Um século de Danilo Alvim, um dos maiores de todos os tempos do Vasco

Considerado por alguns o maior jogador da história do Vasco da Gama, Danilo Alvim foi um dos craques do "Expresso da Vitória".

Danilo Alvim, um dos maiores jogadores da história do Vasco
Danilo Alvim, um dos maiores jogadores da história do Vasco

Danilo Faria Alvim, um dos maiores nomes da gloriosa história do Vasco da Gama completaria 100 anos nesta quinta-feira (03) se vivo fosse. O “Príncipe”, como era chamado, foi um dos principais craques que integrou o icônico “Expresso da Vitória”, time que, entre outras conquistas, venceu o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões em 1948.

Com um estilo de jogo que se caracterizava pela elegância, Danilo começou no America e chegou a São Januário em 1946, aos 25 anos. No Vasco, também conquistou o Campeonato Carioca em 1947 (invicto), 1949 (invicto), 1950 e 1952; Torneio Municipal em 1947; Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer (hoje reivindicado como Mundial de Clubes) em 1953, o Quadrangular Internacional do Rio em 1953; Torneio Internacional do Chile em 1953; e Torneio Início em 1948.

Com a camisa da Seleção Brasileira, foi campeão sul-americano em 1949 e titular na Copa do Mundo de 1950. Em 1954, deixou o Vasco e acertou com o Botafogo, encerrando sua carreira de jogador no ano seguinte. Como treinador, levou a Bolívia a seu único título sul-americano, em 1963.

Danilo passou seus últimos anos de vida em um asilo e acabou falecendo em 16 de maio de 1996, aos 75 anos.

Mais sobre:Danilo Alvim
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Intetessante é que muitos craques da era de ouro do futebol brasileiro chegaram ao fim da vida pobres, doentes e, como no caso do Danilo Alvim, abandonados. Hoje qualquer jogador mediano cercado de empresários raposas, conseguem ótimos salários, não se identificam com o clube, raramente contribuem para conquistas e saem credores, falindo o clube. Culpa da Lei Pelé e de dirigentes oportunistas, que devem ter alguma vantagem na transação.

Comente

Veja também
Steve Pasko e Josh Wander, da 777 Partners
777 não faz pagamento e perde prazo para comprar o Everton

Em profunda crise, a 777 Partners perdeu o prazo para comprar o Everton em definitivo, e clube inglês deve ser vendido a outro interessado.

Sforza será o camisa 20 do Vasco
Em desafio, Sforza não escolhe São Januário entre estádio do Newell’s

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, mostrou respeito por São Januário, mas optou pelo estádio do Newell’s Old Boys, onde foi formado.

Álvaro Pacheco em visita ao Rio de Janeiro em 2023
Pacheco viu jogo no Maraca e comprou camisa do Vasco em 2023

O técnico do Vasco da Gama, Álvaro Pacheco, é entusiasta do futebol brasileiro e fez um tour por estádios no ano passado.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo sinaliza palpite e conta formação ideal do Vasco contra o Flamengo

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, deu suas impressões para o clássico contra o Flamengo, neste domingo, pelo Brasileirão.

Pequena Luna recebe camisa autografada de Payet
Pequena vascaína ganha camisa autografada de Payet

A pequena Luna é torcedora fanática do Vasco da Gama e tem Dimitri Payet como uma referência, ao ponto de aprender francês para pedir camisa.