Conselheiros decidem alterar o estatuto antes de avançar com a SAF no Vasco

O texto atual do Estatuto do Vasco da Gama não prevê a possibilidade de poder criar e se tornar acionista de uma empresa.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Na primeira de uma série de reuniões do Conselho Deliberativo do Vasco para debater a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol, ficou decidido quais serão as etapas a serem cumpridas pelo clube. O encontro aconteceu um dia depois de o time perder nos pênaltis para o Juazeirense e ser eliminado ainda na segunda fase da Copa do Brasil.

A primeira será a alteração no estatuto vascaíno. O texto atual não prevê a possibilidade de o clube poder criar e se tornar acionista de uma empresa.

Inicialmente, a ideia da diretoria era votar, ao mesmo tempo, a mudança estatutária e a própria criação da SAF. Entretanto, o grande benemérito Luis Manoel Fernandes sugeriu que, para evitar o risco de ações judiciais, primeiro o clube deve alterar o estatuto.

A sugestão foi aceita e dessa forma o Conselho Deliberativo deverá se reunir futuramente para votar a aprovação de um novo texto estatutário, que permita a criação de uma SAF. Em seguida, esse novo texto, caso aprovado, passará por votação também na Assembleia Geral.

Em seguida, ficou acertado que a rodada de votações tratará ao mesmo tempo, da criação da SAF e da sua venda para a 777 Partners, caso a oferta vinculante do grupo americano chegue à mesa da diretoria. Atualmente, o Vasco tem apenas um memorando de intenções, que não se configura numa proposta propriamente dita.

O benemérito Sérgio Frias chegou a sugerir que fosse estabelecida uma rodada de votações intermediária, entre a da mudança estatutária e a da venda da SAF, que tratasse apenas da criação ou não da sociedade anônima. Mas não teve o apoio da maioria.

Durante a reunião, conselheiros do Vasco solicitaram transparência por parte da diretoria no momento em que o clube receber a oferta vinculante da 777 Partners. Os membros pediram acesso à proposta na íntegra para terem condições de votar pela sua aceitação ou não.

A 777 Partners tem até maio para fazer a oferta vinculante ao Vasco – depois disso, o clube fica liberado para negociar com outros interessados na compra de ativos da SAF. Uma vez que a oferta seja feita, o Vasco imagina encerrar o processo de criação e venda da SAF até agosto.

Fonte: O Globo

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.