Vasco inicia semana com mudanças no time e tensão por salários

O Vasco inicia semana de treinos para a estreia na Taça Rio e terá que lidar com a insatisfação do elenco por salários atrasados.

Depois de duas classificações nas últimas semanas, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Vasco terá, a partir desta segunda-feira, mais cinco dias de treinamentos antes de voltar a entrar em campo, no sábado, pela estreia da Taça Rio. Além do tempo para o técnico Abel Braga acertar o time, que terá a entrada de Fredy Guarín, o Cruz-Maltino precisará lidar com outro fator importante: a insatisfação dos jogadores por conta dos salários atrasados.

Na última sexta-feira, o grupo se reuniu com o diretor executivo de futebol André Mazzuco para cobrar a direção sobre os débitos. Atualmente, o Vasco deve aos atletas a segunda metade do 13º, dezembro, janeiro, férias e cinco meses de direitos de imagem – este último apenas para alguns do elenco cruz-maltino. Além disso, o grupo abriu a possibilidade de parar de dar entrevistas como forma de protesto. Este ainda não está confirmado, mas os jogadores optaram por não falar no desembarque após a classificação na Bolívia já com este pensamento.

A assessoria de imprensa vascaína ainda não divulgou a programação semanal – inclusive, costuma avisar os horários das atividades apenas no dia anterior a cada uma delas. Mas existe a expectativa de que a primeira coletiva seja na quarta ou apenas na sexta-feira. O plantel sempre evitou fazer críticas públicas neste sentido. No ano passado, ainda com Alberto Valentim, houve a possibilidade de um protesto em que não tivesse concentração antes de uma partida, mas não se concretizou.

Dentro de campo, a principal mudança é Guarín. O volante demorou até acertar a permanência no Vasco e não estava inscrito na Sul-Americana. Portanto, fará a estreia contra o Resende, no próximo dia 29, pelo segundo turno do Estadual. No início da temporada, Abel tinha a ideia de um time que atua mais com a posse de bola e propõe o jogo. Apesar disso funcionar no começo, o time teve dificuldades para manter. Com o colombiano, a ideia é aumentar a qualidade no meio.

A entrada de Guarín deve culminar na saída de Marcos Júnior, que não vem tendo boas atuações. A tendência é que Abel continue, pelo menos no primeiro momento, com Andrey e Raul.

Até o momento, o Vasco tem três vitórias, três empates e três derrotas. Dois desses revezes foram com o time reserva, formado em maioria por jovens da base vascaína. A única partida com um nível de dificuldade mais alto foi justamente com os jovens, contra o Botafogo, já que o clássico com o Flamengo foi contra a equipe sub-23. O Oriente Petrolero (BOL), apesar de ter sido pela Sul-Americana, se mostrou um adversário fraco. Foram seis gols marcados em nove jogos. Quatro de Cano e dois de Werley.

Lancenet

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.