Clássico de hoje terá jogadores desconhecidos, mas com rivalidade acirrada

O clássico entre Vasco e Flamengo desta quarta-feira será de jovens jogadores da base, que já conhecem a rivalidade dos clubes.

Muitos dos jovens que estarão em campo no Flamengo e Vasco de hoje (22), às 21h, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Guanabara, ainda são desconhecidos do grande público. Porém, quem acompanha a base dos times sabe que o duelo de logo mais colocará frente a frente equipes que têm se acostumado a disputar títulos no sub-20, com uma rivalidade precocemente acirrada.

De 2017 para cá, todas as finais do Estadual da categoria foram decididas pelo Rubro-Negro e o Cruzmaltino, envolvendo em sua maioria jogadores que foram relacionados para o clássico agora pelo profissional.

O Flamengo foi campeão em 2018 e 2019. O Vasco, em 2017. No ano passado a Taça Guanabara foi para a Gávea e a Taça Rio, para São Januário. Os rubro-negros ainda se sagraram campeões da Taça Octávio Pinto Guimarães (OPG) sobre o rival.

Da escalação do segundo jogo da final do Carioca sub-20 do ano passado, por exemplo, deverão estar em campo hoje os rubro-negros Matheuzinho, Luiz Henrique, Yuri César, Rodrigo Muniz e Wendel; e os vascaínos Cayo Tenório, Ulisses, Riquelme e Vinícius. O zagueiro cruzmaltino Miranda, que provavelmente jogará logo mais, não esteve em campo naquela decisão por estar suspenso, mas se fez presente nas demais partidas.

Técnico do sub-20 do Flamengo, mas que tem sido interino enquanto Jorge Jesus não assume o comando, Maurício Souza acredita que o Vasco será mais ofensivo do que foi o Macaé, que segurou um empate em 0 a 0 na estreia das equipes na competição: “Creio que o Vasco saia mais para jogar do que o Macaé, mas é jogo a jogo. A gente tem nossa maneira de jogar, vai depender muito de como o Vasco vai se comportar para que a gente também saiba como se comportar”.

Já o técnico Abel Braga, pelo lado do Vasco, ainda mantém certo mistério, embora já tenha confirmado que utilizará garotos e que não colocará os mesmos jogadores que empataram em 0 a 0 com o Bangu no último domingo (19).

Uma das novidades deverá ser o goleiro Jordi, que, embora tenha sido revelado na base vascaína, é de uma geração mais velha do que a maioria dos jogadores que estarão em campo.

“Por mais que os mais experientes sejam mais rodados, a gente aprende com os mais novos também. É uma galera boa, com comprometimento diferente. São meninos com muita responsabilidade e com dedicação nos treinos. Eu vi anos atrás garotos subindo achando que estavam fixos no profissional e não ficaram. Essa nova safra é diferente. Eles se dedicam e aceitam as cobranças”, elogiou o goleiro, que foi destaque ano passado atuando por empréstimo no CSA.

Final do sub-20 com polêmica racial

No banco de reservas do Flamengo estará o goleiro Hugo Souza, que na final do Campeonato Carioca sub-20 do ano passado acusou torcedores do Vasco de terem feito gritos racistas contra ele. Posteriormente, um vascaíno, em entrevista ao UOL Esporte, alegou ter sido a pessoa acusada pelo atleta de ter proferido as ofensas e as negou. O Cruzmaltino também emitiu uma nota oficial onde fez ponderações. O caso não foi registrado na delegacia e a súmula não confirmou a injúria.

Curiosamente, pouco tempo depois foi a vez de o zagueiro cruzmaltino Miranda —que provavelmente será titular hoje— acusar situação semelhante. Seu caso, porém, aconteceu na Copa RS e foi contra o Independiente (ARG). O atleta, por sua vez, fez um boletim de ocorrência.

Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jardel nos tempos de Vasco
Jardel relembra passagem e revela gratidão pelo Vasco

Herói do tricampeonato Carioca, o ex-atacante Jardel contou histórias e contou que era tratado como ‘grandalhão desengonçado’.

Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória
Comprou ingresso para Vasco x Flamengo? Saiba o que será feito

O clássico entre Vasco da Gama e Flamengo não será mais neste sábado, por causa da paralisação do Campeonato Brasileiro.

Diego Carvalho Pereira em treino do Vasco
Diego Pereira segue com futuro indefinido no Vasco

O Vasco da Gama aumentou em 12 dias a licença do preparador físico Diego Pereira, que segue com o futuro indefinido.

Pedrinho é o presidente do Vasco
Saiba o que a associação espera em ação contra a 777 Partners

Com a ação na Justiça, a associação visa proteger a SAF do Vasco da Gama de possível penhora em caso de quebra da 777 Partners.

Adson sai mancando de São Januário
Adson não tem lesão constatada em exames

Os exames não apontaram grande problema e o atacante do Vasco da Gama, Adson, voltou aos treinos com o grupo.