Roberto Dinamite vence votação e é maior ídolo do Vasco

Em enquete, Roberto Dinamite superou Juninho Pernambucano, e foi eleito o maior ídolo da história do Vasco da Gama.

A disputa foi acirradíssima e decidida por apenas oito votos. Por uma diferença praticamente mínima, Roberto Dinamite foi eleito nesta semana, em enquete do GloboEsporte.com, o maior ídolo da história do Vasco. Ele superou Juninho Pernambucano por 0,5% e venceu a votação em uma lista com dez grandes nomes que fizeram história em São Januário.

Jogador com mais gols (702) e jogos (1110) na história do Vasco, Roberto ficou orgulhoso com o resultado. Fazer parte da história do Cruz-Maltino é seu maior orgulho.

– É o maior orgulho que tenho. É algo para coroar a minha trajetória dentro do Vasco. Cheguei ao clube com 14 anos. Todo mundo tem um pouco de vaidade. Quando eu poderia imaginar que seria o jogador com mais gols e jogos da história do Vasco? Falo isso para o meu filho. Vim de classe média baixa e sempre sonhei e ser um jogador famoso. Ainda mais ter uma história dentro de um clube com a grandeza do Vasco – ressalta Dinamite.

Para Roberto, vencer a votação tem um significado grande. Aposentando há quase 30 anos, muita gente não o viu jogar.

– O tempo não para, e o tempo passa. Há quanto tempo eu parei de jogar? Essa geração de hoje não me viu em campo com a camisa do Vasco. Ser reverenciado e lembrado junto com esses caras é demais. Não é demagogia. Conheci Ademir Menezes e Barbosa quando eu ainda era garoto no Vasco. Eu ficava olhando para os caras. São meus ídolos. Isso é muito legal.

– Faço parte da história ao lado de caras que foram baita jogadores. Cada um tem seu espaço dentro da história do Vasco. Isso que é o legal. Ademir e Barbosa eram meus ídolos. Depois vieram Edmundo, Romário, Bebeto…. A diferença é que joguei muito tempo dentro do Vasco. Vivi tudo, gols, vitórias e derrotas. O Vasco está dentro de mim.

Roberto Dinamite

Roberto no Vasco

Períodos no Vasco: (1971 – 1979; 1980 – 1989; 1992 – 1993)

1110 jogos pelo Vasco

702 gols pelo Vasco

Principais títulos pelo Vasco: Brasileiro (1974) e Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992)

Seleção: 47 jogos; 25 gols (disputou as Copas de 1978 e 1982)

Marcas: artilheiro do Brasileiro (1974 e 1984), artilheiro do Carioca (1978, 1981 e 1985), artilheiro da Copa América (1983), maior artilheiro da história do Vasco, maior artilheiro de São Januário, maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, maior artilheiro do Campeonato Carioca.

Presidente do Vasco entre 2008 e 2014

Elogios a Juninho

Ídolos de Roberto, Ademir e Barbosa foram adversários na votação. Mas quem mais se aproximou de superá-lo foi Juninho Pernambucano. O Reizinho chegou a liderar a enquete, mas foi superado no fim por apenas oito votos. Dinamite, que enquanto presidente trabalhou com Juninho, encheu a bola do “adversário”.

– O Juninho é fantástico. Quando eu era presidente, ele voltou para o Vasco, um cara super dedicado. Ele tem uma relação fantástica com o clube. Sempre mostrou boas coisas dentro e fora de campo. Em campo ele foi excepcional. Fora de campo, sempre foi um cara muito integro com todos, com torcedor, diretores e companheiros.

– Ele tem um temperamento forte, com posições fortes. Para o Vasco, ele foi mais do que um jogador. E é isso que o torcedor enxerga. E, claro, dentro de campo ele fazia chover. Foi decisivo em jogos importantes, especialmente na Libertadores.

– Sem sombra de dúvida, Juninho foi um profissional completo. Se o resultado da votação fosse invertido, sem demagogia, eu teria o maior respeito. Mas acho que o primeiro lugar ficou em boas mãos (gargalhada).

O resultado

Dinamite é eleito como maior ídolo do Vasco

A enquete, que ficou no ar entre terça e sexta-feira desta semana, teve quase 20 mil votos. Roberto Dinamite venceu com 32,59% contra 32,54% de Juninho.

Outros grandes nomes participaram da votação. Edmundo ficou em terceiro (16%) e Romário terminou em quarto (5,65%). Felipe, Barbosa, Ademir Menezes, Belllini, Danilo Alvim e Vavá foram outros nomes votados.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.