Vasco terá semana decisiva para definição sobre futuro da eleição

Leven Siano foi o mais votado na eleição do Vasco da Gama que foi suspensa, mas futuro deve acontecer nesta semana.

Eleição do Vasco foi suspensa
Eleição do Vasco foi suspensa (Foto: Hector Werlang)

Realizada no último sábado, a eleição para definir o novo presidente do Vasco acabou suspensa por decisão judicial após quase dez horas de votação. A notificação oficial que chegou ao ginásio de São Januário durante a reta final do pleito não impediu, no entanto, que a votação continuasse e os votos fossem contados, registrando maioria para Luiz Roberto Leven Siano, da chapa “Somamos”. Agora, o clube vive semana decisiva para a definição dos seus rumos eleitorais, que promete agitar o Judiciário.

Eleição às pressas na noite de sábado

Inicialmente, por força de liminar, a eleição estava marcada para o dia 14, de forma online. Mas acabou realizada no último sábado, graças a um agravo de instrumento obtido na Justiça por Leven Siano na noite de sexta-feira. O pleito foi realizado às pressas, de forma presencial.

Em meio a muita tensão, a votação transcorreu até o início da noite, quando, por volta de 19h30, uma nova decisão judicial mudou o cenário. Após pedido de Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral e maior autoridade do processo eleitoral do clube, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu um pedido de tutela provisória invalidando a decisão de sexta-feira e, por consequência, anulando realização do pleito.

Descumprimento de decisão

A situação ganhou contornos complicados por conta de decisões da mesa diretora da Assembleia Geral após a chegada da notificação oficial do STJ ao ginásio de São Januário. Assim que teve conhecimento do documento, Mussa declarou as eleições suspensas e se retirou.

Tudo indicava que a votação seria encerrada e a chapa “Sempre Vasco”, de Julio Brant, retirou suas cédulas e deixou o pleito. A mesa diretora, porém, entendeu que a decisão anularia apenas o agravo de instrumento, e não a votação. O pleito seria retomado, e as chapas “Mais Vasco” de Jorge Salgado, “No Rumo Certo”, de Alexandre Campello, também se retiraram.

Contagem de votos durante a madrugada

Sob protestos do Departamento Jurídico do clube, que alertava para o descumprimento da decisão judicial, a votação foi reiniciada, decisão apoiada apenas pelas chapa “Somamos” e “Casaca”, de Sérgio Frias. Pouco depois, a luz do ginásio de São Januário foi apagada e a votação foi encerrada.

Por fim, em nova decisão controversa, a mesa diretora optou por contar os votos, sob a alegação de que não haveria local para armazenar as urnas. O processo foi iniciado às 2h de domingo, e terminou com Leven Siano na primeira colocação, com 1.115 votos, contra 921 de Jorge Salgado, 862 de Julio Brant, 336 de Alexandre Campello e 153 de Sérgio Frias. A votação ainda teve 15 votos em branco e quatro nulos.

Como fica a eleição do clube

Apesar da comemoração da chapa “Somamos” na noite de sábado, por enquanto vale a decisão que garantia a eleição no dia 14, ou seja, ainda não há presidente definido no Vasco. Isso pode mudar ao longo da semana, em caso de questionamentos judiciais das chapas participantes.

Por obrigação de estatuto, a eleição vascaína deve ocorrer até o fim da primeira quinzena de novembro, portanto, é altamente improvável que o processo eleitoral se estenda para além do próximo fim de semana. O formato da eleição — online ou presencial — deve ser outro alvo das discussões entre Mussa e os candidatos ao longo da semana.

Fonte: Agência O Globo

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.

Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF
Presidente da CBF descarta paralisar o Brasileiro

Após pedido da ANAF e apoio da CPI das Apostas Esportivas para a paralisação do Brasileirão, presidente da CBF descarta.

Léo Jardim no treino desta quarta-feira
Com retorno, Vasco treina nesta quarta visando o Criciúma; veja trechos

Confira o que de melhor aconteceu no treino do Vasco da Gama nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa, visando o Criciúma.