Há 18 anos Felipe estreava pelo Vasco contra o Botafogo

No dia 3 de novembro de 1996, Felipe estreou pelo Vasco com atuação discreta, mas o suficiente para mantê-lo no elenco principal.

Poderia ter sido apenas mais um Vasco x Botafogo da história, se não fosse por aquele jovem franzino, de apenas 19 anos, e seus dribles desconcertantes com sua perna canhota.

Aquele dia 3 de novembro de 96, quando o Cruz-Maltino bateu o Glorioso por 2 a 1, num jogo cheio de reclamações, confusões e tumultos, poderia ter passado despercebido, se não marcasse a estreia de Felipe pelo Gigante.

Se soubessem que estariam presenciando o surgimento de um dos maiores ídolos da história vascaína, os torcedores teriam ido em maior quantidade que os apenas 8.852 espectadores daquele jogo.

Substituindo o experiente Cássio, o menino – que passara toda a sua infância no futebol de salão da equipe de São Januário – finalmente formaria dupla com seu parceiro e amigo Pedrinho, desta vez, nos profissionais. Era o início de uma nova etapa dos garotos, e a formação de um dos times mais vitoriosos da história do clube.

Sua atuação foi discreta, ao menos para os padrões alcançados posteriormente, mas o suficiente para mantê-lo no elenco principal, assumindo a titularidade na temporada seguinte. Logo ele, que meses antes era reserva de Bill – aquele mesmo que passou também pelo Botafogo – nos juniores.

Deste dia em diante, o banco da base virou ídolo, conquistou a torcida, o Brasil e a América. Virou segundo volante, terceiro homem de meio de campo e depois Maestro. Em seus últimos anos de carreira, se transformou num 10 disfarçado com a 6 às costas.

Felipe conquistou, pelo Vasco, mais títulos – em importância – que muitos clubes tradicionais do país. Nos 375 jogos em que atuou com a camisa cruz-maltina, o jogador marcou apenas 33 gols, mas ganhou um Campeonato Carioca (98), um Rio-São Paulo (99), uma Copa do Brasil (2011), dois Brasileiros (97 e 2000), uma Mercosul (2000) e um Libertadores (98). Tá ruim?!

O Maestro mudou com o tempo. De jovem intempestivo à líder do grupo. De lateral à meia. De promessa à eterno. À exceção do manjado – porém, quase ‘imarcável’ – corte seco para a esquerda, muita coisa mudou na vida daquele menino.

Talento, tempo de casa, identificação, brio, conquistas… Um ídolo incontestável, que há 18 anos iniciava a sua vitoriosa trajetória.

Felipe conquistou grandes títulos pelo Vasco

ESTREIA DE FELIPE PELO VASCO:

Vasco Da Gama 2 x 1 Botafogo (RJ)

Data: 03/11/1996
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Jorge Dos Santos Travassos
Público : 8.852
Gols : Túlio (Botafogo 5/2ºT), Ranielli (Vasco 52/2ºT) e Edmundo (Vasco 56/2ºT)

Vasco – Carlos Germano, Pimentel, João Luís, Tinho, Felipe, Luisinho, Nélson, Pedrinho (Ranielli), Ramón, Macedo (Cristiano) e Edmundo Técnico : Antônio Lopes

Botafogo – Wagner, Wilson Goiano (Alemão ((Djair), Grotto, Gonçalves, Bruno Carvalho, Moisés, França, Cleíton, Bentinho, Mauricinho e Túlio Técnico : Jair Pereira

Blog do Garone

Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco investirá na compra de Loide Augusto

O Vasco da Gama negocia a contratação de Loide Augusto e pode gastar até quase R$ 15 milhões pelo atacante.

Loide Augusto é liberado para assinar com o Vasco

Depois de mais de um mês de negociação, o Alanyaspor liberou o angolano Loide Augusto para acertar com o Vasco da Gama.

Post do Botafogo em São Januário revolta vascaínos

Uma publicação do Botafogo nas redes sociais antes da partida contra o Vasco da Gama gerou polêmica entre os torcedores.

Confira o raio-x dos gols de Vegetti com a camisa do Vasco

Goleador do Vasco da Gama, Vegetti chegou ao time em agosto de 2023 e alcançou a marca de quarenta gols pelo Cruzmaltino.

Vegetti chega aos 40 gols pelo Vasco e vira o 6º maior artilheiro do time no século

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti marcou o gol da vitória Cruzmaltina contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca.

Vasco pode ter 4 reforços contra o Flamengo pelo Carioca

Vasco da Gama corre para regularizar a situação dos jogadores recém contratados e poder contar com esses atletas diante do Flamengo.

Vasco pega o Flamengo de olho em revanche contra carrasco 

Vasco da Gama ficou com o quarto lugar da Taça Guanabara e vai encarar o Flamengo em uma das semifinais do Campeonato Carioca.

Vasco não perde em São Januário pelo Carioca desde 2021

Invicto há quase cinco anos no Campeonato Carioca em São Januário, Vasco da Gama conquistou a última vaga nas semifinais deste ano.

Vasco mostra evolução, mas precisará de mais para enfrentar o Flamengo

Vasco da Gama bateu o Botafogo por 1×0 e agora irá enfrentar o Flamengo nas semifinais do Campeonato Carioca. 

‘Coisa horrorosa’, diz comentarista ao analisar o futebol do Vasco

Para o jornalista, além do Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo não apresentam um bom futebol, como faz o Flamengo.