Com 41 anos, Nenê tem números expressivos e segue como protagonista no Vasco
Aos 41 anos, o meia Nenê é líder de assistências e cruzamentos certos desta edição da Série B e segue protagonista no Vasco da Gama.
Em grande momento na temporada, o Vasco alcançou a marca de 14 jogos invicto na Série B e repetiu o feito do Náutico, que também ficou essa quantidade de partidas sem perder na competição em 2021. Muito da boa fase cruz-maltina passa pelos pés de um jogador experiente, decisivo e que conhece bem o clube: o meia Nene.
Próximo de completar 41 anos (dia 19 de julho), o meia continua sendo protagonista no clube carioca e tem números expressivos, segundo dados do “Footstats”. Com apenas um toque, o camisa 10 tem criatividade para deixar um companheiro em condições de finalizar e municiar os atacantes com qualidade.
No momento, Nene é o líder de assistências na Série B, com cinco, assim como balançou a rede em quatro oportunidades. Ao olhar os números da temporada, a influência do meia no elenco cruz-maltino é ainda mais marcante com nove tentos e nove assistências.
Na disputa da Série B, a questão física é ainda mais importante, por ter muitos duelos individuais. Ao longo do ano, muito se foi discutido se o meia ainda poderia ser importante, visto que não tem mais a mesma velocidade de antes. O receio de muitos torcedores era que sua presença poderia deixar o time mais lento.
O cenário, porém, mostra justamente o oposto. Nene tem tido muito empenho em campo e sido uma válvula de escape da equipe. Em um time que ainda tem sérias dificuldades na criação, é pelos pés do meia que passam os seus momentos mais efetivos.
Além dos passes, ele também traz um recurso que pode mudar os rumos de uma partida: a bola parada. Na sexta não foi diferente, foi dos pés do camisa 10 que saiu a cobrança de escanteio para o gol de Quintero. No segundo, cobrou o pênalti com tranquilidade e encaminhou os três pontos.
Outro fundamento em que Nene é líder na Série B é de cruzamentos certos, com 38, no total, seis a mais que o segundo colocado, Jean Carlos, do Náutico. O meia é o segundo jogador no século XXI a ter mais de 100 participações diretas em gol pelo clube (103) e tem 57 gols e 46 assistências com a Cruz de Malta no peito,
Experiência e cursos na CBF
Fora de campo, o meia também passa experiência para os mais jovens e mostra liderança. Esse aspecto é tão forte, que o meia já pensa no futuro fora dos gramados e cursa a Licença B de treinador de futebol. Ele iniciou também a formação de Executivos de Futebol na CBF.
Meu plano é seguir realmente nesta área do futebol, que é o que eu mais amo fazer. Comecei a fazer a Licença B (de treinador de futebol) para ter todas as possibilidades possíveis e agora eu vou começar o curso de Executivos de Futebol. Não tenho uma certeza porque como minha cabeça ainda está no futebol, eu não sei exatamente qual será a área ideal. Mas com certeza uma das duas será minha principal função – disse Nene ao site da CBF.
Fonte: Lance!