Última vitória do Vasco sobre o Bahia foi em 2018
O Vasco da Gama empatou dois e perdeu mais dois dos últimos quatro jogos contra o Bahia, metade em São Januário, palco do novo confronto.
Não precisa ter uma memória das melhores para lembrar que o Bahia, adversário na próxima rodada da Série B, tem sido dado trabalho ao Vasco da Gama. Em Salvador, por exemplo, o Gigante não vence o Tricolor desde 2012, há exatos 10 anos, quando o superou por 2×1, em Pituaçu.
Juninho Pernambucano e Diego Souza fizeram os gols do Cruzmaltino. No histórico recente geral, o Gigante não vence os baianos desde 2018, um 2×1, em São Januário, com Yago Pikachu e Marrony balançando as redes. As duas partidas citadas foram pelo Campeonato Brasileiro dos respectivos anos.
Mais precisamente, a data do último triunfo foi 24 de setembro. Desde então, a equipe vascaína encarou o adversário outras quatro vezes com duas vitórias e dois empates, metade jogando na Colina Histórica, que será palco do novo encontro. Portanto, tudo indica que será um confronto delicado.
Sequência sem vencer do Bahia
- Vasco 0x2 Bahia – São Januário – 7 de setembro de 2019
- Bahia 1×1 Vasco – Arena Fonte Nova – 5 de dezembro de 2019
- Bahia 3×0 Vasco – Arena Fonte Nova – 7 de outubro de 2020
- Vasco 0x0 Bahia – São Januário – 31 de janeiro de 2021
Vale ressaltar que todos os jogos também são do Campeonato Brasileiro de cada ano especificado. Ainda sobre retrospecto recente, o Tricolor Baiano eliminou o Vasco na Copa do Brasil de 2018, o que reforça o adversário indigesto que tem sido. Porém, o Gigante deve deixar isso de lado se quiser entrar no G4 da Série B.
Atualmente, o Cruzmaltino ocupa a quinta colocação, com 10 pontos, a mesma que o quarto Grêmio, que está na zona de acesso, atrás no critério de número de vitórias. O Bahia aparece um pouco mais acima, na liderança, com 13, ou seja, o Vasco poderá empatar na pontuação com os baianos.