Leven Siano revela planos para aumentar arrecadação do Vasco e promete time forte

O candidato à presidência do Vasco da Gama, Leven Siano revelou seus planos para melhorar a situação do Clube.

Leven Siano em live da chapa Somamos
Leven Siano em live da chapa Somamos (Foto: Reprodução)

Luiz Roberto Leven Siano saiu na frente dos outros candidatos à presidência do Vasco ao menos no que diz respeito à campanha em si. Em março de 2019, surgiram as primeiras notícias de que o advogado, que ganhou notoriedade no mundo do futebol por ter sido representante do ex-atacante Edmundo durante anos, entraria na política de São Januário visando a posição mais importante do clube.

Ele é o quarto dos cinco candidatos a responder às perguntas de O GLOBO sobre os maiores desafios no horizonte do Cruz-maltino: gerar receitas, reduzir as despesas, crescer estruturalmente, administrar os problemas a curto prazo e, principalmente, voltar a ter um futebol vencedor. Para todos que pretendem ocupar a cadeira mais alta da Colina, mais importante do que saber o que se pretende fazer, é como fazer.

Na peregrinação pelos grupos políticos do clube, Leven Siano apresentou um projeto chamado SOMAMOS, em que promete revolucionar a vida do Vasco a curto prazo. Ele afirma ter dois projetos diferentes daquele que a atual diretoria toca para reforma, ampliação e modernização de São Januário. Ele diz já ter soluções para aumentar receita, administrar a dívida vascaína e assim conseguir montar um time forte para a disputa do próximo Campeonato Brasileiro.

Aos 51 anos, Leven Siano entra na política de São Januário com o apoio de dois grupos numerosos: a “Identidade Vasco” e o “Fuzarca”, além de Luiz Manuel Fernandes, pré-candidato que abriu mão da disputa a favor de Leven. A chapa “Somamos” também conseguiu o apoio de alguns dissidentes da gestão Campello. Em maio, entrou de vez no radar do torcedor vascaíno ao anunciar o acerto para Yaya Touré defender o clube caso ele fosse eleito presidente. Pouco tempo depois, o jogador da Costa do Marfim desfez o acordo.

Como melhorar a arrecadação do clube?

Fizemos para o clube um projeto chamado SOMAMOS, que contém um planejamento estratégico detalhado em cerca de 200 páginas e um plano de negócios fundamentado por uma modelagem financeira. Aumentaremos a arrecadação propondo um novo modelo de negócios para o clube focado em um pacote de entregas no setor da economia digital. Além disso, vamos internacionalizar a marca, apresentar um plano inovador de relacionamento do torcedor com o clube criando um poderoso ecossistema. Digitalizaremos alguns ativos, investiremos em clubes em Portugal e nos EUA e faremos uma reforma de estádio que será uma verdadeira revitalização do bairro de São Cristóvão. Para implementar esse projeto estamos trazendo uma equipe de 12 executivos remunerados de mercado, incluindo três da Europa, dentre os quais o ex-executivo do Manchester City e do Barcelona, Francisco Lopez.

Como diminuir/administrar a dívida?

A prioridade é resolver a dívida, reestruturando-a. Grandes clubes brasileiros e do exterior têm dívidas como a do Vasco e até maior. Grandes empresas também. O problema do Vasco não é a dívida, mas o prazo de pagamento de parte dela, ou seja, o passivo circulante. O problema que impede o clube operar com eficiência é a falta de fluxo de caixa positivo. Mapeamos oportunidades de financiamento externo a custo baixo com prazo de carência para melhorar a qualidade do endividamento, substituindo as dívidas de curto prazo por uma dívida de longo prazo. Com esse investimento poderemos não só reestruturar as dívidas, mas ter um time de futebol forte e investir nos novos negócios do novo ecossistema de receitas para aumentar nossa arrecadação e voltarmos a disputar títulos.

Quais são seus planos para a infraestrutura (São Januário, CT…) do clube?

Temos dois projetos para o estádio. Um que encomendei com recursos próprios e custou cerca de R$ 900 mil, do Serneke Group, e outro da Popuolous, que já construiu 3 mil estádios e arenas em todo o mundo, incluindo Wembley e os estádios do Arsenal e do Tottenham. A reforma que propomos tornará São Januário em um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro e revitalizará o bairro de São Cristovão, gerando educação, esportes, oportunidades, emprego e renda para as comunidades e moradores da região. São 7 estratégias para essa reforma: arquitetura sustentável (porosidade em vez de rugosidade), que contribui para a saúde das pessoas do bairro, ajuda a diminuir até as taxas de criminalidade, segundo estudiosos; integração do estádio com o bairro, gerando receitas todos os dias e não somente nos dias de jogos; entrada na rede de turismo da cidade, como sexto maior estádio do país, o primeiro que terá uma abordagem verde e a certificação leed platinum, além do incentivo a 38 modalidades esportivas que poderão ser praticadas no complexo com a valorização de tudo o que ele representa para a torcida vascaína e para a história do nosso país.

Como melhorar o desempenho do futebol?

Com o investimento inicial que captamos poderemos fazer um time forte a partir do segundo semestre de 2021. Buscaremos jogadores de ponta, mas que estejam alinhados com a identidade organizacional que estamos dando ao clube, especialmente os valores do clube na sua luta pela igualdade racial.

Qual é a prioridade nos primeiros 100 dias de gestão?

Implementar o projeto SOMAMOS. Diferentemente do que o torcedor vascaíno se acostumou, iniciamos o trabalho de construção de um planejamento para o clube dois anos antes de se iniciar a gestão.

Fonte: O Globo Online

Mais sobre:Leven Siano
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek detona protesto de organizadas do Vasco

O apresentador André Rizek considerou a cobranças de membros de organizadas feitas ao elenco do Vasco como humilhação.

Ramón Díaz durante jogo no Maracanã
Quem paga? Vasco e Ramón Díaz vivem impasse sobre rescisão de contrato

Com o impasse sobre a decisão da saída, o técnico Ramón Díaz e o Vasco da Gama ainda precisam resolver a questão da multa rescisória.

José Mourinho é um técnico de sucesso mundial
Torcida reprova saída de Ramón Díaz e elege José Mourinho como substituto

Em enquete, os torcedores do Vasco da Gama elegeram o português José Mourinho para ser o substituto de Ramón Díaz.

Treino do Vasco com campo reduzido
Sob o comando de Rafael Paiva, Vasco treina visando o Fortaleza; assista

O Vasco da Gama começou a preparação para o jogo contra Fortaleza, válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Vasco chegará ao 10º técnico na década

O substituto de Ramón Díaz, demitido no fim de semana, será o 10º técnico que o Vasco contrata desde 2021.