Vasco se torna o 4º clube com maior programa de sócios do Brasil
O Vasco da Gama chegou aos 100 mil sócios-torcedores, se torna o 4º no ranking com os maiores sócios-torcedores do Brasil.
De maneira incrível e em menos de cinco dias, o Vasco saltou de 33 mil para os 100 mil sócios e se tornou o quarto maior sócio-torcedor do Brasil, já na cola do Atlético-MG, o terceiro.
O “boom” de associações foi impulsionado por uma Black Friday iniciada pelo clube na última segunda-feira (25) onde todos os planos tiveram um desconto de 50% para os próximos seis meses. O sucesso foi tanto que a promoção foi estendida até o jogo contra a Chapecoense pela última rodada do Brasileiro.
O quadro mais que triplicado de sócios mostra o poder de reação da torcida cruzmaltina imediatamente após um fim de semana onde o maior rival sagrou-se campeão brasileiro e da Libertadores.
Com um volume de adesões muito grande, a tendência é a de que outros milhares se associem até o fim desta sexta-feira (29) que, a princípio, é o último dia da promoção.
Relíquias com Romário, Edmundo e Bruce Dickson
Conforme a meta dos 100 mil sócios passou a ser factível, algumas recompensas foram aparecendo para motivar os torcedores a atingirem o objetivo.
Filha de Romário, a vascaína Danielle Favatto, por exemplo, prometeu sortear uma camisa do Vasco autografada por seu pai e Edmundo:
Me deram uma ideia, se bater 100k vou sortear uma camisa autografada pelo meu pai e edmundo.. o que vcs acham?! Participariam do sorteio?
— Danielle Favatto (@dadafavatto) 28 de novembro de 2019
A FENG – empresa parceria do Vasco no gerenciamento do programa de sócios – já se comprometeu a doar R$ 50 mil às obras do centro de treinamento do clube por terem alcançado 80 mil sócios. Agora, garante que pagará mais R$ 20 mil pelos 100 mil associados.
Já a “Força Jovem”- maior organizada cruzmaltina e que está suspensa dos estádios pelo Ministério Público – promete sortear uma camisa da torcida autografada por Bruce Dickson, vocalista da banda britânica Iron Maiden, que inspira a agremiação e a permite utilizar o seu mascote Eddie em materiais como bandeiras, faixas e etc.
Se o Sócio Gigante bater 100 mil sócios, sortearemos uma camisa da Força Jovem autografada pelo Bruce Dickinson do @IronMaiden .
— Força Jovem do Vasco (@fjv_oficial) 28 de novembro de 2019
Plano com maior adesão não é o mais barato
O que chama a atenção, porém, é que apesar da categoria mais barata estar saindo a apenas R$ 4 com os 50% de desconto, ela não é a que teve o maior número de adesões.
Segundo o diretor do programa de sócios “Gigante”, Eduardo Sá, o plano “Caldeirão” – que normalmente custa R$ 24,98 e está saindo a R$ 12,98 – é disparadamente o mais adquirido:
“Sem dúvidas o plano mais adquirido na Black Friday é o Caldeirão”.
No plano Caldeirão, o sócio-torcedor tem um desconto de 70% no ingresso de arquibancada.
Já o “Camisas Negras”, que comumente é R$ 7,98 e está saindo a R$ 4 com a promoção, é o chamado “plano popular”. Ele não concede nenhum tipo de desconto na aquisição de ingressos e dá o direito apenas do associado de participar de sorteios de entradas a cada partida.
Há ainda outro mais barato que o Caldeirão, que é o “De Norte a Sul”, exclusivo para vascaínos de fora do Rio de Janeiro. Ele normalmente custa R$ 14,98 e está saindo a R$ 7,98 na Black Friday. A categoria dá desconto de 50% na compra de ingressos de arquibancada, prioridade na aquisição nos jogos fora em que o Vasco é o mandante, e experiências exclusivas nas partidas que acontecem na cidade do sócio.
Todos os três planos dão acesso aos descontos com as empresas parceiras e conveniadas ao programa do “Gigante”.
Acima do Caldeirão há três planos mais caros e com benefícios maiores: Colina (R$ 39,98), Caldeirão Mais (R$ 69,98) e Colina Mais (R$ 109,98). Todos também tiveram o valores reduzidos em 50% pelo Black Friday nos próximos seis meses.
O Colina dá desconto de 70% em todos os setores do estádio e até dois convidados com 50% de desconto (por mais R$ 20 mês cada).
O Caldeirão Mais dá desconto de 100% nos ingressos de arquibancada e até dois convidados com 50% de desconto na arquibancada (por mais R$ 20 mês cada).
Já o Colina Mais dá 100% em todos os setores e até quatro convidados com 50% de desconto em todos os setores (por mais R$ 20 mês cada).
Vasco precisou ampliar estrutura para destravar site
A adesão ao sócio-torcedor foi tão maciça desde o primeiro que, por diversas vezes, o site do programa travou ou ficou congestionado. Em alguns momentos, o portal teve um pico de 8 mil acessos ao mesmo tempo, o que motivou o Vasco a agir.
“Foi feito um ajuste de infraestrutura para uma capacidade maior, e também uma otimização de código para evitar processos que exigem mais do banco de dados. Tudo isso através do nosso fornecedor, a FENG”, destacou o diretor Eduardo Sá.
Técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo não acredita que a derrota para o São Paulo ontem (28) por 1 a 0 vá desanimar o movimento de adesão:
“Resultado do jogo não vai atrapalhar em nada. Saímos de 30 mil para 100 mil. Tomara que consigamos mais adeptos, mas a derrota não deve atrapalhar”.
Clube quer entregar carteirinhas para o Carioca
O volume de associações fora do normal fará, muito provavelmente, que a entrega das carteirinhas demore um pouco mais que o habitual. A ideia, porém, é que elas estejam nas mãos dos novos sócios para o Campeonato Carioca de 2020.
“Pretendemos resolver rápido, para que os sócios já possam ir aos jogos do Campeonato Carioca com sua carteirinha”, disse o diretor do programa “Gigante”.
Enquanto ainda não possuem suas respectivas carteirinhas, os sócios precisarão imprimir um voucher e trocar por um ingresso físico nas bilheterias de São Januário nos próximos jogos do Cruzmaltino em casa. Este ano o Vasco ainda recebe em dezembro o Cruzeiro (2) e a Chapecoense (8).
Veja o ranking com os maiores sócios-torcedores do Brasil*
Flamengo – 145 mil
Internacional – 126,4 mil
Atlético-MG – 110 mil
VASCO – 100 mil
Grêmio – 91 mil
Corinthians – 81 mil
Bahia – 44 mil
Sport – 38 mil
São Paulo – 31,1 mil
Santos – 30 mil
Fortaleza – 28,3 mil
Athletico-PR – 28 mil (*)
Cruzeiro – 23,5 mil
Botafogo – 21,4 mil
Coritiba – 20 mil
Ceará – 17 mil
Fluminense – 14,9 mil
Náutico – 13,5 mil
Vitória – 13,2 mil
*Levantamento feito pelo “Globoesporte.com” em 30 de outubro de 2019
** O Palmeiras não divulga seus números alegando falta de critério para diferenciar suas variadas categorias. Estima-se, porém, que seu quadro esteja em cerca de 60 mil sócios.
Uol