Léo Matos é punido com 2 jogos de suspensão por expulsão contra o Brusque

Pleno do STJD decretou a punição nesta quinta (09); auditores classificaram que lateral do Vasco da Gama foi desleal no lance.

Léo Matos durante expulsão contra o Brusque
Léo Matos durante expulsão contra o Brusque (Reprodução SporTV)

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol deu provimento ao recurso da Procuradoria e puniu o lateral do Vasco, Léo Matos, por ato desleal na Série B. Denunciado por jogada violenta, o lateral foi absolvido em primeira instância, mas teve a decisão reformada em recurso. Em sessão realizada nesta quinta, dia 9 de dezembro, os auditores desclassificaram a conduta do atleta para ato desleal e aplicaram duas partidas de suspensão a Léo Matos. A decisão foi por maioria dos votos.

O lateral do Vasco foi expulso aos 43 minutos do jogo contra o Brusque, após atingir o adversário com uma cotovelada em disputa de bola. Na súmula o árbitro fez constar que a conduta de Léo Matos foi imprudentemente enquanto disputava a bola. O fato gerou denúncia ao aleta por jogada violenta descrita no artigo 254 do CBJD.

Julgado pela Terceira Comissão Disciplinar, o lateral foi absolvido em primeira instância. Após a decisão, a Procuradoria recorreu pedindo a punição do jogador do Vasco.

Diante do Pleno, o auditor Sérgio Leal Martinez fez a leitura do processo e votou para manter a decisão de primeiro grau.

– Diante da minuciosa análise da prova de vídeo acostada no processo, verifica-se que a cotovelada não ocorreu no formato citado na súmula. O braço acompanhou o movimento de seu corpo ao pular para disputar a bola aérea sendo perceptível que estava mirando a bola e a abertura do braço serviu para ter impulso para chegar na bola. A prova de vídeo não corrobora com o que foi relatado pelo árbitro. Nego provimento ao recurso voluntário mantendo a decisão que absolveu o atleta – justificou o relator.

O Subprocurador-geral Glauber Navega sustentou o recurso para punir Léo Matos.

– O vídeo deixa claro que o atleta subiu com a intenção de dar uma cotovelada no adversário. A Procuradoria tenta reformar a decisão que absolveu o atleta em primeiro grau e não há margem de dúvida que merece uma reprimenda por ter tido uma conduta temerária – disse o Subprocurador-geral.

Já a advogada Amanda Borer acompanhou o entendimento do relator e pediu a manutenção da absolvição do atleta.

– Como muito bem destacado, a prova de vídeo se presta perfeitamente ao seu papel de afastar a presunção de veracidade da súmula da partida. O atleta sobe e faz o movimento para pegar impulso e nem percebe o adversário. O que se pede é a manutenção da decisão acertada da Comissão Disciplinar – finalizou.

Vice presidente do STJD, o auditor José Perdiz divergiu do relator.

– Apesar do impulso, me parece que deixa o braço para acertar. A orientação de campo é de punição se acertar o adversário. Penso em desclassificar para o artigo 250 e aplicar uma partida – explicou.

Os auditores Mauro Marcelo de Lima e Silva e Jorge Ivo Amaral votaram com o relator pela manutenção na absolvição, enquanto o auditor Luiz Felipe Bulus acompanhou a divergência na punição por uma partida ao lateral.

O auditor Maurício Neves Fonseca abriu nova divergência para aplicar duas partidas de suspensão a Léo Matos no artigo 250 e foi acompanhado pelo auditor Paulo Sérgio Feuz e pelo presidente Otávio Noronha.

Fonte: Site Oficial do STJD

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Dono da Crefisa se aborrece com rumores sobre comprar da parte da 777 na SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, respondeu em tom nada amistoso sobre os rumores que o ligam à SAF do Vasco da Gama.

JP estreia pelo profissional do Vasco contra o Grêmio
JP é convocado para período de treinos na Seleção sub-20

Ramon Menezes convocou o meia JP, do Vasco da Gama, para um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
Pedrinho negocia volta de Phillippe Coutinho com irmão do meia

O presidente Pedrinho já negociava pessoalmente com o irmão do meia Phillippe Coutinho, o retorno do jogador ao Vasco.

Pedrinho durante entrevista coletiva em São Januário
Fundo árabe está interessado em comprar a parte da 777 na Vasco SAF

Além do fundo árabe, outras duas empresas estão interessadas na compra da parte da 777 Partners da Vasco da Gama SAF.

Torcida do Standard Liège está revoltada com a 777 Partners
Organizadas de clubes da 777 pelo mundo pedem saída da empresa

Diante da crise enfrentada pela 777 Partners, torcidas organizadas se unem em movimento que solicita a saída dos americanos.