Veja como foi o debate sobre a SAF na Vasco TV

Confira como foi o debate realizado pelo Vasco da Gama nesta sexta-feira sobre o projeto SAF, que pode ser implantado no Clube.

Debate sobre a SAF na Vasco TV
Debate sobre a SAF na Vasco TV (Foto: Reprodução)

Em meio a um processo avançado para elaboração do modelo da SAF, o Vasco transmitiu um debate, nesta sexta, com algumas perguntas de jornalistas, sobre o assunto. O vice-geral Roberto Duque Estrada e o VP Jurídico Zeca Bulhões esclareceram alguns pontos sobre os rumos do projeto e falaram sobre os próximos passos.

Durante o debate, eles deixaram aberta a possibilidade de o futebol ser negociado com investidores, se assim decidirem os sócios. No início do processo a ideia era que o clube mantivesse 100% do controle.

– Cabe aos sócios do clube decidir o modelo e a forma de financiamento da atividade. A SAF gera muitas oportunidades livres de dívidas, que serão organizadas para pagamento de forma organizada. Vai assegurar o pagamento das dívidas. O futebol requer muito dinheiro. O modelo jurídico do clube tem que estar preparado para suportar esses custos. Particularmente, vejo com bons olhos esse movimento de profissionalizam dos clubes. Isso facilitaria a criação de uma liga. Como torcedor vascaíno, lembro muito bem que a última vez que o Vasco se abriu a investimento externo ganhou a Libertadores, o Brasileiro, a Copa Mercosul e o Carioca. Isso mostra que o investimento externo pode trazer vantagem para todos os envolvidos – disse o VP Jurídico Zeca Bulhões.

O vice-geral Roberto Duque Estrada revelou que os estudos estão avançados e que o Vasco está iniciando uma fase de conversas com investidores. Ele defendeu a criação da SAF e disse que o clube não pode ficar para trás nesse momento de mudanças no cenário futebol brasileiro.

Os estudos foram iniciados, estão em fase de conclusões e estamos conversando com a segunda etapa que é a conversa com interlocutores, possíveis investidores. Estamos em um momento que não podemos deixar para trás a modernidade. A SAF é uma nova página na história do futebol brasileiro. Ela veio para ficar. Ela permite que ela destaque do patrimônio do clube tudo. Posso ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado – frisou Duque.

– A gente quer voltar a ganhar títulos. Para isso, temos que montar times com melhor recurso financeiros e a melhor maneira para isso, não tenho dúvidas, é estabelecendo essa Sociedade Anônima de Futebol – disse Duque Estrada.

Outros tópicos da entrevista

Qual modelo seguir? Cruzeiro vem enxugado dívidas e o Botafogo planeja investir forte no futebol.

Zeca: O melhor modelo é aquele que assegura o crescimento da atividade econômica e maximiza o interesse das partes envolvidas. No caso do Vasco, a gente entende que o clube, por ser um dos maiores do Brasil, precisa de um modelo jurídico que consiga maximizar as oportunidades que o mercado pode oferecer para o Vasco. Qualquer investimento tem que preservar as tradições do clube, como nome, cores, uniformes, município da sede. E também teria de endereçar o pagamento das dívidas e assegurar competitividade do futebol. Ter certeza que o futebol do Vasco terá os investimentos necessários para competir em alto nível.

Zeca: “O Vasco nunca vai acabar”

Zeca: O Vasco nunca vai acabar. O que a SAF faz é separar a atividade do futebol em uma empresa. Destaca o futebol do clube que passa a funcionar um modelo jurídico adequado ao modelo do futebol. Hoje a realidade do futebol mudou completamente, é um grande negócio que movimenta bilhões no mundo inteiro e precisa de um modelo para essa atividade. A SAF cria meios para o clube conseguir uma maior rentabilidade para o futebol.

Modelos possíveis

Zeca: É importante a gente saber distinguir entre o modelo jurídico e a forma de capitalização. São coisa distintas. Você pode ter um modelo jurídico sem investidor ou com investidor. Entendemos que o modelo jurídico da SAF oferece muitos benefícios, seja dentro do clube com seus torcedores ou fora do clube com a entrada de eventuais sócios interessados. Normalmente uma atividade tem duas fontes de financiamento: capital próprio, que sócios aportam, e a capital de terceiros, que são empréstimos bancários, fornecedores. Essas são as duas principais.

