Amigos, Thiago Rodrigues e Gatito se reencontram em lados opostos neste domingo

Thiago Rodrigues e Gatito foram companheiros no Figueirense em 2016 e hoje se reencontram no clássico entre Vasco e Botafogo.

Thiago Rodrigues e Gatito quando jogavam no Figueirense
Thiago Rodrigues e Gatito quando jogavam no Figueirense (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)

O ano era 2016. Thiago Rodrigues havia acabado de se destacar pelo modesto Guarani de Palhoça e Gatito Fernández já surgia para o cenário nacional. Juntos, foram companheiros de equipe no Figueirense e mantiveram um laço de amizade que se estende até hoje. Neste domingo (13), às 20h, no estádio Castelão, em São Luís (MA), os goleiros se reencontram em lados opostos, no clássico entre Vasco e Botafogo, pelo Campeonato Carioca, antes do cafezinho já combinado no Rio de Janeiro para colocar a resenha em dia.

Naquela temporada, Gatito teve grande destaque, o que acabou sendo seu cartão de visitas para o Botafogo o contratá-lo. Já Thiago acabou sendo seu sucessor, tendo uma sequência de jogos maior no ano seguinte, após a saída do paraguaio.

Contratado pelo Vasco em 2022 após se destacar na Série B do ano passado pelo CSA, Thiago Rodrigues fala com carinho do arqueiro alvinegro.

“Gatito é um grande amigo. A gente se conheceu no Figueirense, dividimos aquele retângulo de grama juntos durante um ano. É um cara incrível, ótimo profissional, criamos uma amizade. Ano passado tive em contato mandando mensagem de apoio para ele durante esse período que ficou parado se tratando por conta da lesão. Graças a Deus ele voltou. Estou muito feliz por ver os jogos dele”, declarou Thiago ao UOL Esporte, complementando:

“Ainda não tive o prazer de reencontrá-lo aqui no Rio. Até conversei com ele para marcarmos de tomarmos um café juntos após essa correria de jogos. É um grande amigo que fiz na bola e torço muito por ele”.

Ex-preparador da dupla prefere ficar ‘em cima do muro’ no clássico

Quem teve o privilégio de trabalhar com Thiago Rodrigues e Gatito Fernández no Figueirense foi o preparador de goleiros Marco Tedeschi. Atualmente no Botafogo (SP), ele nutre muito carinho pelos arqueiros e prefere ficar “em cima do muro” no clássico de hoje.

“Não dá para eu torcer nem para o Vasco e nem para o Botafogo. Tenho um carinho muito grande por eles dois e falo com eles até hoje”, disse ao UOL Esporte.

Sobre Thiago, Tedeschi relembra que já havia trabalhado com o goleiro no Paraná Clube. Em seguida, quando o preparador já estava no Figueirense, acabou indicando o arqueiro, que fez um Campeonato Catarinense de destaque pelo Guarani de Palhoça. Na avaliação do profissional, Thiago está em franca ascensão na carreira.

“Vejo o Thiago numa ascensão, principalmente porque agora ele teve a oportunidade de jogar. No início teve poucas. Depois do Figueirense acabou aparecendo. Jogou no Paraná, depois no CSA e acabou tendo maiores oportunidades. Vejo o Thiago numa progressão muito grande, tenho conversado com ele várias vezes. Profissionalmente evoluiu muito. Sempre se cuidando melhor, principalmente na parte física. Está mais fino, mais ágil. Virou profissional. Está se cuidando muito fora de campo”, elogiou Tedeschi, enumerando suas qualidades:

“É um goleiro de muita personalidade, com boa saída do gol, boas reposições e trabalha muito bem a bola com os pés”.

Já sobre Gatito, Tedeschi lembra que o goleiro chegou após três meses parado e precisou de um tempo para entrar em forma. O preparador o classifica como um arqueiro frio, característica muito importante para a posição.

“Chamo ele de goleiro frio, gelado, não se abala com as circunstâncias do jogo. É extremamente técnico. Com a gente pegou seleção paraguaia também. Gostava de aprender a todo momento”, elogiou Tedeschi, complementando:

“No Rio, Gatito se adaptou muito bem à cidade, ao clube e, não à toa, quando se fala em Botafogo, se lembra rapidamente dele. É um menino muito excepcional como pessoa e um excelente atleta”.

Além de Thiago Rodrigues e Gatito Fernández, Marco Tedeschi trabalhou no Figueirense também com os goleiros Tiago Volpi, hoje no São Paulo; e Alex Muralha, hoje no Coritiba;

Já em outros clubes, o preparador trabalho com Neto, hoje no Barcelona (ESP); Guilherme, hoje no Lokomotiv Moscou (RUS); e Santos, hoje no Athletico-PR.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Veja as respostas de Pedrinho a Vitor Roma no processo movido pelo ex-VP

O ex-vice-presidente de de marketing, Vitor Roma, interpelou Pedrinho na Justiça e o presidente do Vasco da Gama o respondeu.

Vasco pode ter trinca de volantes no clássico contra o Fluminense

Sem Coutinho, o técnico Fernando Diniz pode colocar uma trinca de volantes no meio-campo do Vasco, contra o Fluminense.

Torcedores do Fluminense comentam reencontro com Fernando Diniz

Hoje no Vasco da Gama, Fernando Diniz conquistou o título da Libertadores da América pelo Fluminense, onde é idolatrado.

Jair perde espaço no Vasco e empresário critica Pedrinho e Felipe

Vasco quer negociar Jair por conta de seu alto salário e empresário criticou postura da diretoria do Clube.

Léo Jardim é o goleiro que mais defendeu pênaltis na Série A desde 2024

Em 87 jogos pelo Vasco, Léo Jardim sofreu 111 gols, defendeu sete pênaltis, seis deles pela Copa do Brasil.

Sócios do Vasco aprovam criação da SPE para receber o potencial construtivo

Com a SPE, o Vasco poderá constituir empresa para a qual prefeitura vai transferir o potencial da reforma de São Januário.

Definida a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco

Confira a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco da Gama, que acontecerá neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco da Gama neste sábado, pela 10ª rodada do Brasileiro.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Fluminense

Diniz não contará com Coutinho e busca soluções para preencher o meio-campo do Vasco contra o Fluminense.