Carlos Brazil analisa temporada da base do Vasco

O gerente das categorias de base do Vasco da Gama, Carlos Brazil, analisou como foi a temporada dos garotos de São Januário.

Ainda sobre o título mundial da categoria sub13…Ganhamos alguns campeonatos neste ano; chegamos em muitas finais; em diversas categorias essa fato ocorreu. Todos os passos são muito importantes no processo de formação e disputar com chances de ganhar faz parte desse processo.

O Vasco hoje disputa em todas as categorias com chances de ganhar. Mas esse campeonato se torna grande e especial à medida que enfrentamos escolas tidas como grandes escolas de formação no mundo: Barcelona, Real Madri, Bayer, Benfica, PSG, Juventus, Roma, Chivas… Parabéns a todos que participaram direta e indiretamente dessa conquista tão importante para a Instituição CR Vasco da Gama.

Não vou sequer considerar os títulos e finais disputadas em outras categorias…e antes que achem que não acho título importante na base, informo que acho. Não é o mais importante, mas acho que é item importante do processo, pq estamos formando vencedores. No Vasco precisamos formar vencedores, sempre.

Mas quero apenas chamar atenção para o sub20. Desde a Copa RS de 2018 chegando entre os 4 em competições nacionais/internacionais e entre os 2 em competições estaduais. Questionar títulos a essa categoria em competições de tão alto nível, disputando com clubes cujos investimentos e estruturas estão alguns degraus acima do Vasco por enquanto, acredito ser bastante injusto com essas gerações. Nas categorias de base as trocas de time/elenco são constantes e ainda assim, o modelo implantado, permitiu que chegássemos em tantas finais.

 Hoje temos competições de alto nível no sub20. Disputamos com equipes do 1º escalão em termos de formação. Sabe lá o que é chegar em 1º, na fase de pontos,, disputando com clubes com alto poder de investimento? Chegamos. Nas disputas finais faltou algo? Com certeza faltou, pq senão ganharíamos mais que perdemos. Mas não é fácil ser campeão. Se fosse fórmula 1, em que cada colocação somasse pontos, no final da temporada o Vasco seria campeão.

Reflitam: qual time de alto investimento do futebol brasileiro chegou entre os 4 em todas as competições que disputou? O Vasco chegou. E não chegou por acaso. Chegou com qualidade. Mais: em quase todos os jogos eliminatórios que disputou jogou melhor e saiu aplaudido e reconhecido. Acredito que o torcedor do Vasco tem todos os motivos p se orgulhar desses meninos. E para aqueles que não se orgulham (sei que são muito poucos) peço que reflitam se não precisam ver futebol com outro olhar. O Vasco é, e sempre será, GIGANTE, e é por causa de vocês, torcedores. Se orgulhem desses meninos; se orgulhem do que é produzido no clube.

 O Vasco disputa as competições com amplas chances de ser campeão, em todas as categorias de formação. Mais um motivo para se orgulharem de todos os #meninosdacolina. Mas não esqueçam: a Instituição está sempre à frente de tudo e de todos; não deem tanto valor àqueles que não quiserem fazer parte desse trajeto e do projeto de fazermos uma das melhores bases do Brasil. O Vasco é, e sempre será, pra quem acredita.

Twitter de Carlos Brazil

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.