Números mostram que Henrique pode fazer diferença no Vasco

O lateral-esquerdo Henrique supera desconfiança e fase ruim, e passa a fazer a diferença no Vasco da Gama na temporada.

O lateral-esquerdo Henrique está tendo um 2018 que provavelmente nem ele esperava. Substituto de Ramon desde a grave lesão no joelho, sofrida em outubro do ano passado, o jogador revelado nas categorias de base do Cruz-Maltino matou a responsabilidade no peito e mostrou que pode ser muito mais do que um simples lateral.

Aos 23 anos, o ainda garoto no olhar e nas palavras sempre muito conscientes deixou para trás qualquer dúvida de que poderia suprir a ausência de Ramon e ser titular absoluto do Vasco. Na atual temporada, sob comando do técnico Zé Ricardo, é o líder de assistências, de passes certos e de cruzamentos certos do Cruz-Maltino.

Assistências: 3 (todas no Campeonato Carioca)
Cruzamentos certos: 4 na Libertadores e 6 no Campeonato Carioca (ao todo, 10)
Passes certos: 194 no Campeonato Carioca e 120 na Libertadores (314, ao todo)

Na última quinta-feira, em São Januário, Henrique mostrou novamente que pode ser o diferencial do Vasco em situações difíceis. A equipe perdia por 1 a 0 para o Macaé e pouco atacava, sequer assustava o goleiro adversário. Depois de rápida troca de passes no meio de campo, o lateral-esquerdo acertou ótimo cruzamento para Ríos empatar a partida e mudar o panorama da noite.

E tem sido assim com frequência. Zé Ricardo gosta de dar liberdade aos laterais – Pikachu, por exemplo, tem quatro gols na temporada. Henrique, em compensação, tem sido útil com cruzamentos precisos para os atacantes e outros jogadores que chegam à área adversária.

Henrique vive o melhor momento de sua carreira profissional. Ele foi promovido ao profissional do Vasco em 2013, pelo técnico Dorival Júnior. Depois de boas atuações, foi convocado para seleção brasileira sub-20 e teve de conviver com uma dura rotina: uma lesão crônica na coxa esquerda. O problema era, na verdade, um desequilíbrio muscular descoberto tempos depois.

Ramon só deve voltar aos gramados em junho, de acordo com a previsão do departamento médico do Vasco. Até lá, Henrique é o dono incontestável da posição – azar do reserva Alan Cardoso.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado, ex-presidente do Vasco
Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.