Sub-20: Vasco se inspira no time de 92 para conquistar a Copinha

A equipe Sub-20 do Vasco se inspira no time que conquistou a Copinha em 1992 para buscar o segundo título para o Gigante.

O Vasco enfrenta o Manthiqueira às 17h30 (de Brasília) na tarde desta segunda-feira (14), em Guaratinguetá, em partida válida pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time carioca se classificou com a goleada por 4 a 0 sobre Juventude (três gols do centroavante Thiago Reis e um do atacante João Laranjeira), na manhã de sábado (12), em Taubaté. À tarde, em Guaratinguetá, o Manthiqueira venceu o Tubarão-SC nos pênaltis, após empate em 2 a 2, e disputará esta fase do torneio pela primeira vez.

O clube carioca tenta seu segundo título na competição. O primeiro e único foi conquistado em 1992 – há 27 anos, portanto. O time era treinado pelo técnico Gaúcho, e possuía atletas nascidos em 71, 72, 73 e 74.

A equipe em questão havia conquistado alguns títulos da categoria em 1991, como a Taça Belo Horizonte, Taça Carlinhos Maracanã e o Campeonato Carioca, e chegou embalada para disputar a Copinha no ano seguinte.

Na primeira fase, em disputa por pontos corridos, o Vasco enfrentou cinco equipes e se classificou na última vaga, atrás do São Paulo, eliminando Bahia, Atlético Mineiro, Portuguesa e Nacional-SP. O torneio, na época, contava com apenas 24 equipes, bem menos do que as 128 que participam da edição deste ano.

Após passar pela primeira fase, o Vasco entrou nas quartas-de-final e precisou passar pela Ponte Preta para seguir na competição. Já era a única representante do Rio de Janeiro. Em Campinas, o Expressinho, alcunha dada aos times juvenis do Vasco, venceu a Ponte por 3 a 1 e conquistou a vaga na semifinal.

Na semifinal, enfrentou o Santa Tereza, de Minas Gerais, equipe que não possuía tanta tradição como os adversários anteriores, mas fazia campanha espetacular e surpreendente, superando Corinthians e Fluminense na fase de grupos e o Santos nas quartas de final. Apesar do bom retrospecto, os mineiros não conseguiram superar o time liderado pelo artilheiro Valdir Bigode, que venceu por 2 a 0.

No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, o Vasco enfrentou o São Paulo no Pacaembu. Mesmo com o adversário jogando na sua cidade, o time não se intimidou. Segurou a pressão paulista e, aos 43m da primeira etapa, num escanteio, abriu o placar com um gol de cabeça de Valdir.

Aos 20m do segundo tempo, Andrei deixou tudo igual e levou a final para as cobranças de pênalti. Mona, do São Paulo. errou logo a primeira cobrança, e o Vasco não desperdiçou nenhuma: Vítor, Tinho, Leandro Ávila, Vianna e Fábio marcaram. A vitória por 5 a 3 nas penalidades e deu ao clube o único título da Copa São Paulo.

A equipe campeã cedeu inúmeros jogadores para a equipe principal. Caetano, Pimentel, Tinho, Alex Pinho, Leandro Ávila, Hernande e Valdir não apenas chegaram aos profissionais, como participaram da conquista de títulos importantes, em especial o Tricampeonato Estadual (1992, 1993 e 1994), o único da história do clube.

Escalação do Vasco: Caetano; Pimentel, Alex Pinho, Tinho e Josenilson (Fábio); Viana, Leandro Ávila, Vítor e Denilson (Pedro Renato); Valdir Bigode e Hernande. Técnico: Gaúcho.

Futebolzinho

Comente

Veja também
Philippe Coutinho
Empresário de Coutinho não teria gostado de vazamento de acordo verbal com o Vasco

Próximo de ser anunciado como novo reforço do Vasco da Gama, Philippe Coutinho está de férias no Rio de Janeiro.

Álvaro Pacheco em jogo no Allianz Parque
Álvaro Pacheco vê evolução no Vasco após atuação contra o Palmeiras

Álvaro Pacheco afirmou que viu evolução na atuação do Vasco da Gama contra o Palmeiras prega trabalho para melhorar a defesa.

Chael Sonnen assiste a Palmeiras x Vasco, no Allianz
Chael Sonnen provoca Casimiro após derrota do Vasco para o Palmeiras

Ex-lutador de MMA, o americano Chael Sonnen esteve no Allianz Parque para acompanhar Palmeiras x Vasco da Gama.

Alvaro Pacheco recebe vinho das mãos de Abel Ferreira
Abel Ferreira presenteia Álvaro Pacheco com vinho de edição limitada; veja

Treinadores portugueses de Vasco da Gama e Palmeiras, Álvaro Pacheco e Abel Ferreira são amigos de longa data.

Álvaro Pacheco é apresentado pelo Vasco
Torcedores do Vasco criticam Álvaro Pacheco e o comparam com Ricardo Sá Pinto

Treinador português que fez apenas seu segundo jogo pelo Vasco da Gama, Álvaro Pacheco não escapou da insatisfação da torcida.