Investimento forte no futebol

Duque Estrada: Os dirigentes não vão participar (da venda), ninguém pode participar de processo aquisitivo de ações da SAF. Em relação às condições, o Vasco tem algumas premissas: a priorização do futebol, assegurar uma série de direitos para o nosso clube enquanto acionista da SAF… E tudo isso é discutido em mesa de negociações, em acordos na modelagem estatutária. Tudo depende de uma situação que ainda não existe. O que tenho que dizer que existe uma diretriz muito importante nossa é que o investidor que vier tem que investir para valer, investir firme no futebol. Nosso objetivo aqui é deixar nossa torcida feliz.

Fase dos estudos

Duque Estrada: o que eu acho importante ter presente é que os contratos serão feitos com investidores no momento certo. O estatuto social da SAF já está sendo desenhado, temos estudos bem avançados e devemos estar circulando alguma minuta para começar a discutir.

Patrimônio cultural e histórico

Zeca: patrimônio do clube vai ser preservado no clube. O clube continua com suas atividades em outras modalidades e vai precisar do seu patrimônio para poder exercê-las. Os ativos de futebol, como contratos de jogadores, seriam transferidos para a SAF para ela poder desenvolver o futebol. Mas o patrimônio do clube será preservado, e o maior patrimônio do clube é imaterial, que é a torcida. A SAF vem justamente para criar um círculo vicioso de investimento e crescimento. Projeto da SAF não só preserva o patrimônio do clube como aumenta a maximização do futebol através do desenvolvimento da atividade do futebol.

Esportes olímpicos

Duque Estrada: a SAF é uma sociedade exclusiva para o futebol, o objeto da SAF é o futebol masculino, feminino e a base. Os esportes olímpicos não podem ir para a SAF. O Vaco não será vendido, e dentro do clube uma série de atividades continuará sendo desenvolvida. Nosso remo, basquete, natação… Ter um clube livre das dívidas pesadas vai dar mais recursos financeiros para o clube. Ter um clube dono de ativos, como São Januário e a sede da Lagoa… Os esportes olímpicos ficam na associação, ficam no Vasco da Gama. Mais uma vez: esportes olímpicos no clube e o futebol na SAF.

Recado final

Duque Estrada: Estamos começando uma segunda fase, que é a de implementação do modelo. Essa é a primeira discussão, estamos montando uma agenda permanente de discussão da SAF. Queremos encontrar um caminho que seja interessante para o Vasco, para a instituição, para a torcida. Para que a gente possa voltar a ter protagonismo no futebol. E nós vamos voltar a ser protagonistas no futebol nacional.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAFVasco TV
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
14 comentários
  • Responder

    Vende logo essa porra estamos cansados de ver os noticiários esportivos dizendo que o nosso vascão tá falido que não têm recurso pra contatar grandes jogadores vamos voltar a ser como era grandes

  • Responder

    A torcida do Vasco merece mais respeito, não foi debate, foram 2vice presidentes do Salgado,e 3 Youtubers passadores de pano a fazer propaganda da SAF,ou seja Salgado e Amigos Falindo o Vasco,se tivesse cumprido as promessas de campanha, entrado com recursos em vez de arrogância e vaidade e tivesse conduzido a volta a série A, não precisava de investidor estrangeiro,a torcida chegava junto,e o único retorno que pede são vitórias e títulos

  • Responder

    Essa velharia, cambada de parasitas, tá comendo há muito tempo e afundando o Vasco dia a dia, Jay passou da hora de fazer alguma coisa ou vamos virar um América ou Portuguesa, a proposta do dono do Chelsea é extremamente lucrativa, é só ver o que era o Chelsea há 10 anos e o que é hoje, essa cambada de velhacos não quer perder a teta gorda, deviam fazer um cruzeiro tipo Titanic e acabar com essa corja.

  • Responder

    ISSO NÃO FOI UM DEBATE APLENAS ENTREVISTA COLETIVA COMO PODE SER A SAF. PRA SER DEBATE TEM QUE TER O CONTRA PONTO NO QUAL NÃO TEVE.

  • Responder

    QUE DEBATE???? ELES OUVIRAM PROPOSTAS COM OUTRAS SOLUÇÕES???? ELES SO FALARAM!!!! QUE PORRA DE DEBATE É ESSE??? QUANDO SÓ UM LADO FALA?????
    ISSO NAO É DEBATE. ISSO É GOELA A DENTRO!!!! ACEITA ISSO E FODA-SE O RESTO. VÃO ACABAR COM UM DOS MAIORES CLUBES DO MUNDO.

