Confira o desempenho do Vasco no Brasileiro em estatística de expectativa x gols marcados

Levantamento mostra o bom desempenho do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro na estatística de expectativa x gols marcados.

Germán Cano comemorando gol contra o Botafogo
Germán Cano comemorando gol contra o Botafogo (Foto: André Durão)

Na tabela de classificação, o Atlético-MG tem apenas dois pontos de vantagem em relação ao vice-líder Internacional, que já disputou um jogo a mais, mas nas estatísticas de qualidade, o time mineiro sobra muito mais. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos as finalizações das equipes considerando a frequência com que concluem em gol e a qualidade de cada, quanto risco ela levam aos adversários.

Por esse ponto de vista, o Vasco é um fenômeno ofensivo: pelas características e quantidade das finalizações que fez, a expectativa é que tivesse 11 gols marcados no Brasileirão, mas já marcou 18, no arredondamento, sete gols além da expectativa. É o que mostra a tabela abaixo.

Expectativa x realidade: as estatísticas de xG

*O saldo entre a expectativa e a realidade

Quando avaliado pela Expectativa de Gols (xG), percebe-se que está difícil alcançar o time de Jorge Sampaoli com o Brasileirão se encaminhando para o final do primeiro turno. Como mostra o gráfico abaixo, o Atlético-MG é o time que mais finaliza na competição e faz isso impondo um imenso perigo aos adversários. Quanto mais à direita no gráfico, mais o time finaliza em média por jogo e quando mais para cime ele está, mais perigo ele impõe nessas finalizações.

Desempenho ofensivo dos times no Brasileirão
o

Só que um ataque é tão bom quando a defesa adversária permite que ele seja. Então, antes da próxima rodada, é preciso analisar as chances e a qualidade das chances que os adversários conseguem criar quando enfrentam cada equipe. Essa capacidade defensiva de cada um está representada no gráfico abaixo. Quanto mais à direita, mais vezes o time sofre finalizações, e quanto mais alto, mais perigosas são as finalizações que sofre, em média.

No canto inferior à esquerda, aparecem Internacional e São Paulo, duas defesas que permitem menos finalizações aos adversários e também com baixa qualidade, o que torna muito difícil fazer um gol contra eles. O Internacional sofre em média 8,9 finalizações por jogo, e o São Paulo, 9,1.

Com características muito próximas, o Bahia está sobrepondo o distintivo do Atlético-GO na arte abaixo, mas é assim mesmo que acontece, pois os números são próximos.

Desempenho defensivo dos times no Brasileirão
Expectativa x realidade as estatísticas de xG contra

*O saldo entre a expectativa e a realidade

Os dados de xG permitem fazer análises profundas. A arte abaixo foi feita a partir da simulação de 10 mil jogos para cada partida que está para ser realizada no Brasileirão e projeta o que deve ser o futuro das equipes na competição se as características que elas apresentam forem mantidas até o final do campeonato. Percebe-se o São Paulo e o Santos subindo na classificação, o Grêmio despencando, assim como o Corinthians, que está na zona do rebaixamento. Ela mostra de outra forma aquelas projeções de chances de ser campeão e fugir do rebaixamento.

Evolução das projeções para o Campeonato Brasileiro

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados aplicada a 68.204 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 2.804 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013. Consideramos a altura dos goleiros que sofreram cada uma dessas finalizações, a diferença de valor de mercado das equipes em cada temporada, o tempo de jogo e a diferença no placar no momento de cada finalização, além do ângulo e da distância entre a bola em cada conclusão e o gol em si.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson bivariada, que calcula as probabilidades de eventos – no caso, os gols de cada equipe – acontecerem dentro de um certo período de tempo (o jogo).

Veja em três jogos da rodada passada como os clubes constroem seus xG ao longo da partida.

XG Campeonato Brasileiro - Jogo 1
XG Campeonato Brasileiro - Jogo 2
XG Campeonato Brasileiro - Jogo 3

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Porque o var coloca 2 linhas que se convergem com as linhas laterais em ângulos diferentes de 90 graus.ad linhas estão inclinadas isto é totalmente assimétricas, no caso do lance entre Vasco x flamengo o bandeira está bem mais colocado do que a linha traçada pelo burrcomputador, a linha a ser traçada tem que estar nas duas laterais fazendo um um ângulo de 90 graus.esta linha terá que tá enviar o corpo do Felipe Luis e seguir em linha reta não inclinada, inclinando as linhas eu mudo qualqer posiçao.,ou seja tem que ter critériopelo menos geométrico.

Comente

Veja também
Vasco não disputará clássicos no Brasileiro em São Januário pela 1ª vez em 10 anos

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.

Paulinho e Garré podem perder a titularidade no jogo contra o Corinthians

Paulinho e Garré não tiveram bom desempenho contra o Melgar e são dúvidas entre os titulares para o jogo de domingo.

Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians; veja detalhes do treino

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.