Com dificuldades na criação, Vasco vê bola parada como alternativa

O time Vasco da Gama tem dificuldade na criação, mas pode utilizar as bolas paradas como alternativa para superar carência.

O Vasco mostrou evolução mais uma vez na partida contra a Portuguesa, pela última rodada da Taça Guanabara, quando venceu por 3 a 2 em Bacaxá. No entanto, as dificuldades ainda são grandes, especialmente na criação. Se o meio de campo ainda está devendo, a saída tem sido nas bolas paradas. Pelo alto, o Cruz-Maltino construiu os dois primeiros gols, com o zagueiro Werley. Germán Cano fechou a conta do lado vascaíno.

Das 51 finalizações do Vasco no Campeonato Carioca, 10 foram a partir de cruzamentos, uma de lançamento e 11 de rebatidas. Nas bolas paradas, três chutes saíram de faltas e quatro de escanteios. O Cruz-Maltino é a equipe que mais chuta no Estadual (vale lembrar que o Flamengo, sem transmissão dos jogos, não entra nas estatísticas do “Footstats”). A maioria das tentativas acontece de longas distâncias, especialmente de 24 a 30 metros.

Dos gols de Werley, o primeiro saiu de um escanteio curto. Após a saída da bola feita por Henrique, Pikachu chegou para cruzar pela esquerda e colocou a bola na cabeça do defensor, que, livre, marcou. Depois, em mais um escanteio, desta vez pelo outro lado, o lateral-direito bateu direto na área, novamente no camisa 3, para ampliar o marcador.

No último jogo, levando em conta apenas as melhores oportunidades criadas, três chutes foram de fora da área (com Andrey e Marrony, duas vezes), três da grande área (inclusive o gol de Cano) e duas da pequena área (uma delas no gol mal anulado de Marrony). Os chutes de média e longa distância são também uma boa arma de uma equipe que ainda depende muito do talento individual para boas infiltrações.

– Mantivemos o aquilo que melhoramos na semana passada, que é a oportunidade de gol, a criação de jogadas para gols. Poderíamos ter liquidado em dez minutos no segundo tempo. Tivemos três chances claras e um gol muito mal anulado. Mas a verdade é que a equipe não está pronta. Vamos tentar fazer melhor. Precisamos fazer melhor – analisou Abel Braga após a partida.

Pensando nas bolas paradas e nos chutes de longa distância, o Vasco tem como principais jogadores Germán Cano, Marrony, Raul, Yago Pikachu e Andrey. Fredy Guarín, quando estrear, também ajudará, especialmente nas faltas.

Lancenet

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.