Estatísticas explicam derrocada que deixa Vasco com acesso ameaçado

O Vasco precisa vencer o Ceará, às 17h30, no Maracanã, para garantir o acesso à Série A sem depender de outros resultados.

O Vasco entra em campo sábado para não deixar escapar o último G-4 que lhe restou, e o que realmente importa na Série B do Brasileirão. Precisando vencer o Ceará, às 17h30 (de Brasília), no Maracanã, para garantir o acesso sem depender de outros resultados, o clube vê uma campanha que começou como arrasadora terminar longe das melhores em todas as estatísticas da competição. Os números são do site FutDados.

Com péssimo desempenho no returno, onde é somente o 11º colocado, com 23 pontos, 42,59% de aproveitamento e saldo negativo de um, o Vasco se segura no grupo dos que voltam para elite pela gordura acumulada nas rodadas iniciais. Seja como mandante, visitante, nos gols pró ou nos gols sofridos, o Cruz-Maltino não figura entre os quatro melhores da Série B.   

Curiosamente, dois fatores que sempre foram vistos como diferenciais a favor do clube apontam para o pior desempenho. Com 11 vitórias em 18 jogos e somente 66,67% de aproveitamento, o Vasco é somente o sétimo no ranking de mandantes da Série B, atrás de Bahia, Avaí, Atlético-GO, Náutico, Luverdense e Brasil de Pelotas. A colocação é a mesma na lista das melhores defesas.   

Antes aclamado como mais consistente do time de Jorginho, o setor defensivo foi vazado 40 vezes em 37 partidas. Londrina, Bahia, Avaí, Atlético-GO, Luverdense e Brasil de Pelotas têm histórico melhor. Por fim, o Vasco está fora do G-4 também entre os melhores ataques, com 52 gols marcados, e visitantes, com 45,61% de aproveitamento: é o quinto colocado em ambos os quesitos.   

Menos mal para o torcedor que na classificação geral a situação ainda é controlável. Com 62 pontos, o Vasco, que está no G-4 desde a primeira rodada da competição, é o quarto colocado e depende apenas de si. Caso vença o Ceará, toda campanha ruim ficará para trás e a volta à elite estará confirmada. Um tropeço, porém, fará com que o futuro dependa do Náutico não vencer o Oeste, no mesmo dia e horário, na Arena Pernambuco.

Estatísticas do Vasco na Série B:

Gols marcados - 5º com 52
Gols sofridos - 7º com 40
Mandante - 7º com 66,67% dos pts
Visitante - 5º com 45,61% dos pts

Leia mais sobre: Vasco x Ceará, Campeonato Brasileiro

Comentários

Copyright © 2010-2016 Vasco Notícias. Todos os direitos reservados. Política de PrivacidadeFale ConoscoSobre nós