  • Responder

    Não ouve debate.
    Querem empurrar de goela abaixo.
    O Vasco não tá a venda.
    vão vender a puta que os pariu seu fracassados.

  • Responder

    OS DIRIGENTES HÁ MAIS DE 20 ANOS ESTÃO ACABANDO COM UMA INSTITUIÇÃO CHAMADA CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. ESSA É A HORA OU VENDE O TIME, QUE JAMAIS DEIXARÁ DE SER VASCO , OU AMANHÃ VEREMOS NOSSO VASCO O MAIS NOVO AMÉRICA DO RIO, PORTUGUESA DE DESPORTOS, IBIS DO RECIFE E MUITOS OUTROS QUE FORAM SUGADOS ATÉ A MORTE. TALVEZ AMANHÃ SEJA TARDE DEMAIS, OU SEJA, AS DÍVIDAS SERÃO MAIORES DO QUE O PRÓPRIO PATRIMÔNIO DO CLUBE. NINGUÉM COMPRA MADA SEM FUTURO. O VASCO PRECISA E AGORA DE INVESTIDORES AMERICANOS, ÁRABES, EUROPEUS OU DE ONDE QUER QUE SEJA, MAS TIREM PELO AMOR DE DEUS ESSA QUADRILHA DE SÃO JANUÁRIO ENQUANTO É TEMPO. TINHA DITO QUE NÃO FALARIA MAIS NADA, MAS É IMPRESSIONANTE COMO ESSA CAMBADA DE GENTALHA QUER O FIM DO VASCÃO. VAMOS LUTAR PELA SAF, ELA É SALVAÇÃO DOS TIMES FALIDOS. É ISSO AÍ, Marden Góes. ETERNAMENTE VASCO.

    • Quem falou que o Vasco está Falido.
      O maior ativo do clube e a torcida.
      Enquanto esses parasitas estiverem lá nenhum torcedor e doido de dar dinheiro a ladrao.
      A hora que sairem o Vasco volta a ser o que foi e o que sempre será.
      Um gigante

  • Responder

    Tomara que surge uma solução para nosso vasco ,agora muito cuidado porque o inimigo não está no lado oposto do campo mas sim do mesmo lado ,desfilando lado a lado do Vasco

  • Responder

    Funciona assim. Eu quero vender um carro do valor de 50k, com 100k de dívidas mas o trouxa se quiser vai me pagar os 50k no carro os 100k de dívidas mas o corro ainda é meu kkkkkkkkkkkk

  • Responder

    O clube destruído e a velharada do nariz inchado querendo que um idiota coloque milhões para eles mandarem. Hahahaha

  • Responder

    Engraçado na hora de aparecer para entender o que será a Saf no Vasco eles não aparecem. Agora para encher o saco estão presentes. Presidente toca o barco e não de mais chance de conversar a não ser nas reuniões. Babacas

  • Responder

    Vocês não tem credibilidade nenhuma com nossa imensa torcida. Fora seus malandros. Querem obter lucro em benefício próprio. Acabaram com o Vasco!!!!!

  • Responder

    Que porra de debate é esse se todos são a a favor????
    É um bate-bola, só isso!!
    O golpe está aí…..cai quem quer!

Comente

Veja também
Zinho
Zinho elogia a torcida do Vasco e cobra reforços da 777 Partners

Comentarista da ESPN, o ex-jogador Zinho destacou a força da torcida do Vasco da Gama e criticou a 777 Partners.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo admite não conhecer Álvaro Pacheco, mas revela torcida pelo português

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo comentou o possível acerto do Cruzmaltino com o técnico português Álvaro Pacheco.

Philippe Coutinho marca pelo Al-Duhail, do Catar
Vasco vê janela do meio do ano como fundamental para ter Coutinho

Craque revelado no Vasco da Gama, Philippe Coutinho está emprestado pelo Aston Villa, Al-Duhail, do Qatar.

Marquinhos em Vasco x Bauru Basket
Vasco encara o Bauru pelo 5º e decisivo jogo das quartas do NBB

Embate que define o confronto entre Vasco e Bauru será nesta terça-feira (14), às 20h, no Rio de Janeiro.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Conheça as características de Álvaro Pacheco, possível novo treinador do Vasco

Técnico português do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco está prestes a ser anunciado como novo treinador do Vasco da Gama.