Vasco tem semana decisiva para definir eleição direta e reforma do estatuto

O Conselho se reúne nesta terça para aprovar ata da reforma do estatuto e a Junta também definirá a lista de sócios aptos a voto.

A partir de hoje (28), o Vasco da Gama passa a decidir tópicos importantes e que terão reflexos diretos no futuro do clube. Às 19h30, o Conselho Deliberativo se reúne de maneira virtual para a aprovação – ou não – da ata com a proposta da reforma do estatuto do Cruz-Maltino. No dia seguinte, às 17h, a Junta Deliberativa também se encontra online para definir a lista de sócios aptos a voto.

Para que a reunião de hoje tenha validade, se faz necessário um quórum mínimo de 50 conselheiros, algo que os envolvidos acreditam que será atingido com facilidade, mesmo com o fato do Conselho se reunir virtualmente pela primeira vez na história.

A tendência é pela aprovação da ata, e uma vez que isso aconteça, ela será encaminhada à Assembleia Geral e ficará à espera somente da definição da lista de sócios aptos a voto para ser colocada em votação junto aos associados. Com ela, estará também outra proposta muito importante nos rumos do clube: as eleições diretas. Ainda não está definido, no entanto, se os temas serão colocados em pleitos separados ou juntos.

A ideia da Junta Deliberativa é chancelar a lista de sócios nesta quarta-feira (29) e agendar a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 25 de agosto. Nesta data, o associado vascaíno decidirá pela aprovação – ou não – da reforma do estatuto e das diretas.

Tema divide opiniões

A eleição direta aparenta ser um senso comum entre os diferentes grupos políticos vascaínos, mas o mesmo não se pode dizer da proposta de reforma do estatuto. Enquanto boa parte de conselheiros e sócios ligados aos grupos de Roberto Monteiro (presidente do Conselho Deliberativo), Leven Siano e Luis Manuel Fernandes (candidatos à presidência), e “Euriquistas” são a favor da reforma, os aliados de Julio Brant (possível candidato) e da chapa “Mais Vasco” (que pode surgir com o candidato Jorge Salgado) são contra.

Os opositores, inclusive, levantam a bandeira de que a proposta das eleições diretas tem de ser votada separadamente da reforma do estatuto.

Reunião presencial foi vetada pela Vigilância

Inicialmente, a reunião do Conselho Deliberativo havia sido marcada presencialmente para São Januário no sábado passado (25), mas a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro vetou o encontro após ofício enviado pelo presidente do Vasco, Alexandre Campello, alertando sobre os riscos relacionados à Covid-19.

Monteiro e Campello em reunião do Conselho

A proposta da reforma

A proposta da reforma do estatuto foi aprovada em março pelo Conselho Deliberativo com algumas mudanças em relação ao texto original, algo que gerou polêmica.

Questões como a inelegibilidade do presidente em caso de contas reprovadas e o “conflito de interesses” de conselheiros que prestam serviços remunerados ao clube acabaram ficando de fora por falta de quórum no dia da reunião.

No que se refere à fraude eleitoral, ficou definido que o Vasco terá mecanismos internos para apurar denúncias de corrupção da diretoria administrativa sem a exclusão imediata do presidente.

Outro ponto é que se manteve o número de 150 beneméritos por reunião do Conselho Deliberativo, mesmo que não haja um limite máximo para a categoria. Na proposta original se previa um aumento para 170 por encontro.

Definiu-se ainda que as eleições acontecerão mediante urna eletrônica havendo disponibilidade da Justiça Eleitoral, e que os pleitos serão realizados, preferencialmente, nos fins de semana, para facilitar trânsito ao sócio que mora fora do Estado do Rio de Janeiro.

Uol

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek revela frustração com Coutinho e cobra meia do Vasco

Apresentador do Sportv, André Rizek não poupou críticas ao as atuações do meia Philippe Coutinho, do Vasco da Gama.

Felipe durante treino no Vasco
Felipe deve promover mudanças drásticas no Vasco para enfrentar o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe pode mandar a campo um time cheio de novidades para a partida contra o Atlético-GO.

Pitta, atacante do Cuiabá
Pitta no Vasco? Clube enfrenta concorrência e valor milionário pelo atacante

Vasco da Gama mira a contratação do atacante paraguaio Isidro Pitta, que atualmente defende a cores do Cuiabá.

Ex-jogador e comentarista Tostão
Tostão surpreende ao avaliar ano do Vasco e exime Paiva de culpa

Ex-jogador analisou a temporada do Vasco da Gama e a campanha do time sob o comando do técnico Rafael Paiva.