Raniel surpreende no Vasco, agrada torcida e larga na frente na disputa pela 9

Após ter chegada contestada, Raniel surpreende com boas atuações, vem conquistando a torcida e está motivado para seguir como titular.

Raniel comemorando gol contra o Nova Iguaçu
Raniel comemorando gol contra o Nova Iguaçu (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco de 2022 ainda é um time em formação, mas uma dupla já aparece como candidata à mais entrosada do início da temporada. Com três gols cada nas primeiras três rodadas do Campeonato Carioca, Nenê e Raniel são as sensações do time de Zé Ricardo. O camisa 10 corresponde dentro das expectativas, mas o desempenho do atacante é surpresa, principalmente pelo histórico recente. Sua contratação foi uma das mais contestadas e a desconfiança era grande.

O jogo, no entanto, virou rapidamente. Com carisma, pagamento por assistências, apelidos e principalmente gols, Raniel certamente é dos reforços que mais agradaram até o momento. O centroavante marcou em seus três primeiros jogos com a camisa do Vasco, algo que não acontecia desde Romário, em 1999, segundo levantamento do Blog do Garone. Das arquibancadas e redes sociais já surgiram os apelidos de “Ranicréu” e “Dinossauro”, assim como uma música em homenagem ao substituto de German Cano.

“Bicho” por assistência e música

Desde a estreia, contra o Volta Redonda, Raniel avisou que pagaria R$ 500 por assistência. E tem sido assim. Bruno Nazário, Nenê e Ulisses ajudaram em campo e foram recompensados financeiramente. Tudo registrado nas redes sociais, com bom-humor, e rigorosamente no dia seguinte ao jogo.

Raniel marca gols, mas também leva as brincadeiras para campo. Adotou o apelido de “Dinossauro” e comemorou um gol imitando o animal pré-histórico, contra o Nova Iguaçu, em São Januário. Foi o suficiente para ganhar música de torcedores na internet (vídeo abaixo).

Volta por cima e encaixe instantâneo

Os três gols em três jogos marcam um recomeço para Raniel. Na temporada passada, por exemplo, ele marcou apenas uma vez em 19 partidas pelo Santos. É preciso levar em conta que em 2021 o atacante sofreu com problemas físicos e superou uma trombose que, por pouco, não o impediu de jogar futebol. Ao enxergar o Vasco como talvez a última oportunidade de retomar a boa sequência que teve no Cruzeiro em 2018 e assumir pela primeira vez o protagonismo na curta carreira, o atleta mudou os hábitos para ir de aposta ao grande acerto do clube em 2022.

Não só pelos gols marcados, mas a mobilidade do atacante, que sai da área para buscar a bola e faz bem o pivô, e os recursos para a finalização das jogadas o fazem destaque no time de Zé Ricardo. Foram dois gols de cabeça e um em chute cruzado de perna esquerda, que não é a boa de Raniel.

O centroavante se adaptou rapidamente ao esquema tático de Zé Ricardo, muito pelo parceiro que tem do lado no ataque. O time tem jogado com Raniel e Nenê mais avançados, Yuri Lara/Matheus Barbosa e Juninho no meio, e Bruno Nazario e Gabriel Pec abertos nas pontas.

O esquema do Zé Ricardo é muito bom, porque com dois pontas e um atacante às vezes fica distante para o passe. Com dois atacantes fica mais perto, Nenê tem muita visão de jogo e eu posso movimentar para os dois lados. É uma formação que permite essa movimentação – disse o atacante em entrevista coletiva na última segunda-feira.

Raniel larga na frente na disputa pela 9

Outra motivação para o atacante é a disputa por posição. Com muitas caras novas no elenco, Zé Ricardo deixou claro que a manutenção de qualquer atleta no time titular vai depender do rendimento. Hoje, Getúlio e Figueiredo estão na sombra de Raniel. O primeiro foi observado pelo técnico ao entrar nos últimos dois jogos, enquanto o segundo também já foi utilizado pelo treinador e vem respaldado pela boa Copinha.

Diretoria e comissão técnica também não descartam contratar outro reforço para a posição. Apesar de haver outras prioridades, a avaliação é que há espaço no elenco para mais um homem de referência, mas que tenha características diferentes de Raniel e Getúlio.

– Essa disputa sempre tem que ter, imagina eu absoluto sem ninguém na sombra? Eu ia relaxar. Tenho que a cada dia provar meu melhor, não querendo deixá-los para trás, mas é bom para o grupo. Quem entrar nunca vai estar acomodado – ponderou o centroavante.

O Vasco se prepara para o próximo adversário, o Madureira, às 15h30 de domingo, no Estádio Conselheiro Galvão, pela quarta rodada do Carioca. O time está em terceiro lugar com sete pontos, mesma pontuação de Botafogo e Flamengo, que têm um gol a mais de saldo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Raniel
Comente

Veja também
Hugo Moura em jogo contra o Cuiabá
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Payet em Vasco x Internacional
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Rafael Paiva dá entrevista após Grêmio x Vasco
Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Coutinho em jogo contra o Atlético-MG
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.