Vasco: Roberto Dinamite aprecia reformas na Colina

Roberto Dinamite, fez questão de percorrer as obras de reforma de São Januário.

Quem chega a São Januário nestes dias, vai ter a impressão de estar num imenso canteiro de obras, tamanha a quantidade de operários que vão e vêm, numa movimentação incessante que mistura o barulho das marretas com as britadeiras e as vozes de comando do vice de Patrimônio, Frederico Lopes, e o engenheiro responsável, Gaspar Francisco Carnevale.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, fez questão de percorrer as obras de reforma de São Januário, na última terça-feira (28/12) e conhecer cada detalhe das obras. O mandatário vascaíno chegou cedo à Colina e conferiu o andamento dos trabalhos fazendo perguntas e dando sugestões. Interessado, ouvia as explicações do seu vice de Patrimônio e do engenheiro sobre o andamento da reforma, os prazos e os problemas enfrentados, preocupado com a proximidade do Campeonato Estadual de 2011. Mas foi prontamente tranqüilizado pelo vice de Patrimônio, Frederico Lopes, que prometeu entregar as obras em 18/01/2011, com direito à inauguração pelo próprio Dinamite.

As obras que incluem pintura do estádio, reforma do vestiário profissional, sala de musculação e de imprensa, está sendo bancada em sua quase totalidade pelos parceiros Penalty, AmBev, Tintas Iquine, Azulejos Eliane, Alabacete e Recoma. Sem eles, uma obra dessa magnitude seria impossível diante dos recursos escassos disponíveis nos cofres cruz-maltinos.

Um detalhe chamou a atenção do presidente na sua caminhada pelas obras. Sem as cadeiras sociais retiradas para nova pintura, a base onde elas são afixadas, revelou ferragens que servem de sustento para a estrutura de concreto, em adiantado estado de corrosão, o que obrigou o engenheiro Gaspar a intensificar a busca por outras falhas como a da foto abaixo, já detectada e tratada de maneira adequada.

A corrida contra o tempo obrigou a abertura de várias frentes de trabalho, afinal, 2011 está próximo e tem Campeonato Estadual logo ali. Enquanto os pintores preparam as superfícies para executar o novo lay-out de São Januário com as tintas Iquine, outro grupo avança na reforma do vestiário – esta em parceria com a AmBev – que inclui além do salão principal, banheiros, sala de massagens e hidroginástica além da sala de musculação. Os lay-outs mostrando os resultados dessa transformação já foram publicados no site oficial, quando o torcedor teve a oportunidade de escolher a ordem de prioridade das reformas.

 Ainda dentro desse quadro de reformas em São Januário, vale a pena destacar a instalação em volta do gramado dos novos cabos de lógica (informática), cabos de fibra ótica e vídeo (foto abaixo), uma exigência do Estatuto do Torcedor e que vai possibilitar uma melhor transmissão dos Jogos Militares de 2011 e o rúgbi em 2016.

Segundo Manuel Santos, diretor de engenharia do Vasco, o clube necessitava de uma obra desse porte para atender as novas tecnologias de comunicação que têm surgido. As instalações existentes são antiquadas com mais de 30 anos e dificultam a adoção de novas tecnologias. Ainda de acordo com Manuel Santos, dos 36 estádios vistoriados pelo Comitê do Ministério dos Esportes em todo Brasil, São Januário é o único que tem um projeto para a área e que já está praticamente concluído.

A sala de imprensa – ainda dentro da parceria com a AmBev – também vai passar por reforma para proporcionar mais conforto aos profissionais que cobrem o dia-a-dia do Vasco. Confira o resultado final na foto abaixo.

O presidente confere o andamento da obra no ginásio mais conhecido como “Forninho”. Este trabalho é um projeto integrado entre os departamentos de Patrimônio e Responsabilidade Social, cujos vices-presidentes são respectivamente Fred Lopes e José Pinto Monteiro. Numa primeira inspeção foram detectados problemas de corrosão nas ferragens que sustentam a cobertura, o que obrigou o setor de engenharia retirar as telhas para recuperação da estrutura. Este espaço que deveria servir como local para competições olímpicas e paraolímpicas estava vetado pela federação por não possuir acessibilidade para portadores de necessidades especiais, nem instalações sanitárias adequadas. Por essa razão, o “Forninho” era utilizado apenas como local de treinamento para a escolinha de futebol do clube.

Mas tudo isso daqui a pouco será passado. Depois de pronto, o “Forninho” estará disponível para competições olímpicas e paraolímpicas, com mais conforto inclusive, para a torcida que ganhará novas arquibancadas com capacidade para 400 pessoas. O telhado terá uma parte em fibra de policarbonato (material translúcido) que irá iluminar a quadra naturalmente durante o dia.

Para não perder tempo e aproveitar o momento já que estão todos com a mão na massa, o presidente Dinamite resolveu tirar do papel o projeto de um novo refeitório e cozinha para o time profissional (foto abaixo) e encarregou o Patrimônio de executar, o que já está sendo feito.

Essa é apenas uma parte do trabalho que o presidente Roberto Dinamite e sua diretoria vêm realizando para dar ao torcedor um ano de 2011 de muita alegria com resultados dentro e fora de campo.

site oficial

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Neto, apresentador de TV
Neto decreta destino do Vasco no Campeonato Brasileiro

Apresentador demonstrou preocupação com o início da campanha do Vasco da Gama neste começo de Campeonato Brasileiro.

Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Confira desempenho dos 10 reforços contratados pelo Vasco em 2024

Veja como andam as atuações dos dez jogadores que o Vasco da Gama trouxe para reforçar o elenco nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vasco se torna ‘refém’ de jogadas pelo alto no Brasileiro

Com duas derrotas seguidas, Vasco da Gama tem abusado das bolas aéreas neste começo de Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Datas, horários e locais de Vasco x Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vasco da Gama já conhece o dia e a hora em que irá enfrentar o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti se torna protagonista no Vasco durante ausência de Payet

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, se tornou a referência ofensiva durante a ausência do meio-campista Dimitri Payet.