Entenda o atual cenário da eleição do Vasco

Com muita polêmica, a eleição presencial do Vasco da Gama foi suspensa e um novo pleito acontecerá neste sábado.

Candidatos à presidência do Vasco
Candidatos à presidência do Vasco

Idas e vindas, brigas judiciais, discursos distintos, acusações e muita confusão. A eleição presidencial do Vasco gera dúvida, e os acontecimentos dos últimos dias se atropelaram, surpreenderam e mudaram radicalmente o cenário.

Para facilitar a compreensão, o ge apresenta uma lista de perguntas e respostas. Obviamente, muita coisa pode mudar nos próximos dias. Nada é definitivo, a questão está na Justiça, mas no momento, o pleito ocorrerá no sábado, exclusivamente online, com possibilidade de o associado votar em computadores na sede do Calabouço.

O que a Justiça determina no momento?

O ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu a decisão da véspera do desembargador Camilo Ribeiro Rulière, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que marcava a votação para sábado, de forma presencial, em São Januário. A decisão chegou ao conhecimento público faltando pouco menos de duas horas para o pleito iniciado em São Januário terminar.

Desta forma, por entender valer a decisão da juíza Debora Maria Barbosa Sarmento, da 7ª Vara Cível, que determinou que a eleição ocorra no próximo sábado, dia 14, de forma online, Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral, convocou o pleito como determinou a magistrada.

Como será a eleição no sábado, caso ela seja mantida?

A votação poderá ser realizada de forma remota ou na sede do Calabouço, entre 9h e 22h, onde haverá cabines com computadores. Para o sócio poder votar, é necessário realizar um pré-cadastro online, nesse site, até 10h desta sexta-feira. Essas informações constam no edital divulgado por Mussa.

Qual empresa vai conduzir a votação online?

Mussa escolheu e determinou que a Eleja Online seja responsável pela votação virtual no próximo sábado – trata-se da mesma empresa que operou a Assembleia Geral Extraordinária, que aprovou a votação direta para presidente.

A escolha ocorreu após análise de outras duas firmas especializadas. Mussa alegou que a Eleja ofereceu melhor serviço do que a Tafner, que tinha a preferência de Alexandre Campello, presidente do clube.

Campello, que promoveu encontro com candidatos para chegar a um acordo sobre o método de votação, apontou o que definiu como conflito de interesse:

– O clube não aceita a Eleja Online. Entendemos que há um conflito de interesses, não foi o clube que pagou. Isso por si só já tira a isenção. Não é possível realizar um processo eleitoral em que uma das chapas paga a empresa que organiza o pleito. O clube está pronto para cumprir a lei, desde que dentro da legalidade.

Quais candidatos confirmaram a participação na eleição de sábado?

Até o momento, apenas dois dos cinco candidatos que participaram da votação no sábado confirmaram participação na eleição do dia 14.

  • Jorge Salgado (Mais Vasco)
  • Julio Brant (Sempre Vasco)

Quais candidatos dizem que não vão participar da eleição no sábado?

  • Atual presidente, Alexandre Campello (Rumo Certo) retirou a candidatura nessa terça. O ex-candidato, quarto mais votado no sábado, disse que sai da disputa para dar isenção ao processo eleitoral.
  • Candidato mais votado no sábado, Leven Siano (Somamos) afirmou que não participará por entender ter sido eleito no pleito presencial de São Januário. Ele avisou que recorreria ao STJ para derrubar a suspensão.
  • Candidato com menos votos no sábado, Sérgio Frias (Aqui é Vasco) afirmou reconhecer a vitória de Leven Siano e disse que não participará da eleição no sábado. Frias, no entanto, deixou aberta a possibilidade de mudar de opinião: desde que Leven também participe.

A atual decisão da Justiça pode cair?

Sim. Leven Siano afirmou que apresentaria recurso para reverter a decisão do ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, do Superior Tribunal de Justiça. Advogado, Leven afirma que o STJ não tinha competência para tomar a decisão e que não foi cumprido o rito para a notificação oficial de suspensão do pleito.

