Juninho tenta superar desconfiança e se firmar no time titular do Vasco

Meia do Vasco da Gama, Juninho já demonstrou potencial e vê na temporada 2022 sua grande chance de brilhar com a camisa Cruzmaltina.

Juninho em jogo-treino pelo Vasco contra o Saferj
Juninho em jogo-treino pelo Vasco contra o Saferj (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Juninho abre 2022 com moral no Vasco. O garoto de 21 anos, que participou de 26 jogos pelo profissional no ano passado, tem nesta temporada uma nova chance para mostrar o potencial. De cara ganhou a titularidade com Zé Ricardo e, na estreia do Campeonato Carioca, marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda, na última quarta-feira.

O primeiro gol como jogador profissional é um estímulo para o jovem mudar o foco esse ano. Apesar das chances no ano passado, o clube entende que o momento do time não foi propício para desenvolver o talento de Juninho, que também teve problemas extracampo. O volante é um dos poucos que permaneceu no elenco após os fracassos de 2021.

– Foi meu primeiro gol no profissional. Só eu e Deus sabemos quanto estou trabalhando. Tenho como meta fazer de 2022 o meu ano. Quero agradecer ao treinador pela confiança. É continuar essa pegada e ir para cima. Estou no profissional há mais de dois anos e fiz meu primeiro gol. Então, acho que a família também está feliz – disse o jogador do Vasco após o jogo.

Enquanto alguns garotos foram dispensados e outros não quiseram ficar, Juninho abraçou a meta do clube para essa temporada. Canta aos quatro cantos do CT Moacyr Barbosa que 2022 será o seu ano. Mais que a evolução física e tática em campo, o jovem precisa fortalecer a mente para realizar esse desejo. Já conquistou a confiança e amizade do treinador, mas ainda tem que convencer o clube.

Em agosto do ano passado, o garoto foi devolvido ao time sub-20 por problemas de disciplina. Antes de entrar no radar de Zé Ricardo para esta temporada, Juninho teve uma conversa séria com o treinador. Prometeu cabeça no lugar e foco no Vasco.

Com a ajuda de Zé, o garoto tem brecha para evoluir. O principal problema hoje é o posicionamento sem bola, a ocupação dos espaços em campo e a maturidade para dosar força e fôlego. Com características de “jogadores antigos” que agradam ao técnico, Juninho tem boa capacidade física e explosão para pisar na área. Não à toa protagonizou bons lances ofensivos no Raulino de Oliveira.

Na última quarta, o cria do Vasco começou e terminou uma partida como profissional pela primeira vez. O bom desempenho o credencia para permanecer na primeira prateleira de Zé Ricardo, mas com a preocupação de não queimar etapas como aconteceu em 2021.

– A gente sabe que a transição base-profissional tem muitas armadilhas e também muita responsabilidade. No futebol brasileiro, é muito comum atleta ser colocado no fogo, e ter que responder de imediato. O que a gente quer é proteger nossos atletas, sem ser paternalistas – disse Zé.

A boa estreia na temporada abre os olhos do mercado para Juninho. O meio-campista recebeu sondagens do exterior nas últimas semanas. O Al Wasl buscou informações, mas o valor pretendido pelo clube dos Emirados Árabes ficou abaixo do esperado. A reportagem apurou que o Vasco só iniciaria negociação do jovem com valores a partir de 1 milhão de dólares.

Mais que esportivamente, ver Juninho em campo interessa ao Vasco pelo viés financeiro. O garoto é hoje um dos principais ativos do clube, que prevê lucrar esse ano, de acordo com o orçamento para 2022 aprovado pelo Conselho Deliberativo, R$ 36 milhões com vendas de jogadores.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários
  • Responder

    Até o momento, vc nunca mostrou ser um jogador dedicado no aperfeiçoamento de sua técnica e na manutenção de um peso e condicionamento físico adequados para um jogador de futebol profissional. Só depende de vc. Porém, não durante os jogos e sim no seu comportamento dentro e fora de campo.

  • Responder

    Gostaria de dizer para alguns Vascaínos que comentam em outro blog, que é pra eles vir aqui e dizer que o Juninho não joga nada, é chupa sangue e tem que vender barato. Vou falar para vocês que nunca jogaram bola, ou não entendem nada de futebol ou nível técnico dos jogadores, vão aprender o que é nível técnico de um jogador.

  • Responder

    O Juninho é bom mas tem hora que ele segura a bola perto da área e perde ele tem que saber a hora dele dribla e a hora de jogar 1.2 mas é bom jogador

Comente

Veja também
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.

Confira as datas e horários dos jogos de Vasco x São José pelas oitavas de final do NBB

Classificado para as oitavas de final da NBB, o Vasco da Gama enfrenta o São José Basketball e a Liga Nacional define datas.

Lanús chega pressionado e com problemas no elenco para enfrentar o Vasco

Próximo adversário do Vasco da Gama na Sul-Americana, Lanús chega com técnico pressionado e vários desfalques.

Vasco lamenta morte do Papa Francisco

Nesta segunda-feira (21), Vaticano anuncia falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, e Vasco da Gama lamenta.

Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús

Vasco aciona o América-MG na Justiça por venda de atleta

O Vasco da Gama quer o pagamento de R$ 1,3 milhão, valor referente a uma multa prevista em contrato, no tocante à negociação.

Fabrício Bruno desfalca o Cruzeiro contra o Vasco

O zagueiro Fabrício Bruno recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Vasco da Gama, no próximo domingo.

Loide Augusto perde espaço no Vasco após más atuações

Atacante não convenceu na oportunidades recebidas e vê outras opções serem testadas por Fábio Carille no Vasco da Gama.