Justiça libera que Vasco mande jogos no Maracanã quando o estádio estiver disponível

Decisão, da 51ª Vara Cível do TJRJ, é do mesmo processo que permitiu ao Vasco da Gama mandar no Maracanã o jogo contra o Sport, pela Série B.

Bandeirinha do Vasco no Maracanã
Bandeirinha do Vasco no Maracanã (Foto: André Durão)

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reconheceu, nesta quarta-feira, o direito do Vasco de jogar no Maracanã quando bem entender – com exceção, é claro, de dias em que já haja partidas marcadas. Essa é a primeira sentença de mérito (ou seja, que não é em caráter liminar) publicada sobre o assunto.

A decisão do juiz Alessandro Oliveira Félix, da 51ª Vara Cível, é do mesmo processo que permitiu ao Vasco mandar no Maracanã a partida contra o Sport no dia 3 de julho, pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão. Na ocasião, uma liminar obrigou o consórcio a disponibilizar o estádio.

Na semana passada, o Flamengo havia pedido na Justiça garantias de que a decisão a favor do Vasco dizia respeito unica e exclusivamente à partida contra o Sport. O receio do clube era de que a sentença abrisse um precedente que o obrigasse a disponibilizar o estádio sempre que solicitado.

Confira um trecho da decisão desta quinta-feira:

”Cabe repisar, ainda, que o réu detém apenas o direito de permissão do uso do bem público de forma precária. O local pretendido é bem público do Estado do Rio de Janeiro, sendo o réu mero permissionário do complexo, e não, proprietário, restando evidente que o Termo de Permissão vincula obrigatoriamente as partes.

O referido Termo determina que ‘observada a disponibilidade de datas, será permitido aos demais clubes do Estado do Rio de Janeiro realizar partidas oficiais no Maracanã’, bem como que ‘a permissionária deverá possibilitar a utilização do Estádio em condições de igualdade pelos demais clubes do futebol profissional’ […] e que o réu deve geria a operação de modo a sediar a maior quantidade de partidas de futebol de primeira linha no Estádio.

Dada a ausência de partida aprazada para a data em questão e levando-se em conta o fato de que a realização de partidas em dias consecutivos é amiúde, não há que pensar em risco ao estado do gramado, devendo-se garantir a saúde, o sossego e a segurança do público”.

O juiz negou ao Vasco apenas o direito de alugar o Maracanã nas mesmas condições financeiras que o Fluminense, que era um dos pedidos feitos pelo clube na peça inicial do processo. Portanto, a demanda vascaína foi julgada parcialmente procedente.

O Governo do Rio de Janeiro lançou nesta quinta o edital da nova licitação do Maracanã, com Flamengo, Fluminense e Vasco entre os principais interessados.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maracanã
2 comentários
  • Responder

    Então o Vasco vai poder usar o estádio no jogo contra a chapa?

  • Responder

    chupa que é de uva.
    O flamengo pensou que ia ganhar o Maracanã na conversa.
    Agora tá apelando pra o presidente e pra caixa econômica ajudar.

Comente

Veja também
Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Felipe conversando com João Victor
Felipe não tem bom retrospecto como técnico

Comandante do Vasco da Gama para a reta final do Campeonato Brasileiro, Felipe Maestro não coleciona bons trabalhos na carreira.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Passagem de Rafael Paiva pelo Vasco é marcada por altos e baixos

Após quatro derrotas consecutivas, Rafael Paiva deixa o comando do Vasco da Gama com uma aproveitamento de 47%, entre altos e baixos.

Coutinho comemorando gol contra o Atlético-MG
Coutinho se manifesta após demissão de Rafael Paiva

Philippe Coutinho se manifesta após saída de Rafael Paiva e acredita em um novo começo para o Vasco da Gama.

Léo Jardim em jogo contra o América-MG
Léo Jardim ultrapassa a marca de mil finalizações sofridas no Brasileiro

O Vasco da Gama tem uma das piores defesas do Brasileiro e Léo Jardim já ultrapassou a marca de mil finalizações sofridas em 2023 e 2024.