Matheus Barbosa vê evolução defensiva e analisa momento do Vasco

O volante do Vasco da Gama, Matheus Barbosa, acredita numa melhora acentuada da equipe assim que houver um maior entrosamento.

Matheus Barbosa durante o jogo contra o Madureira
Matheus Barbosa durante o jogo contra o Madureira (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Na tarde desta quarta-feira (16), véspera da partida contra o Bangu, Matheus Barbosa concedeu entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa. Questionado sobre o começo de temporada do Vasco da Gama, o volante de 27 anos apontou que a equipe teve uma evolução no aspecto defensivo nas últimas rodadas da Taça Guanabara.

– A gente, claro, ainda tem bastante para melhorar, mas a gente já vem de evolução. Nos três primeiros jogos tomamos cinco gols e, nos três últimos, tomamos dois. Já é uma evolução. Como eu disse, é um grupo novo, estamos procurando evoluir na parte tática, técnica, na parte ofensiva, defensiva. É o início de um trabalho. Mas tenho certeza de que, nesses jogos, o professor Zé Ricardo tem encontrado os pontos onde a gente pode melhorar. E, automaticamente, vamos melhorar durante o campeonato.

Coincidência ou não, a melhora defensiva veio acompanhada de uma ‘queda’ quando o assunto é o ataque. Nas últimas duas partidas, na vitória sobre a Portuguesa-RJ e a derrota para o Botafogo, o Cruzmaltino sofreu apenas um gol, mas também guardou apenas um. Num contexto geral, o ataque vascaíno ainda é muito positivo e Matheus Barbosa ressaltou a transição ofensiva.

– Depende muito da característica de cada jogador. O Nenê e o próprio Bruno são jogadores mais técnicos, mais criadores. A gente tem que fazer a bola chegar neles para eles poderem municiar o Raniel, o próprio Pec, a subida dos nossos laterais, o elemento surpresa do Juninho. É muito da característica do jogador. Acho que a equipe vem conseguindo fazer o que o professor vem pedindo, dentro da característica de cada jogador – disse o volante, que seguiu:

– Não é à toa que a gente consegue fazer bastante gol no campeonato. Claro que a gente pode melhorar nesse aspecto, mas, na minha opinião, não está de todo ruim. Assim como quando a gente estava ganhando não estava tudo certo, agora que a gente perdeu não está tudo errado.

Compactação

Cabe ao técnico Zé Ricardo encontrar uma forma de conciliar um bom desempenho entre todos os setores. Perguntado sobre uma possível falta de compactação do time, o Camisa 18 vascaíno citou que falta um pouco de entrosamento, o que é natural num começo de trabalho, e se mostrou confiante de que o detalhe será superado logo.

– É um pouco do entrosamento, é um início de trabalho. A gente está procurando se entrosar. Fizemos agora um mês trabalhando juntos. É uma coisa que a gente procura melhorar, assim como em outros aspectos. É um grupo novo, a gente está batalhando, treinando bastante. Já temos coisas boas, na minha opinião. Somos um grupo que tem uma intensidade boa tanto para atacar quanto para defender, são coisas que a gente procura melhorar no dia a dia. É com o tempo e entrosamento que a gente vai estar 100%.

Em seis rodadas da Taça Guanabara, o Vasco balançou as redes 12 vezes e teve sua defesa vazada sete, um saldo positivo de cinco. Mesmo assim, o fato de ter levado gol em quase todas as partidas, com a exceção da vitória por 1×0 sobre a Portuguesa-RJ, gerou uma preocupação, considerando a qualidade dos adversários até aqui.

Mais sobre:Matheus Barbosa
Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.