Ataque do Vasco vira alerta para estreia na Sul-Americana

O Vasco tem o pior início ofensivo no século e é uma alerta para a estreia na Sul-Americana contra o Oriente Petrolero-BOL.

Eliminado da Taça Guanabara com apenas quatro pontos em 15 disputados, o Vasco tem um ponto de atenção bem claro a resolver nesse início de temporada: o ataque. É o pior início ofensivo do clube no século, com apenas um gol marcado em cinco partidas (média de 0,2 por jogo).

Diante de número tão negativo, o alerta está ligado para a estreia na Sul-Americana contra o Oriente Petrolero-BOL, quarta-feira, às 21h30, em São Januário. Abel Braga sabe que é preciso encontrar a formação ideal para o Vasco reencontrar o caminho das redes.

– Vamos ver a equipe que vamos escalar para nos dar o gol que está faltando. Eu levo para casa hoje um sentimento de frustração, mas tenho esperança – afirmou Abel Braga após a derrota para o Botafogo, no último domingo.

Para se ter uma noção do quão paupérrimo é o rendimento do ataque vascaíno é o que o segundo pior ataque levando em consideração os cinco primeiros jogos da temporada, o da temporada de 2011, fez quatro gols. Número modesto, porém superior ao atual.

Em 2011, aliás, o Vasco igualou seu pior início no Campeonato Carioca em termos de aproveitamento – com um empate e quatro derrotas. Posteriormente, porém, o time cresceu na temporada, foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão no Campeonato Brasileiro.

Chama atenção também o número baixo de finalizações do Vasco, segundo o site de estatísticas Footstats. A média é de 11,8 por partida. Ao lado da Cabofriense, o time tem o pior ataque do Carioca, com apenas um gol marcado.

Ainda nesse aspecto, outro dado preocupante é o número de finalizações certas de acordo com o Footstats. De 59, apenas 17 foram na direção do gol (28,8%).

O fator positivo é Germán Cano, contratado para ser a referência do ataque vascaíno. Embora tenha marcado apenas um gol em três jogos, acertou sete das 10 finalizações tentadas no Campeonato Carioca – aproveitamento de 70%.

Cano precisa ser mais acionado, já que costuma conseguir soluções rápidas em curtos espaços dentro da área.

Desempenho do Vasco nos primeiros jogos desde 2001

Globo Esporte

Comente

Veja também
Bruno Henrique foi flagrado cantando
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Mateus Famer é o novo treinador de goleiros do Grêmio
Mateus Famer deixa o Vasco e acerta com o Grêmio

Ex-treinador de goleiros do Vasco da Gama, Mateus Famer fechou com a equipe do Grêmio para a próxima temporada.

Torcedor do Vasco perdeu um dente durante comemoração de gol na Copinha
Torcedor fica sem dente ao comemorar gol do Vasco na Copinha

Vasco da Gama estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate diante da equipe do XV de Piracicaba.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Titular absoluto! Léo Jardim acumula recordes e terá nova sombra no Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim não tem dado chance aos arqueiros reservas desde que chegou ao Cruzmaltino.