Andrey Santos ganha 1ª chance como titular, agrada torcida e recebe elogios de Yuri

Andrey Santos se destacou na 1ª chance como titular no Vasco da Gama e recebeu elogios da torcida e do companheiro Yuri Lara.

Andrey Santos durante jogo contra a Ponte Preta
Andrey Santos durante jogo contra a Ponte Preta (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Aos 17 anos, Andrey Santos ganhou a primeira chance como titular no Vasco na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na noite da última quarta-feira. Pressionado por resultados positivos, o técnico Zé Ricardo promoveu algumas mudanças no time e optou por escalar o volante, que é uma das principais promessas de São Januário. A atuação abre caminho para mais espaço na equipe.

O garoto ditou o ritmo do meio de campo e deu outra cara para o Vasco, sendo um dos melhores em campo no jogo válido pela quarta rodada da Série B.

– É um privilégio e uma honra representar essa camisa do Vasco. Estou aqui desde 6 anos, passei por todas categorias, e é um sonho realizado começar um jogo como titular e sair com a vitória. Não podia ser melhor. Foi um jogo especial. Uma camisa joguei para a torcida, pela festa. A outra vai para a minha família e vai virar quadro lá em casa (risos) – disse o garoto, após o jogo.

Entre os torcedores, a opinião de que Andrey fez a diferença foi unânime nas redes sociais.

A entrada de Andrey deu outra dinâmica para o time, e a dupla com Yuri Lara encaixou logo de cara. O menino agregou qualidade na saída de bola e encontrou passes entrelinhas, como o que deu para Gabriel Pec aos 30 minutos do primeiro tempo (vídeo abaixo): o atacante recebeu dentro da área e rolou para Figueiredo finalizar e exigir boa defesa do goleiro da Ponte Preta. No lance seguinte, o Vasco abriu o placar com Raniel. Caiu de rendimento no segundo tempo junto com o time.

Dupla de Andrey Santos na “volância” do Vasco, Yuri Lara encheu a bola do companheiro.

– O Andrey é craque de bola. Esse vai dar muito dinheiro para o Vasco (risos). Fico feliz de uma certa forma de poder ajudá-lo a iniciar essa carreira tão promissora. É um menino bom, é um menino do bem, e acho que foi bom para ele e para o grupo. Espero que a gente consiga mais vitórias juntos- elogiou Yuri.

O talento de Andrey deu as caras diante da Ponte Preta, mas não é novidade. Zé Ricardo já se mostrou fã do futebol do garoto e merece o mérito pela escalação. Não é de hoje que o técnico elogia o volante e vem ensaiando utilizá-lo mais, porém esbarra numa questão burocrática do clube, que negocia a renovação com a joia, cujo contrato vai até agosto de 2023.

Caso não chegue a um acordo, Andrey pode sair de graça assinando um pré-contrato a partir de março do ano que vem e deixar a equipe no auge dos 19 anos. Por isso, o Vasco tenta a extensão do vínculo e, enquanto isso, freia a utilização do jovem atleta. Mas a boa atuação contra a Ponte Preta mostra que o clube perde em segurá-lo. A negociação pode ficar mais fácil com a chegada da 777 Partners, iminente compradora da SAF vascaína e que ficará com os ativos do clube.

Existe ainda a preocupação do clube em não queimar o jogador. A avaliação é que a adaptação ao profissional tem sito rápida, além até do esperado, mas Zé Ricardo entende que Andrey precisa de um planejamento especial para se desenvolver corretamente.

– O Andrey tem um potencial muito grande. Tem uma visão muito além do setor onde a bola está. Faz uma leitura muito clara de posicionamento, tem atributos técnicos. Tem que pegar o timing do profissional. Vamos com cuidado. Vai dar muito retorno ao Vasco, tem cabeça boa, muita qualidade. Começou travado, mas ganhou confiança – disse Zé Ricardo após o jogo.

O receio do Vasco faz sentido. Andrey já até recebeu uma proposta do Barcelona. Além disso, teve consultas de Milan (Itália), Benfica (Portugal), Wolverhampton (Inglaterra) e Monaco (França). Esses e outros clubes seguem de olho na joia e esperam ver o volante em ação mais vezes.

Considerado um atleta extraclasse dentro do clube, Andrey pulou etapas desde muito novo até chegar com três anos de antecedência ao time profissional do Vasco. Integrado desde o ano passado, o garoto teve atenção especial para evoluir fisica e tecnicamente. Este ano já foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e é cotado para disputar o Sul-Americano em 2023. É titular e capitão no time do treinador Ramon Menezes.

Há 10 anos no clube, Andrey assinou seu primeiro contrato profissional em agosto de 2020, aos 16 anos. Aquela temporada, inclusive, foi o grande momento da carreira de Andrey como atleta. Além das convocações para a seleção brasileira e dos títulos da Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Carioca com o sub-20, o jovem passou a integrar o elenco da categoria de cima.

No ano seguinte, em 2021, foi campeão estadual sub-17 e da Recopa Carioca, atuando na maior parte da temporada pelo sub-20. Também foi o ano da estreia do meio-campista pelo profissional, no Carioca, quando se tornou o jogador mais jovem a atuar no time principal do Vasco neste século, superando Talles Magno. Fez ainda uma partida pela Série B, estreando em uma competição nacional.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Agora é só colocar um pouco de juízo na cabeça do Zé Ricardo pra manter o Riquelme ,Andrei e Figueiredo e jogar com 3 zagueiros pra dar liberdade aos garotos . Batman, Danilo,Quintero, Conceição, Leo Matos, Iury, Riquelme, Andrei e Nenê, Figueiredo e Raniel

  • Responder

    A resenha vai ser assim: se virar SAF, o garoto vai para a Europa, vendido para fazer caixa ou emprestado para uma outra equipe da 777 para valorizar ainda mais. Se não virar SAF, o garoto vai para o grupo 777, na conta do empréstimo de 70 milhões, com outros companheiros.

Comente

Veja também
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado como rival por torcedores

Em pesquisa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo entre os clubes mais citados como rivais por torcedores.