Mussa quer convocar votação por eleições diretas no Vasco até abril

O presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faues Jassus, quer convocar votação por eleições diretas no Clube até abril.

Após inúmeros pedidos, o presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faues Jassus, recebeu a sinalização positiva do presidente do clube, Alexandre Campello, para ter acesso à lista de sócios aptos a voto em 2020. O dirigente agora aguarda o documento para iniciar o processo de avaliação o mais rápido possível com o objetivo de convocar a votação sobre eleições diretas e reforma do estatuto até abril.

“Conversei com ele [Campello], com alguns beneméritos, e o Campello se comprometeu a dar tudo o que for necessário para a conferência da lista. Uma sala para a Assembleia Geral com computador e um funcionário da secretaria para me dar toda a documentação. Vai ser de imediato. Na segunda [9] já estou preparando a sala e vou aguardar ele passar tudo para mim. Temos que correr. Até o início de abril temos que marcar a Assembleia Geral”, declarou o dirigente, mais conhecido como Mussa, ao UOL Esporte.

Uma vez convocada a Assembleia Geral, o sócio do Vasco votará separadamente as eleições diretas e a reforma do estatuto. A ideia de Faues Jassus é que as votações aconteçam numa mesma data e com urnas diferentes.

Além destes temas e sob posse da lista de sócios aptos, o dirigente será o responsável também por agendar a data da eleição presidencial (Diretoria Administrativa) ao fim do ano.

Mas e a “Nova Resposta Histórica”?

Paralelamente às discussões sobre as mudanças no estatuto do clube pelo Conselho Deliberativo, um grupo de vascaínos organiza um movimento de recolhimento de assinaturas de sócios estatutários — chamado de “Nova Resposta Histórica” — para a convocação da Assembleia Geral via Código Civil.

Segundo artigos da lei federal, caso se atinja o número mínimo estipulado, a convocação se faz obrigatória, independentemente de qualquer estatuto associativo.

Os organizadores entendem que esta via é a mais segura para se aprovar a eleição direta, já que os mesmos desconfiam de possíveis artimanhas do Conselho.

Apesar da possibilidade de ser obrigado a acatar este ato, Mussa acredita que não será necessário e as diretas serão votadas pelo caminho natural interno.

“Acho que esse movimento deu uma força muito grande para a aprovação nos Conselhos [Deliberativo e de Beneméritos]. O sócio provou que está mais ativo, e isso é muito bom. Mas acredito que isto [Nova Resposta Histórica] não será necessário, pois a Assembleia Geral acontecerá”, disse Faues, que fez questão de ressaltar que é a favor da eleição direta.

Já passam a valer em 2020

Caso as diretas sejam aprovadas, elas já passam a valer a partir desta eleição do fim de 2020. Até aqui, os pleitos do Vasco aconteciam da seguinte forma:

Os sócios elegiam a chapa vencedora, que indicava 120 conselheiros. Já a segunda colocada indicava mais 30. Estes 150 eleitos se juntavam aos 150 natos (beneméritos e grandes beneméritos).

Os 300 conselheiros realizavam, então, um pleito interno no Conselho Deliberativo e votavam pelo novo presidente.

Foi neste formato que, por exemplo, Alexandre Campello se tornou o atual mandatário do Vasco, após entrar como vice-geral de Julio Brant na chapa vencedora e, posteriormente, romper com o candidato na votação entre os conselheiros, sendo empossado após um jogo de articulação entre os grupos políticos.

Uol

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.