Vasco seria um dos beneficiados caso regra do Z3 valesse no Brasileiro

Caso existisse Z3 no Brasileirão, o Vasco da Gama não teria sido rebaixado na edição de 2020, mas não evitaria 2008, 2013 e 2015.

Torcida do Vasco em São Januário no jogo contra o Operário-PR
Torcida do Vasco em São Januário no jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A CBF decidiu adiar a discussão sobre reduzir o número de rebaixados da divisão de elite de quatro para três times. A situação causou divergência entre clubes da primeira e segunda divisão e deve ser pauta novamente no futuro. Caso fosse a regra da competição desde o início, muitos times escapariam da queda. Cruzeiro, Vasco e Grêmio integram essa lista, e o Coritiba seria o mais beneficiado.

Para montar a lista dos times que não seriam rebaixados caso a zona de rebaixamento da Série A fosse Z-3, foram consideradas as últimas 19 edições do Campeonato Brasileiro de pontos corridos (veja a lista completa no final da matéria).

Isso porque a discussão sobre o número de rebaixados gira em torno do formato de rebaixamento adotado desde 2003, que prevê os rebaixados por número de pontos disputados. Antes disso, o critério foi mudado constantemente.

Mesmo assim, em 2003 – primeiro ano do pontos corridos, quanto o modelo do Brasileirão passou a excluir o mata-mata – apenas dois times foram rebaixados, Bahia e Fortaleza. Por isso, esta temporada, em específico, está excluída deste levantamento.

Gigantes salvos

Caso a Série A tivesse, originalmente, três rebaixados no pontos corridos, alguns dos gigantes do futebol nacional teriam se safado da queda, pois terminaram na primeira posição dentro do Z-4. Grêmio (2021), Vasco (2020) e Cruzeiro (2019) são os últimos que seriam salvos pela regra. Internacional (2016) e Corinthians (2007) também são exemplos.

Coritiba, o mais beneficiado

Caso a regra do rebaixamento estivesse valendo desde o início do pontos corridos, o Coritiba seria o time mais beneficiado. Isso porque o clube livraria-se de três quedas. A equipe paranaense foi a quarta rebaixada nos anos de 2005, 2009 e 2017.

Vitória e Portuguesa

Depois do Coritiba, o Vitória é o time que mais se salvaria. O time baiano foi para a Série B depois das campanhas de 2010 e 2014, terminando na primeira posição dentro da zona do rebaixamento.

Já a Portuguesa foi rebaixada em 2013, na 17° posição. Este foi o único rebaixamento da Lusa e que poderia ser evitado pela regra do G-3, mas caso ela existisse, o time paulista poderia ainda estar na Série A. Isso porque, depois desta queda, a equipe jamais voltou à Primeira Divisão.

Neste ano, a Portuguesa foi rebaixada por conta de uma punição do STJD pela escalação irregular do jogador Héverton. A decisão chegou a ser revertida pelos paulistas, mas logo foi mantida por conta da CBF.

Veja quem seria beneficiado pela regra do Z-3 no Brasileirão

  • 2004: Criciúma
  • 2005: Coritiba
  • 2006: Ponte Preta
  • 2007: Corinthians
  • 2008: Figueirense
  • 2009: Coritiba
  • 2010: Vitória
  • 2011: Athletico-PR
  • 2012: Sport
  • 2013: Portuguesa
  • 2014: Vitória
  • 2015: Avaí
  • 2016: Internacional
  • 2017: Coritiba
  • 2018: América-MG
  • 2019: Cruzeiro
  • 2020: Vasco
  • 2021: Grêmio
  • 2022: Ceará

Entenda o caso do Z-3

A ideia de diminuir a quantidade de equipes rebaixadas na Série A teve início com parte dos clubes. Quem defende o plano cita a estabilidade como principal atrativo.

Segundo o ge apurou, os dois movimentos que pretendem criar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro (Libra e Liga Forte Futebol) concordam com a redução no número de rebaixados por temporada. Essa ideia está nas propostas que os dois grupos receberam de investidores interessados em comprar 20% da futura liga a partir de 2025.

Todos os vinte clubes da Série B do Brasileiro 2023 se posicionaram, com unanimidade, contra a diminuição do número de rebaixados, o que causaria a redução nas vagas de acesso.

Nesta terça-feira, entretanto, no Rio de Janeiro, os clubes e a CBF decidiram adiar a discussão. O argumento é de que a mudança afeta diretamente os clubes das outras divisões (Séries B, C e D). O assunto será debatido no futuro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.