Vasco tem o meio de campo como grande arma em 2024
Com Dimitri Payet de protagonista, o meio de campo tem sido o alicerce no equilíbrio entre defesa e ataque do Vasco da Gama em 2024.
Mesmo com as perdas de Jair e Paulinho, que estão lesionados e retornam apenas no final da temporada, o meio de campo é a grande ‘arma’ do Vasco da Gama na proposta tática sólida e eficiente do esquema tático de Ramón Díaz em 2024.
O meio é essencial para a proteção ao consistente sistema defensivo, que tem Gary Medel, João Victor e Léo no trio de zaga. Zé Gabriel tem sido a peça de ligação entre os setores, com boas atuações desde a chegada do técnico argentino.
Agora, o comandante tem a opção também de Juan Sforza, um dos reforços para a temporada. Na criação, Dimitri Payet é a referência e ganhou a ajuda de Pablo Galdames, outro contratado, que tem surpreendido e contribuiu na consistência da equipe vascaína. Tudo isso contribui para minimizar o ainda pouco efeito ataque vascaíno, efeito destacado pelo site O Globo.
Não apenas os titulares são importantes. Reservas como Bruno Praxedes e Mateus Carvalho, com destaque para o segundo, uma surpresa, são opções para dar verticalidade quando necessário. Lembrando que o Vasco tem sido escalado no 3-5-2, com os laterais Paulo Henrique e Lucas Piton atuando na defesa e no ataque.
Ótimas atuações
Na temporada, o Vasco soma quatro vitórias, quatro empates e uma derrota no Campeonato Carioca, ocupando a quarta colocação, com 16 pontos. Não apenas de boas atuações contra adversários mais fracos tecnicamente tem vivido o Gigante, já que performou muito bem nos empates com Flamengo e Fluminense, além da vitória sobre o Botafogo.