Para quem devem migrar os votos de Campello?

Alexandre Campello anunciou que não apoiará formalmente nenhum candidato e vai se dedicar somente à organização das eleições. Seus apoiadores estão livres para decidir em quem votar. É a mesma postura do Avante Gigante, grupo político de Fed Lopes, que apoiava o atual presidente.

O que dizem os candidatos?

Alexandre Campello (Rumo Certo): “O que está valendo é a decisão que será online, no dia 14. Mas o que vai acontecer, não sabemos. O fato de retirar a candidatura nos dá bastante tranquilidade. Agora não assustamos mais ninguém, não temos preferência e vamos defender a instituição”.

Jorge Salgado (Mais Vasco): “Não vou carimbar essa eleição em hipótese alguma. Vou deixar a Justiça resolver, tem muitas evidencias do ponto de vista da ilegalidade. Não sou advogado. Fui chamado pelo Judiciário para participar da eleição e participei. Fui chamado Judiciário para parar a eleição e parei. E eu me orientei pelo meu jurídico e pelo bom senso. Sou um cumpridor da lei. Vou fazer o que a Justiça determinar. Se a Justiça determinar que a eleição está mantida para sábado, vou participar no sábado”.

Julio Brant (Sempre Vasco): “A Sempre Vasco não comenta decisão judicial. Ela cumpre. Eu lamento (a desistência do Leven em concorrer na eleição online). Pois ele vai perder para a gente. Espero que ele pare de falar e que brigue pelo voto que realmente vale. Leven, vem concorrer comigo. Vamos brigar pelo voto. Essa é a postura de quem realmente aceita ganhar ou perder. Todos têm de respeitar as regras do jogo e os adversários”.

Leven Siano (Somamos): “A eleição acabou. O que falta é a homologação do resultado por parte da Assembleia Geral. Ele sendo homologado, eu sou presidente. Liguei ao Roberto Monteiro (presidente do Conselho Deliberativo) e ao Silvio Godoi (presidente do Conselho de Beneméritos) e pedi que eles façam a coisa andar dentro do clube para que seja reconhecida a nossa vitória. Por respeito ao associado que votou, eu não me sujeito a outra eleição”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Eleição
Comente

Veja também
Vegetti brinca com Coutinho após assistência: ‘De cabeça?’

Autor de dois gols do Vasco da Gama contra o Sport, Vegetti revela brincadeira com Coutinho após assistência.

Vegetti comemora vitória do Vasco e exalta força de São Januário

Vegetti comemorou a conquista dos três pontos diante do Sport e diz que o time precisa ser sempre forte em São Januário.

Vegetti cita Romário e Dinamite como referências, mas evita comparações

Destaque do Vasco da Gama contra o Sport, Vegetti exalta Romário e Dinamite, mas evita comparações com os ídolos.

Melhores momentos de Vasco 3 x 1 Sport pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da vitória do Vasco da Gama sobre o Sport, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

PC Oliveira discorda de decisão do VAR em 2º gol de Vegetti contra o Sport

O comentarista PC Oliveira afirmou que foi falta de Vegetti no lance do segundo gol do Vasco contra o Sport.

Público e renda de Vasco 3 x 1 Sport pelo Brasileiro 2025

Quase 16 mil torcedores acompanharam a vitória do Vasco da Gama diante do Sport, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco vence o Sport por 3 x 1 em São Januário

Com gols de Vegetti e Rayan, o Vasco da Gama conseguiu mais 3 pontos no Brasileiro, após vencer o Sport, em São Januário.

Olho no rival! Escalação do Sport para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Sport para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, nem São Januário, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Vasco prepara homenagens a Dinamite no jogo contra o Sport

Roberto Dinamite completaria 71 anos no próximo dia 13 de abril e o Vasco da Gama preparou várias homenagens ao ídolo.

Escalação do Vasco contra o Sport

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Sport, em São Januário, ela 3ª rodada do Brasileiro.