Judô: Romário, atleta da Umbra/Vasco, sonha disputar os Jogos Olímpicos

Romário, atleta da Umbra/Vasco, sonha em chegar à Seleção para disputar os Jogos Olímpicos e conquistar a medalha de ouro.

Romário Vieira é mais um destaque que inicia sua trajetória de vitórias dentro do Judô Nacional. Fruto da parceria entre a Equipe Umbra e o Colégio Recriando, de Benfica (RJ), o jovem atleta iniciou o Judô nas escolinhas infantis do Colégio e logo se destacou, passando a integrar as equipes de alto rendimento da Equipe Umbra/Vasco da Gama.

“Comecei o Judô lá no Colégio Recriando e sempre me incentivaram a ir às competições. O Recriando apoia o esporte em parceria com a educação, então foi muito proveitoso, porque eu disputava muitos campeonatos pela escola. Nas competições, consegui medalhas e a Sensei Soraya Amorelli me convidou a ingressar na equipe de Alto Rendimento do projeto Umbra, que hoje acontece junto com o Alto Rendimento do Vasco da Gama, então acho que essa parceria é muito boa, pois nas escolinhas tem muitos judocas que podem se tornar grandes atletas”, contou o jovem atleta.

Apesar do nome, em homenagem ao grande nome da história do futebol mundial, o jovem não optou pelo Futebol, e sim pelos tatames, onde tem se desenvolvido e conquistando grandes resultados. Apesar da pouca idade, Romário Vieira já coleciona diversos resultados importantes. Medalhas em Campeonatos Brasileiros, participações em Jogos Escolares da Juventude, além de ser Tricampeão Carioca.

“Desde o Sub 13 eu tenho conseguido medalhas em Campeonatos Brasileiros, já fui para os Jogos Escolares da Juventude, que é o Brasileiro estudantil, e também já participei de muitas competições importantes pela minha equipe Umbra/Vasco da Gama. Ano passado, consegui o Tricampeonato Carioca. Os treinamentos têm sido cada dia mais duros, pois para chegar à Seleção Brasileira é preciso muita dedicação. Agora que estou na classe Sub 18, meu objetivo é conseguir disputar o Campeonato Mundial nessa categoria. Minha Sensei Soraya Amorelli me incentiva diariamente e meus companheiros de treino, o Pedro Medeiros, a Bia Comanche e a Luana Carvalho, que já conseguiram ir ao Mundial, sempre me dão dicas, então vou continuar treinando forte para chegar na seleção e disputar um Campeonato Mundial”, projetou.

Logo no seu primeiro ano de Sub 18, onde inclusive as regras de competição mudam, tornando necessária a adaptação à nova classe, Romário garantiu a classificação para o Meeting da Base e entrou no processo de Ranqueamento da Confederação Brasileira de Judô na busca pela vaga no Campeonato Mundial Sub 18, seguindo os passos dos companheiros de equipe Luana Carvalho, Beatriz Comanche e Pedro Medeiros.

“O Romário tem muito potencial. Tão novo e já estar entre os principais atletas da categoria em todo o Brasil mostra que o trabalho vem sendo feito com seriedade. Seguimos em frente para melhorar ainda mais os resultados e subir posições dentro do Ranking para chegar à Seleção Brasileira de Base”, avaliou a professora Soraya Amorelli.

Romário é mais um jovem talento que surge no cenário competitivo formado no forte trabalho de base da Equipe Umbra/Vasco da Gama e que promete trazer grandes resultados. Por fim, o lutador falou sobre a importância dos treinos diários e revelou que seu grande sonho no Judô é chegar à Seleção Brasileira e conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

“Acho que para evoluir no esporte, o único segredo é treinar muito. Minha Sensei e Meus pais me incentivam muito também, sempre assistem meus treinos e minhas competições. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira para disputar os Jogos Olímpicos e conseguir a medalha de ouro”, concluiu.

Tatame

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.