Histórico da Série B é desfavorável ao Vasco que chega à 33ª rodada com 47 pontos

O Vasco da Gama chegou a 33ª rodada da Série B, com 47 pontos, e fica praticamente sem condições de voltar à Série A.

Fernando Diniz conversando com os jogadores nos Aflitos
Fernando Diniz conversando com os jogadores nos Aflitos (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

A missão do Vasco ganhou ares de impossível a cinco rodadas do fim do Brasileirão Série B. O Espião Estatístico levantou que a menor pontuação de um time que conseguiu o acesso nesse estágio do campeonato é do Sport em 2011, que tinha 48 pontos em 33 rodadas. O Leão conseguiu quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos, chegando a 61. O Vasco tem 47 e, por mais que os números sejam próximos, a distância do clube pernambucano para o quarto colocado na época era de três pontos, enquanto a do carioca, hoje, é de sete.

No caso, a distância para o G-4 é outro fato que o Vasco teria que reverter na história da Série B. Jamais um time conseguiu o acesso depois de ficar a sete pontos do G-4 nas últimas cinco rodadas. A maior distância tirada em cinco jogos foi com o Figueirense, em 2013, que era 10º colocado com 49 pontos, quatro atrás do quarto colocado.

Se vencer os cinco jogos restantes, o Vasco consegue chegar aos 62 pontos. A média histórica para o acesso é de 63, mas em 15 edições de Série B desde 2006, os 62 pontos foram suficientes para o acesso à elite do Brasileirão em oito campeonatos.

Depois da derrota do Vasco para o Guarani, as chances de acesso do clube caíram para 1%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. O time de Fernando Diniz teve uma boa sequência após a chegada do técnico, mas nos últimos nove pontos disputados conquistou apenas um, no empate contra o Náutico fora de casa, depois de abrir dois gols de vantagem.

As seis menores pontuações para o acesso na história da Série B:

  • Vitória em 2007: 59 pontos
  • Figueirense em 2013: 60 pontos
  • Goiás em 2018: 60 pontos
  • América-RN em 2006: 61 pontos
  • Sport em 2011: 61 pontos
  • Cuiabá em 2020: 61 pontos

A tabela na reta final não é das mais tranquilas. O Vasco recebe o Botafogo, que briga pelo título da competição, em São Januário, neste domingo, às 16h. Depois, dos quatro jogos restantes, dois são contra times que estão lutando contra o rebaixamento: Vitória e Londrina.

Lista de jogos:

  • 34ª rodada: Vasco x Botafogo – 07/11
  • 35ª rodada: Vasco x Vitória – 10/11
  • 36ª rodada: Vila Nova x Vasco – 15/11
  • 37ª rodada: Vasco x Remo
  • 38ª rodada: Londrina x Vasco

No primeiro turno, o Vasco conquistou seis dos 15 pontos disputados contra esses mesmos times, ao vencer Vila Nova (em casa) e Vitória (fora), e perder para Botafogo (fora), Remo (fora) e Londrina (em casa). Agora, precisa vencer jogo a jogo para seguir com o objetivo do acesso.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
2 comentários
  • Responder

    Vasco um amontoado parecendo uma boiada espantada um clube sem comando um time sem programação este presidente é filial do Alexandre campeão não foi o torcedor que colocou eles na presidência do vasco e sim a justiça brasileira .

  • Responder

    Vasco

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.