Confira o desempenho do Vasco no Brasileiro em estatística de expectativa x gols marcados

Levantamento mostra o bom desempenho do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro na estatística de expectativa x gols marcados.

Germán Cano comemorando gol contra o Botafogo
Germán Cano comemorando gol contra o Botafogo (Foto: André Durão)

Na tabela de classificação, o Atlético-MG tem apenas dois pontos de vantagem em relação ao vice-líder Internacional, que já disputou um jogo a mais, mas nas estatísticas de qualidade, o time mineiro sobra muito mais. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos as finalizações das equipes considerando a frequência com que concluem em gol e a qualidade de cada, quanto risco ela levam aos adversários.

Por esse ponto de vista, o Vasco é um fenômeno ofensivo: pelas características e quantidade das finalizações que fez, a expectativa é que tivesse 11 gols marcados no Brasileirão, mas já marcou 18, no arredondamento, sete gols além da expectativa. É o que mostra a tabela abaixo.

Expectativa x realidade: as estatísticas de xG

*O saldo entre a expectativa e a realidade

Quando avaliado pela Expectativa de Gols (xG), percebe-se que está difícil alcançar o time de Jorge Sampaoli com o Brasileirão se encaminhando para o final do primeiro turno. Como mostra o gráfico abaixo, o Atlético-MG é o time que mais finaliza na competição e faz isso impondo um imenso perigo aos adversários. Quanto mais à direita no gráfico, mais o time finaliza em média por jogo e quando mais para cime ele está, mais perigo ele impõe nessas finalizações.

Desempenho ofensivo dos times no Brasileirão
o

Só que um ataque é tão bom quando a defesa adversária permite que ele seja. Então, antes da próxima rodada, é preciso analisar as chances e a qualidade das chances que os adversários conseguem criar quando enfrentam cada equipe. Essa capacidade defensiva de cada um está representada no gráfico abaixo. Quanto mais à direita, mais vezes o time sofre finalizações, e quanto mais alto, mais perigosas são as finalizações que sofre, em média.

No canto inferior à esquerda, aparecem Internacional e São Paulo, duas defesas que permitem menos finalizações aos adversários e também com baixa qualidade, o que torna muito difícil fazer um gol contra eles. O Internacional sofre em média 8,9 finalizações por jogo, e o São Paulo, 9,1.

Com características muito próximas, o Bahia está sobrepondo o distintivo do Atlético-GO na arte abaixo, mas é assim mesmo que acontece, pois os números são próximos.

Desempenho defensivo dos times no Brasileirão
Expectativa x realidade as estatísticas de xG contra

*O saldo entre a expectativa e a realidade

Os dados de xG permitem fazer análises profundas. A arte abaixo foi feita a partir da simulação de 10 mil jogos para cada partida que está para ser realizada no Brasileirão e projeta o que deve ser o futuro das equipes na competição se as características que elas apresentam forem mantidas até o final do campeonato. Percebe-se o São Paulo e o Santos subindo na classificação, o Grêmio despencando, assim como o Corinthians, que está na zona do rebaixamento. Ela mostra de outra forma aquelas projeções de chances de ser campeão e fugir do rebaixamento.

Evolução das projeções para o Campeonato Brasileiro

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados aplicada a 68.204 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 2.804 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013. Consideramos a altura dos goleiros que sofreram cada uma dessas finalizações, a diferença de valor de mercado das equipes em cada temporada, o tempo de jogo e a diferença no placar no momento de cada finalização, além do ângulo e da distância entre a bola em cada conclusão e o gol em si.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson bivariada, que calcula as probabilidades de eventos – no caso, os gols de cada equipe – acontecerem dentro de um certo período de tempo (o jogo).

Veja em três jogos da rodada passada como os clubes constroem seus xG ao longo da partida.

XG Campeonato Brasileiro - Jogo 1
XG Campeonato Brasileiro - Jogo 2
XG Campeonato Brasileiro - Jogo 3

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Porque o var coloca 2 linhas que se convergem com as linhas laterais em ângulos diferentes de 90 graus.ad linhas estão inclinadas isto é totalmente assimétricas, no caso do lance entre Vasco x flamengo o bandeira está bem mais colocado do que a linha traçada pelo burrcomputador, a linha a ser traçada tem que estar nas duas laterais fazendo um um ângulo de 90 graus.esta linha terá que tá enviar o corpo do Felipe Luis e seguir em linha reta não inclinada, inclinando as linhas eu mudo qualqer posiçao.,ou seja tem que ter critériopelo menos geométrico.

Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.