Veja quem são os 10 maiores artilheiros da história do Vasco da Gama

O Vasco da gama completa 120 anos nesta terça-feira, e diversos jogadores fazem parte dessa história como Roberto Dinamite.

O Vasco é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro e nesta terça-feira completa 120 anos. Nela, artilheiros, como Roberto Dinamite, aparecem na história do clube. Confira os 10 maiores artilheiros. 

ROBERTO DINAMITE – Um dos maiores ídolos do clube, se não o principal, se destacou na equipe carioca nos anos de 70 e 80. Com isso, tornou-se o maior artilheiro da história, com 702 gols marcados. 

ROMÁRIO – O baixinho aparece na segunda posição, com 326 gols marcados. O ex-camisa 11 se destacou nos anos 90 e 2000 e também se tornou um dos ídolos da história do clube.

ADEMIR MENEZES – Conhecido como “O Queixada”, jogou no Vasco nos anos de 40 e 50. Ademir chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira por se destacar na equipe cruzmaltina, ao marcar 301 gols na passagem pelo clube carioca. 

VAVÁ – Com um estilo que aliava técnica à valentia, o atacante fez a alegria à torcida vascaína nos anos de 1950. Na sétima posição, aparece com 191 tentos. Com a Cruz de Malta, o jogador chegou à Seleção Brasileira. 

PINGA – Na década de 50, o meia esquerda marcou presença em São Januário. Jogador aparece na quarta colocação, com 256 gols marcados, destacando-se principalmente no Campeonato Carioca.

IPOJUCAN – O atacante de 1,90 era habilidoso e criativo. Se utilizando bem das jogadas de efeito, o jogador foi diversas vezes peça importante para gols vascaínos. Deste modo conseguiu colocar 225 bolas para o fundo das redes. 

RUSSINHO – Ao lado de Ipojucan e na quinta posição, também está na lista. O atleta alcançou uma vaga na primeira Copa do Mundo, além de ser considerado o melhor jogador do Brasil nessa mesma época, e balançou as redes com a camisa do Vasco 225 vezes. 

SABARÁ – Era eficiente jogando ofensivamente ou na parte defensiva. Era do tipo de jogador que se entregava em campo, e que tinha identificação com a torcida vascaína. Mesmo não sendo um atacante de ofício, tornou-se artilheiro ao marcar 165 gols. 

ORLANDO LELÉ – O lateral-direito era muito importante no apoio ao ataque, e se destacou em grande parte de sua carreira por esse atributo, marcando 147 gols. Além disso, fez parceria com Dinamite, nos anos 70 e 80. 

VALDIR BIGODE – Nos anos 90 e 2000, o atacante se destacou ofensivamente e sendo responsável pelo título estadual, em 2003. Antes disso, em 1992 tornou-se artilheiro também do Carioca, além de fazer parte do tricampeonato. Em sua história, balançou as redes 143 vezes. 

EDMUNDO – Sem dúvidas, o “Animal” está entre os seletos ídolos da história do Vasco. Em seu primeiro ano de clube, foi considerado melhor jogador do carioca, em 1992. Cinco anos depois foi o melhor atacante do Campeonato Brasileiro. Sua atuação refletia obviamente nos gols, marcando 138 na história do clube carioca. 

Lancenet

Comente

Veja também
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.

Sair da versão mobile