Riquelme desponta como promessa em péssimo ano defensivo do Vasco

O Vasco da Gama teve pesadelos com péssimos desempenhos coletivos e individuais dos defensores, mas o lateral-esquerdo Riquelme 'se salvou'.

Riquelme durante jogo contra o Guarani
Riquelme durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O LANCE! dá sequência nesta terça-feira à retrospectiva do Vasco com foco no desempenho da defesa durante o ano. O sistema defensivo do Cruz-Maltino foi problemático ao longo de toda a temporada 2021. No Campeonato Brasileiro foi a segunda pior, o que foi determinante para o não acesso. Mas os sinais já haviam sido dados desde o início da temporada.

No início do ano, o clube enfrentou o quarto rebaixamento de sua história com a quarta defesa mais vazada da competição: sofreu 56 gols. Diante disso, o clube trouxe o experiente zagueiro Ernando, o medalhista olímpico Zeca para a lateral-esquerda. No entanto, o sistema defensivo foi o grande calcanhar de Aquiles da campanha na Série B.

Tanto que já nos primeiros jogos com o time sub-22 e nos primeiros com o time principal gols foram sofridos. E na sequência do Campeonato Carioca mais sinais foram vistos. Mas foram pouco valorizados, aparentemente. O clube não se reforçou mais para o início da principal competição da temporada e patinou desde o início.

A estreia do time na Série B do Campeonato Brasileiro foi trágica, e novamente o sistema defensivo foi muito mal. Mas cada jogador iria protagonizar uma falha diferente, na média, por semana. Foram diversas falhas coletivas e individuais, com erros nas jogadas aéreas, nas saídas de bola e nos espaços deixados para os contra-ataques dos adversários.

Zeca errou passes e deixou espaços; Léo Matos foi expulso ainda no primeiro tempo de um clássico decisivo; Ricardo Graça cometeu pênalti após errar na saída de bola em São Januário; Miranda, suspenso, não acrescentou na reta final; e Walber, o último a chegar, também falhou feio na área.

O capitão Leandro Castan teve o ano de maior desgraça junto à torcida do Vasco, com vaias e xingamentos; Walber jogou poucas vezes, mas também deixou péssima última impressão; Ernando não deixou saudades; quem melhor atuou foi Riquelme.

Com apenas 19 anos, o jovem lateral-esquerdo foi uma das poucas boas notícias do elenco vascaíno em 2021. Ele demonstrou ter qualidade e personalidade e é uma joia a ser lapidada nas próximas temporadas. Tende a oscila, mas também evoluir e ganhar cada vez mais rodagem, experiência e ser importante para a equipe tentar voltar à elite do futebol brasileiro em 2022.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Riquelme
1 comentário
  • Responder

    Fraco e não marca ninguém !!!! Pra começar tem que tomar um fortificante !

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.