Vasco frusta torcida e vive temporada para esquecer

O Vasco da Gama sofreu nesta temporada com problemas políticos, administrativos e a falta de planejamento da diretoria.

Há exatamente um ano, o Vasco se classificava para a Libertadores e deixava a torcida esperançosa de um 2018 bem mais produtivo que o histórico recente do clube. Agora, faltando apenas um jogo para o fim da temporada, a empolgação torna-se mais uma vez decepção e a frustração de que o drama permanecerá. Os problemas administrativos e a falta de planejamento, mais uma vez, fazem o clube novamente brigar contra o rebaixamento até dezembro. O LANCE! analisa.

Entre mudanças de técnico, dirigentes e um conturbado clima político, a montagem do elenco apresentou falhas durante toda a temporada. E foi prejudicada pelo caótico departamento médico, repleto de jogadores desde o início do ano. Neste momento, por exemplo, são oito atletas sem condições de atuar no jogo que define a permanência na primeira divisão – no mínimo.

As escolhas de contratações também foram prejudicadas com as mudanças internas. O dirigente Paulo Pelaipe foi demitido com a chegada PC Gusmão, a pedido de Jorginho, que entrou no lugar de Zé Ricardo e saiu meses depois. Com Alberto Valentim, alguns atletas até mudaram de posição e cria dúvidas contra o Ceará: o treinador vê Fabrício como meia e terá que improvisar um jogador na lateral, já que Henrique e Ramon estão lesionados.

Diante de tantas lacunas não preenchidas na temporada, o Vasco joga a vida contra o Ceará neste domingo precisando de um empate. Uma possível queda seria fruto de um planejamento mal feito, mas que pode ser revertido em 2019 caso o time espante o fantasma do rebaixamento neste domingo.

​DM lotado

Desde janeiro, o time sofre com algumas lesões graves e várias menos intensas. O volante Marcelo Mattos, por exemplo, nem jogou durante todo ano. O zagueiro Breno, teoricamente titular, entrou em campo apenas oito vezes. Rildo, Vinícius Araújo, Ramon, Lenon, Werley, Bruno Silva e Rafael Galhardo também passaram grande parte do ano no Departamento Médico.

Crise política

As eleições de dezembro passado ainda não terminaram. Durante o ano, a Justiça determinou algumas vezes que um novo pleito aconteceria – mas em todas as vezes houve reviravolta nos tribunais. De qualquer forma, a presidência gastou tempo precioso focado em brigas internas em vez de encontrar soluções para o clube.

Elenco remendado

Com três treinadores diferentes no ano e duas diretorias de futebol, o elenco acabou desequilibrado: são três laterais-direito de origem (Rafael Galhardo, Lenon e Pikachu), mas quem atua na posição é um zagueiro improvisado(Luiz Gustavo). Na meia, Thiago Galhardo e Giovanni Augusto são os nomes do setor, mas foram reservas na maior parte do ano. O lateral Fabrício mudou de função com Valentim e é meia e o volante Willian Maranhão pode ser o lateral-esquerdo no jogo decisivo da temporada.

Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Logo da Liga Forte
Liga Forte União reprova litígio entre Vasco e 777 Partners

A Liga Forte União não apoia a ação de Pedrinho contra a 777 Partners e demonstra preocupação através de uma nota oficial.

Julio Brant e Lucio Barbosa
Vasco questiona Lucio Barbosa e Julio Brant sobre caixa da SAF zerado

Diretoria do Vasco associativo questiona comemorações de Lúcio Barbosa e Julio Brant, após encontrar caixa da SAF zerado.

Sub-20 do Vasco empata com profissional da Portuguesa
Sub-20 do Vasco empata com o time profissional da Portuguesa em jogo-treino

O Vasco da Gama sub-20 realizou o seu segundo jogo-treino na intertemporada em São Paulo e ficou no empate pelo placar de 0x0.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Dono da Crefisa se aborrece com rumores sobre comprar da parte da 777 na SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, respondeu em tom nada amistoso sobre os rumores que o ligam à SAF do Vasco da Gama.

JP estreia pelo profissional do Vasco contra o Grêmio
JP é convocado para período de treinos na Seleção sub-20

Ramon Menezes convocou o meia JP, do Vasco da Gama, para um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20.