melhor do mundo. Quando Kaká esteve no topo entre todos os atletas de futebol do planeta, muitos dos nomes citados ainda nem sequer jogavam futebol. As apostas da CBF são para os ciclos das Copas do Mundo de 2026 e 2030. Nomes já consolidados no cenário mundial como Neymar e Vini Jr, por exemplo, não estão no levantamento.

A lista completa tem quase 10 mil jogadores analisados em mais de duas mil partidas acompanhadas por observadores da CBF entre janeiro de 2021 e julho de 2022. Os cinco principais jogadores nascidos a cada ano foram classificados como “top” e representam 0,3% do total. Outros são vistos como “selecionáveis”, “em monitoramento” ou “em observação”.

“Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro. Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares…”, explica Branco, que coordena os times desde o sub-15 até a seleção olímpica.

Branco acredita que alguns deles vencerá a eleição de melhor do mundo da Fifa.

“Tenho certeza de que vai acontecer.”

Veja a lista de 18 nomes selecionados pela CBF

  • Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)
  • Martinelli (atacante, Arsenal-ING)
  • Yuri Alberto (atacante, Corinthians)
  • Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)
  • Reinier (meia, Real Madrid)
  • Lázaro (meia, Flamengo)
  • Marcos Leonardo (atacante, Santos)
  • Matheus Martins (atacante, Fluminense)
  • Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)
  • Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)
  • Andrey (meia, Vasco)
  • Angelo (atacante, Santos)
  • Vitor Roque (atacante, Athletico)
  • Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)
  • Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)
  • Endrick (atacante, Palmeiras)
  • Pedrinho (meia, Corinthians)
  • Luis Guilherme (meia, Palmeiras).

Fonte: O Globo

Mais sobre:Andrey Santos
Comente

Veja também
Garoto Gui recebe alta de hospital e volta para casa

Torcedor símbolo do Vasco da Gama, Gui recebe alta após procedimento no esôfago devido a epidermólise bolhosa.

Vasco estaria interessado no jovem argentino Javier Ruiz

Vasco da Gama estaria interessado no jovem Javier Ruiz, do Independiente, e estuda fazer uma proposta pelo jogador.

Victor Sá abre o jogo sobre interesse do Vasco

Sondado pelo Vasco da Gama no início do ano, Victor Sá confirma sondagens e revela motivo de querer voltar para o Brasil.

Riquelme é reintegrado e volta a treinar com elenco principal do Vasco

Durante Data Fifa, Vasco da Gama reintegra Riquelme e lateral-esquerdo será observado por Fernando Diniz durante os treinos.

Vasco tem árbitro afastado em arbitragem da 777 pela 3ª vez consecutiva

O Vasco indicou Luciano Bandeira como árbitro, mas a Câmara da FGV o afastou em razão de conflito de interesses.

Edmundo rebate vascaíno após ser cobrado sobre saída de Payet

O ex-jogador Edmundo rebateu um torcedor do Vasco da Gama após ser cobrado pela saída do meia francês Payet.

Veja os motivos que deixam Vasco otimista pela permanência de Coutinho

O meia Coutinho negocia a rescisão do seu contrato com o Aston Villa e isso deixa o Vasco da Gama otimista.

Thiago Neves realiza estágio no Vasco e agradece Clube

O ex-jogador Thiago Neves fez um estágio na área administrativa do Vasco da Gama, que durou cerca de duas semanas.

Ludogorets exercerá opção de compra de Erick Marcus; veja valores

Erick Marcus se destacou no Ludogorets, e clube resolveu exercer a opção de compra do atacante que pertence ao Vasco.

Diniz tem Data Fifa para definir dupla de zaga ideal do Vasco

Diniz aproveita período sem jogos para analisar e definir a dupla de zaga titular do Vasco para o resto da temporada.