Martinho da Vila será homenageado em roda de samba na Sede do Calabouço
O Vasco da Gama vai inaugurar um projeto de ocupação afro referenciada e o sambista vascaíno Martinho da Vila será homenageado.
A história do Vasco se confunde com a da luta antirracista no Brasil dos séculos XX e XXI. A Resposta Histórica foi sem dúvidas o principal documento de combate ao racismo institucional da história do esporte.
Às vésperas do centenário deste que é considerado um troféu para muitos vascaínos, os Historiadores negros David Gomes e Gabriel Siqueira, juntamente com o Diretor da Sede do Calabouço Diego Vasquinho, criaram um projeto de ocupação afro referenciada desta sede social do Clube.
Em fevereiro o projeto começa com samba, feijoada e muita história para contar. Do Vasco, do futebol, da luta antirracista e, claro, de seus atletas, ídolos e referências negras.
Toda essa história será contada nos intervalos da mais nova roda de Samba do Rio de Janeiro, o Expresso do Samba, roda que reúne Sambistas vascaínos de diversas Escolas de Samba e que homenageia o glorioso Expresso da Vitória, um dos maiores esquadrões da história do futebol brasileiro.
A inauguração do projeto será dia 18 de fevereiro, as 18h, e o primeiro homenageado será o vascaíno Martinho da Vila, pela sua vida e obra e contribuição para a música brasileira e a cultura negra.
Fonte: Site Oficial do Vasco