Veja quem são os 10 maiores artilheiros da história do Vasco da Gama
O Vasco da gama completa 120 anos nesta terça-feira, e diversos jogadores fazem parte dessa história como Roberto Dinamite.
O Vasco é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro e nesta terça-feira completa 120 anos. Nela, artilheiros, como Roberto Dinamite, aparecem na história do clube. Confira os 10 maiores artilheiros.
ROBERTO DINAMITE – Um dos maiores ídolos do clube, se não o principal, se destacou na equipe carioca nos anos de 70 e 80. Com isso, tornou-se o maior artilheiro da história, com 702 gols marcados.
ROMÁRIO – O baixinho aparece na segunda posição, com 326 gols marcados. O ex-camisa 11 se destacou nos anos 90 e 2000 e também se tornou um dos ídolos da história do clube.
ADEMIR MENEZES – Conhecido como “O Queixada”, jogou no Vasco nos anos de 40 e 50. Ademir chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira por se destacar na equipe cruzmaltina, ao marcar 301 gols na passagem pelo clube carioca.
VAVÁ – Com um estilo que aliava técnica à valentia, o atacante fez a alegria à torcida vascaína nos anos de 1950. Na sétima posição, aparece com 191 tentos. Com a Cruz de Malta, o jogador chegou à Seleção Brasileira.
PINGA – Na década de 50, o meia esquerda marcou presença em São Januário. Jogador aparece na quarta colocação, com 256 gols marcados, destacando-se principalmente no Campeonato Carioca.
IPOJUCAN – O atacante de 1,90 era habilidoso e criativo. Se utilizando bem das jogadas de efeito, o jogador foi diversas vezes peça importante para gols vascaínos. Deste modo conseguiu colocar 225 bolas para o fundo das redes.
RUSSINHO – Ao lado de Ipojucan e na quinta posição, também está na lista. O atleta alcançou uma vaga na primeira Copa do Mundo, além de ser considerado o melhor jogador do Brasil nessa mesma época, e balançou as redes com a camisa do Vasco 225 vezes.
SABARÁ – Era eficiente jogando ofensivamente ou na parte defensiva. Era do tipo de jogador que se entregava em campo, e que tinha identificação com a torcida vascaína. Mesmo não sendo um atacante de ofício, tornou-se artilheiro ao marcar 165 gols.
ORLANDO LELÉ – O lateral-direito era muito importante no apoio ao ataque, e se destacou em grande parte de sua carreira por esse atributo, marcando 147 gols. Além disso, fez parceria com Dinamite, nos anos 70 e 80.
VALDIR BIGODE – Nos anos 90 e 2000, o atacante se destacou ofensivamente e sendo responsável pelo título estadual, em 2003. Antes disso, em 1992 tornou-se artilheiro também do Carioca, além de fazer parte do tricampeonato. Em sua história, balançou as redes 143 vezes.
EDMUNDO – Sem dúvidas, o “Animal” está entre os seletos ídolos da história do Vasco. Em seu primeiro ano de clube, foi considerado melhor jogador do carioca, em 1992. Cinco anos depois foi o melhor atacante do Campeonato Brasileiro. Sua atuação refletia obviamente nos gols, marcando 138 na história do clube carioca.
Lancenet