Vasco melhora aproveitamento contra equipes do G4 com a chegada de Diniz

Vasco da Gama vem obtendo resultados mais expressivos contra times da ponta da tabela com Fernando Diniz no comando técnico.

Zeca durante o jogo contra o Coritiba
Zeca durante o jogo contra o Coritiba (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Uma campanha consistente passa por dois aspectos importantes: o desempenho como mandante e os resultados nos confrontos diretos. Na Série B, o Vasco; deixou pontos importantes pelo caminho em São Januário, mas desde a volta da torcida segue invicto em seu Estádio. Além disso, os duelos contra os quatro primeiros são superiores sob o comando de Fernando Diniz em comparação com Cabo e Lisca.

No momento, o pelotão de frente da competição é composto por: Coritiba, Botafogo, Goiás e Avaí. Quando o treinador era Marcelo Cabo, o Cruz-Maltino perdeu para o Esmeraldino, fora de casa, e para o Leão da Ilha, em plena Colina Histórica. Diante dos paranaenses, as equipes ficaram no empate por 1 a 1, no Couto Pereira.

Vale lembrar que o time da Cruz de Malta chegou a derrotar o Sampaio Corrêa, em São Januário, na época em que os maranhenses estavam no G4. No entanto, esta matéria levará em conta apenas os duelos contra os quatro times, que estão à frente dos demais na atual configuração da tabela do campeonato.

Na era Lisca, o time não conseguiu vencer os adversários do G4. No clássico contra o Botafogo, o primeiro da história da segundona do futebol brasileiro, o Gigante da Colina foi derrotado por 2 a 0, no Nilton Santos. Na Ressacada, contra os catarinenses, mais um duro revés, dessa vez por 3 a 1, no jogo em que culminou no pedido de demissão do técnico gaúcho.

Em pouco tempo, Diniz conseguiu mudar tanto o estilo de jogo, quanto a postura do Vasco. O que se vê em campo é um time mais competitivo, que faz com que a torcida tenha esperança e sonhe com o acesso. Com o reforço do experiente Nene e o retorno da torcida, o treinador tem duas vitórias e um empate nos jogos como mandante.

Em dois deles, os adversários foram alviverdes, que seguem na luta pelo acesso, assim como o Gigante da Colina. Na melhor atuação sob o comando de Diniz, um triunfo por 2 a 0 diante do Goiás. No sábado, mais uma boa atuação e uma vitória por 2 a 1 contra o líder do campeonato, o Coritiba, com direito a um verdadeiro show da torcida vascaína.

Restam oito partidas para o fim e a diferença é de quatro pontos para o pelotão de frente. Algo que pode diminuir caso vença o Náutico, no domingo, às 16h, nos Aflitos. Dos adversários que faltam, apenas um está no G4 atualmente: o rival Botafogo. No próximo dia 7, também às 16h, os rivais se enfrentam em São Januário, em mais um jogo com a presença do público.

Antes de Diniz, o time tinha nenhuma vitória, um empate e quatro derrotas (6% de aproveitamento) contra os atuais quatro primeiros. Com a vinda do treinador e duas vitórias, não só o desempenho evoluiu, como também o aproveitamento, que pulou para 33,3%. Além disso, o técnico empatou, fora de casa, com o quinto colocado, o CRB, e enfrenta em sequência, os três que estão logo atrás do Vasco na tabela; Náutico, CSA e Guarani.

Campanha do Vasco contra os atuais times do G4 da Série B

1º Turno

(Era Marcelo Cabo)

  • Vasco 0x2 Avaí – São Januário
  • Coritiba 1×1 Vasco – Couto Pereira
  • Goiás 1×0 Vasco – Serrinha

(Era Lisca)

  • Botafogo 2×0 Vasco – Nilton Santos

2º Turno

(Era Lisca)

  • Avaí 3×1 Vasco – Ressacada

(Era Fernando Diniz)

  • Vasco 2×0 Goiás – São Januário
  • Vasco 2×1 Coritiba – São Januário
  • Vasco x Botafogo – marcado para o dia 7, às 16h, também em São Januário

Aproveitamento contra equipes do G4 antes e depois de Fernando Diniz

  • Antes de Diniz: Nenhuma vitória, um empate e quatro derrotas (6% de aproveitamento)
  • Após chegada de Diniz:Duas vitórias, um empate e quatro derrotas (33,3% de aproveitamento)

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Fernando Diniz
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.