Há 70 anos, Barbosa encarava grande trauma pela Seleção Brasileira

Nesta quinta-feira, 16 de julho, está completando 70 anos do 'Maracanaço' que marcou o ídolo Barbosa pelo resto de sua vida.

Há 70 anos, Moacir Barbosa Nascimento, o nosso Barbosa, um homem negro, humilde, considerando um dos melhores do mundo na sua posição a época, adentrava ao Maracanã para mais uma vez defender a seleção brasileira de futebol.

Mal sabia Barbosa que sairia dali condenado, de forma injusta e cruel pelo racismo dos brasileiros, a carregar até o fim de sua vida a derrota naquela final da Copa de 1950, conhecida como #maracanazo.

Nós sempre o tivemos em alta conta, é referência na história do Vasco da Gama, participe destacado do time que acumulou conquistas e vitórias espetaculares, marcos na história do futebol mundial, o conhecido Expresso da Vitória.

Não poderíamos deixar passar essa data como forma de resgatar a memória vitoriosa do Barbosa, minimamente aliviar a dor de seus familiares pela injustiça a que foi submetido por décadas.

Barbosa enfrentou grande trauma na Copa de 1950

E incitar os Vascaínos a defenderem com todas as suas forças que seja dado o nome do Barbosa ao CT do Vasco. #CTMoacyrBarbosa.

Twitter Guardiões da Colina

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco enfrenta rebaixados e rival direto por Libertadores na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama segue sonhando com uma vaga, via Campeonato Brasileiro, na principal competição da América do Sul.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo crê que Pedrinho e Felipe farão Vasco competitivo em 2025

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo pediu que a torcida Cruzmaltina confie no trabalho de Pedrinho e Felipe para a próxima temporada.

Felipe durante treino no Vasco
Confira os 5 desafios que Felipe terá no Vasco

Vasco aposta nas três partidas que tem até o final do Brasileiro para garantir classificação para uma competição continental.

Payet e Coutinho
Payet ou Coutinho? Veja quem Felipe deve escalar de início contra o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe já sinalizou que não deve começar o jogo com os meias Payet e Coutinho atuando juntos.

Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Fora dos planos, Galdames teve prestígio com técnicos do Vasco em 2024

Volante chileno do Vasco da Gama, Galdames ganhou moral com treinadores, mas não tinha a simpatia da torcida.