Há 30 anos, Vasco vencia o São Paulo e conquistava o bi do Brasileiro

O Vasco da Gama vencia o São Paulo no Morumbi por 1x0 e conquistava o bicampeonato Brasileiro de 1989, em 16 de dezembro.

A segunda conquista nacional do Vasco da Gama completa 30 anos nesta segunda-feira (16/12). Ela foi obtida em 1989 por uma geração que ficará para sempre marcada na memória dos torcedores pelo bom futebol e pela forte identificação com as cores do clube. A grande maioria do elenco campeão foi formado em São Januário e muitos desses jogadores chegaram a vestir a camisa amarelinha. Até mesmo por isso, em diversos momentos daquele ano, o Gigante da Colina viu sua equipe, dirigida na oportunidade por Nelsinho Rosa, ser chamada de “SeleVasco”.

Apesar disso, o Almirante iniciou a temporada enfraquecido pelas saídas de Roberto Dinamite e Romário e não conseguiu o tão desejado Tricampeonato Carioca no primeiro semestre. No Brasileiro, porém, a história foi outra. O Vasco da Gama acertou a contratação de Bebeto junto ao Flamengo, reencontrou o bom futebol e voltou a ser um tormento para os adversários dentro das quatro linhas. A maior prova disso foi o retrospecto na primeira fase: cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

A confiança havia voltado e o Gigante da Colina, após 15 anos, parecia ter totais condições de retornar ao topo do futebol brasileiro. O começo da caminhada cruzmaltina na segunda fase, entretanto, não foi dos melhores. Dois empates e uma derrota para o Flamengo. Demonstrando realmente ser o “Time da Virada”, o Vasco da Gama se recuperou nos jogos seguintes e avançou para a grande decisão com a melhor campanha. Um dos principais destaques do time, Bismarck relembrou a trajetória do Almirante em 1989.

– O time em si era muito bom, em todos os setores, e era chamado de “SeleVasco” porque possuía vários jogadores com passagem pela Seleção Brasileira. Em 1989, não começamos bem, tivemos muitos altos e baixos, mas do meio para o final do Brasileiro o time foi criando mais confiança e passou a ganhar jogos importantes. Lembro que na reta final precisávamos ganhar duas partidas fora de casa contra Corinthians e Internacional, além de torcermos por um tropeço do Palmeiras, para nos classificarmos. Acabou que vencemos os dois jogos, o Palmeiras perdeu e nos classificamos para a final para enfrentar o São Paulo – relembrou Bismarck, completando logo em seguida.

– Me recordo que o regulamento proporcionava ao time de melhor campanha escolher se jogaria em casa ou fora a primeira partida da decisão. Ganhando essa primeira partida, não teria a segunda. Tínhamos feito uma campanha melhor que o São Paulo e poderíamos jogar no Maracanã, mas decidimos que íamos jogar e ganhar lá no Morumbi. O nosso momento era bom, vínhamos de duas grandes vitórias fora de casa, então nos fechamos e viajamos para lá determinados a voltar com aquela taça. Tudo deu certo e no final comemoramos o título com o “Casaca”. Ficamos felizes e eufóricos, pois o Vasco não ganhava um título desde 1974. Foi a realização de um sonho, algo inesquecível. Sinto saudades disso – acrescentou o lendário meio-campista, qur fez sua estreia entre os profissionais em 1987 e encerrou sua passagem pelo clube seis anos depois, em 1993, com 301 jogos disputados, 106 gols marcados e muitos títulos.

Sorato vibra com o gol do título ao Vasco

FICHA TÉCNICA

São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama
Campeonato Brasileiro 1989- Final

Data: 16 de dezembro de 1989
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Carlos dos Santos
Gol: Sorato, 05/2ºT (Vasco)

São Paulo: Gilmar, Netinho, Adílson, Ricardo Rocha, Nelsinho; Flávio, Raí, Bobô; Mário Tilico, Ney e Edivaldo (Paulo César). Treinador: Carlos Alberto Silva.

Vasco da Gama: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñónez, Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, Bismarck; Bebeto, Sorato e William. Treinador: Nelsinho Rosa.

CAMPANHA DO VASCO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1989

Cruzeiro 0x1 Vasco
Gol: Vivinho

Vasco 1×1 Coritiba
Gol: Vivinho

Santos 1×2 Vasco
Gols: Bebeto e Marco Antônio Boiadeiro

Vasco 2×2 Bahia
Gols: Bismarck (2)

Fluminense 0x0 Vasco
Gols: —

Vasco 4×1 Goiás
Gols: Mazinho, Bebeto, Célio Silva e Bismarck

Vasco 3×1 Grêmio
Gols: Bismarck (2) e William

Palmeiras 1×0 Vasco
Gols: —

Vasco 0x0 Portuguesa
Gols: —

Sport 0x1 Vasco
Gol: Tato

Vasco 0x0 São Paulo
Gols: —

Flamengo 2×0 Vasco
Gols: —

Inter de Limeira 2×2 Vasco
Gols: Tita e Bismarck

Vasco 4×2 Náutico
Gols: Bebeto (2), Bismarck e Cássio

Vasco 1×1 Atlético-MG
Gol: Bismarck

Botafogo 2×2 Vasco
Gols: Tita e Sorato

Corinthians 0x1 Vasco
Gol: Sorato

Inter 0x2 Vasco
Gols: Bebeto (2)

São Paulo 0x1 Vasco
Gol: Sorato

19 jogos
09 vitórias
08 empates
02 derrotas
27 gols marcadoa
16 gols contra

ARTILHEIRO – Bismarck – 8 gols

JOGADORES UTILIZADOS DURANTE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1989

GOLEIROS: Acácio;

LATERAIS: Luís Carlos Winck, Mazinho, Cássio e Ayupe;

ZAGUEIROS: Célio Silva, Marco Aurélio, Quiñonez, Leonardo Siqueira e Sidney;

MEIAS: França, Marco Antônio Boiadeiro, Bismarck, William, Zé do Carmo e Andrade;

ATACANTES: Bebeto, Sorato, Vivinho, Tita, Tato e Sonny Anderson.

Time Base: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, William e Bismarck; Bebeto e Sorato. Técnico: Nelsinho Rosa.

Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Bruno Henrique foi flagrado cantando
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Mateus Famer é o novo treinador de goleiros do Grêmio
Mateus Famer deixa o Vasco e acerta com o Grêmio

Ex-treinador de goleiros do Vasco da Gama, Mateus Famer fechou com a equipe do Grêmio para a próxima temporada.

Torcedor do Vasco perdeu um dente durante comemoração de gol na Copinha
Torcedor fica sem dente ao comemorar gol do Vasco na Copinha

Vasco da Gama estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate diante da equipe do XV de Piracicaba.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Titular absoluto! Léo Jardim acumula recordes e terá nova sombra no Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim não tem dado chance aos arqueiros reservas desde que chegou ao Cruzmaltino.