SAF: Vasco propõe duas Assembleias Gerais para votação do projeto; entenda
O Vasco da Gama propôs a realização de duas Assembleias Gerais aos associados e um dos motivos é atender reivindicações de grupos políticos.
Após a aprovação de um empréstimo-ponte de R$ 70 milhões da empresa 777 Partners – interessada em gerir a SAF do clube – o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Carlos Fonseca, convocou uma nova sessão extraordinária para o próximo dia 10, a partir das 18h30, desta vez com o intuito de conhecer, deliberar e discutir sobre os ritos a serem seguidos pelo órgão e pela Assembleia Geral visando a tramitação da proposta de constituição da Sociedade Anônima do Futebol.
No documento de nove páginas já há uma sugestão de rito a ser seguida, onde se prevê ainda mais duas reuniões do Conselho Deliberativo e a intenção de se criar duas Assembleias Gerais. O motivo, segundo os dirigentes, é atender todas as reivindicações dos grupos políticos e dar o máximo de transparência possível ao processo:
Na proposta, a primeira Assembleia Geral será para o sócio votar dois itens: a proposta de constituição da SAF 100% do Vasco e uma alteração tópica no estatuto do clube onde se deixará expressa tal condição se o Cruzmaltino criar uma SAF.
Este segundo item, embora não seja uma obrigação constitucional, foi algo acatado pela diretoria após sugestões e reinvindicações de conselheiros.
Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Carlos Fonseca convoca sessão extraordinária para próximo dia 10 com intuito de conhecer, deliberar e discutir sobre os ritos a serem seguidos pelo órgão e pela Assembleia Geral visando a tramitação da proposta de constituição da SAF pic.twitter.com/UskGVH8aOs
— Bruno Braz (@brazbruno) March 4, 2022
Caso a maioria dos sócios votem pela aprovação da SAF 100% do Vasco e a alteração tópica do estatuto, uma nova e derradeira Assembleia Geral será convocada, desta vez para que se vote a transferência de ativos em si para a empresa norte-americana 777 Partners.
Embora um prazo de até 90 dias tenha sido estipulado para a realização de todo o processo burocrático, os dirigentes acreditam que este trâmite possa ser encurtado.
O modelo de votação nas Assembleias Gerais também será discutido, mas a proposta é a de que aconteça de maneira híbrida. Ou seja, com o sócio tendo a opção de votar tanto de maneira online como presencial. O tema, vale lembrar, causou muita polêmica na última eleição presidencial.
A reunião do Conselho Deliberativo do próximo dia 10, aliás, também será realizada de maneira híbrida, com o conselheiro podendo estar presente na sede Náutica, na Lagoa (RJ), ou participando de maneira virtual. A sessão extraordinária terá transmissão ao vivo da Vasco TV.
Fonte: Uol