Sérgio Frias cobra reunião do CB para discutir mudança do estatuto do Vasco
Benemérito do Vasco da Gama, Sérgio Frias se manifestou no Twitter sobre a possível mudança no estatuto do Gigante da Colina.
O benemérito do Vasco da Gama, Sérgio Frias, publicou uma longa mensagem em seu perfil no Twitter onde exige que seja convocada uma reunião do Conselho de Beneméritos do Clube para debater a proposta de mudança do estatuto Cruzmaltino.
Em dezembro, Frias já havia protocolado uma carta junto a Secretaria do Vasco solicitando que o Presidente do Conselho de Beneméritos fizesse uma reunião urgente para tratar sobre soluções alternativas à SAF.
Dessa vez, o benemérito, cobra fiscalização por parte do conselho sobre a administração do patrimônio do Clube. Além disso, criticou o presidente do CB, Antonio Peralta, a quem chamou de “omisso”.
Veja a íntegra da mensagem
A omissão do presidente do CB, Antonio Peralta, facilita o processo de atropelo ao Vasco. Ele, a dois dias da votação de alteração estatutária para o Vasco virar SAF, não convocou uma reunião sequer para tratar do tema no CB, após uma única, realizada em dezembro.
Na oportunidade disse estar aberto o CB a alternativas outras, mas esteve fechado, na prática, por vontade dele e de seu vice Eduardo Rebuzzi, como se viu posteriormente.
O CB tem como obrigação estatutária a fiscalização direta sobre a administração do patrimônio social e isso é abrangente, vide convocação do CB em 2010, para receber explicações e esclarecimentos sobre plano de sócios e contrato com a BWA. Peralta foi um dos convocado à época.
Deixo claro aqui que qualquer eventual acordo feito entre Antônio Peralta e a direção do Vasco para receber aquilo que o clube lhe deve ao longo dela não está sob minha contestação, pois permaneço entendendo que quem empresta ao clube deve receber de volta o valor emprestado.
É importante, também, que o público entenda haver por parte de um grupo grande de Beneméritos contestações à gestão, seus desmandos, bem como tentativas por parte de tal grupo de que se crie debate sério no Vasco sobre o que ocorre.
O presidente do CB enviou carta à administração do clube, em 22/02, na qual afirma algo contestável: “Não faz sentido submeter à apreciação do Conselho de Beneméritos, do Conselho Deliberativo e dos sócios um modelo de SAF que não será implantado pelo clube”.
O sócio tem sim o direito de se manifestar sobre qual modelo de SAF prefere e entender antes, com debates abertos a ele, os prós e contras de cada modelo.
Bem como, se o Vasco vive numa democracia, devem ter os associados direito de apresentar propostas alternativas de solução aos poderes do clube, abrindo hipóteses à resolução de problemas que a gestão não se sente capaz de resolver, sugerindo uma única alternativa como solução.
Importante ressaltar que a tal carta, enviada à administração do clube, segundo o presidente do CB a 22/02, só foi protocolada na secretaria a 09/03.
Por coincidência tal protocolo se deu na mesma data em que 38 membros do CB (com aval de vários outros) assinaram, questionando a condução do presidente do CB em relação a temas caros ao clube e solicitando reunião urgente do CB, a ser convocada por ele ou seu vice.
Defendemos que o sócio, massacrado por uma propaganda articulada, repleta de remendos entre falas, desmentidos e denúncias, tenha direito a voz no clube e não posto numa armadilha de dizer sim ou não a algo que a direção vende como única solução, sem querer saber de outra.
Votação nesta quinta
O Conselho Deliberativo do Vasco realiza nova sessão extraordinária amanhã (24), a partir das 18h30, em formato híbrido, para votar a possível alteração no estatuto que permita a criação da Sociedade Anônima do Futebol.