Natação Paralímpica: Camille Rodrigues mira o Parapan de 2019

A nadadora do Vasco da Gama, Camille Rodrigues, grande sucesso na internet, destaca foco na disputa do Parapan de 2019.

Mesmo com a conquista de milhares de fãs nas redes sociais com vídeos de dança, a nadadora paralímpica Camille Rodrigues continua focando a atenção no que acontece entre as raias da piscina. Detentora de recordes nacionais, a atleta de 26 anos vai buscar medalhas no Parapan-Americano de Lima, em 2019.

– A natação é a minha profissão, a dança é um hobby. Esse ano foi meio nulo de competição, não tiveram competições importantes como o Parapan e Paralimpíada, eu pude estar um pouco mais na dança.

A atleta do Vasco foi até Sorocaba, a 100 km de São Paulo, nesta terça-feira para fazer ajustes na prótese da perna direita, amputada quando Camille tinha dois anos por conta de uma malformação congênita. A nadadora conta que está acostumada com o ritmo dos treinos para manter o corpo preparado.

– A natação começou com quatro anos como descrição médica e ajuda na autoestima. A gente que é atleta tem que manter dieta, tem que malhar, tem preparação física e por isso o corpo fica atlético. Não é só profissão, é independência de vida, é aprender a ganhar e perder… É parte da construção pessoal.

Ao acompanhar os cuidados da prótese de Camille, o técnico protesista ortopédico Nelson Nolé não deixa de se emocionar com a história de superação da nadadora paralímpica.

– Eu fiz a prótese para uma pessoa como essa moça, que tem uma vida normal e é atleta. Ela é um exemplo de reabilitação e incentivo na vida.

Natural de Santo Antônio de Pádua, interior do Rio de Janeiro, Camille foi ouro nos 400m livre, 100m costas e 100m livre e bronze nos 50m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015. Ela também esteve em eventos importantes como a Paralimpíada do Rio, em 2016, e os Mundiais de 2013 e 2017.

– Tive recordes maravilhosos. Eu tenho uma carreira bem legal dentro do esporte, coisas que poucas mulheres conseguiram no Brasil. Tenho dois Parapan-Americanos com oito medalhas e tenho uma Paralimpíada nas costas, ficando em 10º no Rio 2016.

Com mais de 240 mil seguidores no Instagram, Camille tem encontrado tempo para se dedicar à dança, em paralelo à carreira do esporte. Entre as experiências, a atleta participou da nova abertura do Fantástico, se apresentou no palco do Prêmio Multishow ao lado da cantora Anitta e foi estrela em um clipe do cantor Lucas Lucco. Camille conta que não tem uma rotina de ensaios, apesar dos fãs pedirem os vídeos nas redes sociais.

– Em 2019, a dança vai ficar um pouco de escanteio, mas sempre mantendo os passos, até porque as pessoas me cobram nas redes sociais. A dança serviu de aceitação do corpo na minha adolescência e é uma coisa que eu gosto de levar até hoje.

Além de não pendurar o maiô em 2019, a nadadora tem o plano de colocar o canal do Youtube para funcionar com informações para deficientes, tanto sobre o esporte quanto para ajudar no amor próprio.

– Quero colocar o canal pra funcionar de verdade para deficientes que têm pouca informação. O meu Instagram também envolve motivação e eu procuro ajudar quem manda mensagem.

Camille Rodrigues mira disputa do Parapan de 2019

Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vegetti e Payet comemorando gol contra o Água Santa
Vasco terá mudanças contra a Vitória e vai para 6ª escalação diferente no Brasileiro

O técnico interino Rafael Paiva segue em busca da equipe ideal e novamente mudará a escalação do Vasco da Gama.

Philippe Coutinho em ação pelo Vasco em 2009
Vasco e Philippe Coutinho estariam negociando volta ao Clube

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Philippe Coutinho pode retornar ao Clube no segundo semestre de 2024.

Nova camisa branca do Vasco
Vasco pode ter nova fornecedora de material esportivo ainda em 2024; veja nomes cogitados

O vínculo com a Kappa termina dia 31 de dezembro de 2024, mas a 777 Partners estuda rescindir o contrato com a fornecedora.

Vegetti em jogo no maracanã
Vasco é o time mais ineficiente do Campeonato Brasileiro

O Vasco da Gama é um das equipes que mais finalizam no Brasileiro, mas sofre para converter finalizações em gols.

Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Boavista por 5 x 2 pela Copa Rio Sub-16

Marçal, Lucas Melim, Davi, Medina e Luis Felipe marcam os gols da vitória do Vasco da Gama diante do Boavista, pela Copa Rio Sub-16.