Basquete: Vasco enfrenta o Franca neste sábado pelo NBB
A equipe do Vasco da Gama enfrenta o Franca neste sábado, às 14h, no Ginásio Pedrocão, pelo NBB.
A vaga nos playoffs está garantida, mas não da forma como o Vasco imaginou no começo do Novo Basquete Brasil. Hoje 11º colocado, o Cruz-Maltino pode atingir no máximo o oitavo lugar e terá que necessariamente passar pelas oitavas de final, provavelmente decidindo fora de casa se chegar ao jogo 5 do mata-mata. A reta final de classificação, porém, pode ter um significado importante. Os cariocas fecham essa fase diante de Franca e Bauru, com ambos os jogos em São Paulo. Dois rivais duros, candidatos ao título e porque não, uma chance de mostrar que o Vasco ainda pode dar trabalho neste NBB.
O primeiro teste será neste sábado, às 14h, diante do Franca, no Ginásio Pedrocão. E se de um lado Franca, terceiro colocado, não pode mais buscar Paulistano ou Flamengo, o Cruz-Maltino entende que esse confronto é fundamental para a sequência da temporada. É o que diz o armador Nezinho.
– Acredito que é um jogo super importante para a gente. Queremos muito fazer um bom confronto e buscar um resultado positivo para poder dar mais ânimo para a nossa equipe nesta fase decisiva que são os playoffs. Precisamos fazer uma boa exibição, acreditar sempre na vitória, para que possamos sair vencedores e fortalecidos ainda mais para os playoffs que estão chegando – cita Nezinho.
Em Franca, a novidade é o retorno de Alexey, que ficou fora de boa parte do NBB por lesão. Ainda sem Leandrinho, se recuperando, a equipe do técnico Helinho ganha outra opção na armação das jogadas com a volta do jovem.
– Estou feliz de estar de volta e ansioso para sentir a energia da torcida. Foi um momento muito complicado não poder fazer o que mais gosto. Estou sem dores, completamente recuperado e na expectativa para o jogo contra o Vasco – garantiu Alexey.
Nas últimas semanas, o Vasco fez uma espécie de pré-temporada e aproveitou o tempo livre para recuperar jogadores que voltavam de lesão ou ainda sentiam dores, como Gui Deodato e Fúlvio. Para o técnico Christiano Pereira, é momento de ganhar moral para o mata-mata.
– Traçamos um planejamento que era sobre darmos a volta por cima nessas últimas partidas do returno para entrarmos fortes nos playoffs. Isso envolve tudo. Fazer uma curta pré-temporada, colocar os jogadores melhores fisicamente. Tivemos tempo suficiente de recuperar quem ainda tinha algum tipo de lesão ou dor. Foi feito. São dois adversários que estão na quina da tabela, em termos de classificação não vai mudar muito para a gente, mas sabemos da importância para ganharmos moral e confiança para os playoffs – cita o técnico Christiano Pereira.
Globo Esporte