Há 20 anos, Vasco se tornava o 1º clube brasileiro a enfrentar um time da NBA

Apesar da derrota, o Vasco da Gama entrou para a história do basquete Brasileiro, como o primeiro a enfrentar um time da NBA.

O Club de Regatas Vasco da Gama há exatamente 20 anos, se tornava, mais uma vez, pioneiro em sua história e enfrentou pela primeira vez a equipe do San Antonio Spurs na decisão do antigo McDonald’s Championship, em Milão, na Itália.

A equipe vascaína, que contava com jogadores como Charles Byrd, Demétrius, Rogério, Sandro Varejão, Vargas, entre outros, era considerada o grande ”azarão” do campeonato, entretanto, dentro de quadra, a realidade foi outra.

Comandado pelo técnico Flor Melendez, o quinteto fez história e, mesmo não sendo campeão, deixou sua maior vitória na história de uma equipe Brasileira de basquete.

CAMINHADA ATÉ A FINAL

Pelas semifinais do torneio, o Vasco, Campeão Sul-Americano, venceu o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, Campeão da Euroliga. Na outra partida da semifinal, o San Antonio Spurs venceu a equipe do Varese, campeão italiano, tendo assim, a grande final da competição entre uma equipe Brasileira e outra da NBA, maior liga de basquete de todos os tempos.

Em 16 de outubro de 1999, San Antonio Spurs e Vasco entraram em quadra para a disputa do McDonald’s Championship. O quinteto vascaíno era Charles Byrd, Demétrius Ferracciú, Rogério Klafke, Sandro Varejão e  Vargas. No banco tinha Helinho, Janjão, Aylton Tesch e Mingão. O técnico Gregg Popovich contava com Steve Kerr, Avery Johnson, Terry Porter, Mario Elie, Antonio Daniels, Tim Duncan e David Robinson.

O jogo foi muito disputado até o terceiro quarto, porém, no último quarto a equipe adversária conseguiu abrir um placar elástico e, apesar do grande esforço da equipe vascaína, o time do Spurs venceu pelo placar de 103 a 68.

Em entrevista ao Jornal Extra, Helinho, ex-jogador e que fazia parte do elenco, comentou como foi a competição e algumas curiosidades.

– Na Itália, ninguém colocava fé na nossa equipe. Ficamos sabendo que a organização já estava até mesmo anunciado o jogo entre o San Antonio e o Zalgiris Kaunas na final. Porém, entramos em quadra, vencemos os europeus, e mostramos a nossa força.

Seleção dos melhores jogadores da competição: Charles Byrd (Vasco), Avery Johnson (San Antonio Spurs), Gianmarco Pozzecco (Varese), Tim Duncan (San Antonio Spurs) e Jose Vargas (Vasco).

Basquete do Vasco há 20 anos

Ficha do jogo

16/10/1999 – San Antonio Spurs 103 x 68 Vasco

Parciais: 28 x 21 / 28 x 15 (56 x 36) / 23 x 30 (79 x 66) / 24 x 02 (103 x 68)

Spurs: Steve Kerr (2), Antonio Daniels (10), Avery Johnson (14), Tim Duncan (32) e David Robinson (16). Téc: Gregg Popovich. Banco: Mario Elie (2), Jaren Jackson (7), Terry Porter (7), Ira Newble (2), Chucky Brown (4), Malik Rose (2), Samaki Walker (5) e Felton Spencer (0).

Vasco: Charles Byrd (17), Demétrius Ferracciú (12), Rogério Klafke (9), Sandro Varejão (6) e José Vargas (12). Téc: Flor Meléndez. Banco: Helinho (0), André Manteiguinha (0), Diego Pinheiro (0), Alexey (2), Aylton Tesch (5), Janjão (0) e Mingão (5).

Site Vasco Notícias

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.